Vendas eficazes envolvem empresas que conhecem os desejos e necessidades de seus clientes. Uma análise de mercado-alvo é uma ferramenta útil para estabelecer como alcançar clientes potenciais.

Elaborar uma análise de mercado-alvo requer pesquisa, estudo, mas também relatórios detalhados.

Neste conteúdo, explicamos o que é uma análise de mercado-alvo e descrevemos o que incluir em uma.

 

 

O que é uma análise de mercado-alvo?

Uma análise de mercado-alvo é uma avaliação de como seu produto ou serviço se encaixa em um mercado específico, mas também onde ganhará mais tração com os clientes. As análises de mercado-alvo ajudam as empresas a estabelecer estratégias para técnicas eficazes de marketing, bem como vendas.

O mercado-alvo de uma empresa é sua base de clientes principal ou a demografia dos clientes com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.

Uma análise de mercado-alvo fornece uma perspectiva de alto nível do campo geral de negócios e geralmente descreve oportunidades, bem como fatores restritivos para empresas que desejam entrar nesse mercado. Os benefícios de uma análise de mercado-alvo incluem:

  • Identificar os mercados mais e menos valiosos. Desse modo, as análises de mercado-alvo ajudam a determinar quais mercados vale a pena perseguir e quais não.
  • Desenvolvimento de buyer personas. Frequentemente, criar um comprador “ideal” faz parte da análise de mercado-alvo para que as empresas identifiquem com precisão as especificidades de seu público-alvo.
  • Encontrar lacunas no mercado para preencher. Uma análise de mercado completa pode revelar áreas inexploradas do mercado que sua empresa, produto, mas também seu serviço pode acomodar.
  • Avaliar a viabilidade de um produto ou serviço. O teste de mercado pode ser uma parte valiosa de uma análise de mercado-alvo, especialmente para um novo produto ou serviço. Então, o feedback de clientes em potencial em seu mercado-alvo pode ajudar a determinar o sucesso de seu produto.
  • Encontrando novos mercados. Com pesquisas ou outros métodos de pesquisa, você pode encontrar um novo mercado interessado em seu produto.
  • Melhorar a estratégia de negócios. Com as informações obtidas na análise do mercado-alvo, você pode portanto, criar uma estratégia de negócios forte usando dados para apoiar suas decisões.

 

 

O que incluir em uma análise de mercado-alvo

A análise de mercado-alvo de sua empresa pode incluir uma variedade de processos, estudos, bem como relatórios, dependendo de seus objetivos finais. Geralmente, você deseja incluir o seguinte em sua análise de mercado-alvo:

  • Descrição e perspectiva da indústria
  • Mercado alvo
  • Resultados do teste de mercado
  • Tempo de espera
  • Analise competitiva

 

Descrição e perspectiva da indústria

Identifique informações detalhadas, incluindo estatísticas, sobre o seu setor. Além disso, inclua informações sobre tamanho, potencial de crescimento, tendências e perspectivas. Compile essas informações e analise-as de perto, pois elas servirão como fonte de dados para muitas de suas decisões.

 

Mercado alvo

Seu mercado-alvo é o grupo demográfico que você está tentando alcançar com seu produto ou serviço. Então, identificar esses fatores é a chave:

  • Era
  • Gênero
  • Renda
  • Estilo de vida
  • Localização geográfica
  • Preferências

Além disso, considere estes fatores do mercado como um todo:

  • Tamanho do mercado
  • Potencial de compra
  • Motivações
  • Ideias de marketing

Embora seu produto possa atrair pessoas fora do seu público-alvo, como idade ou sexo, uma análise pode mostrar que a segmentação de determinados parâmetros terá um retorno maior sobre seu investimento em marketing.

 

Teste de mercado e resultados

Realize análises de mercado por meio de pesquisas ou testes de produtos para determinar como seu mercado-alvo responde ao seu produto. Depois de concluir o teste, compile os resultados em um relatório, isto é, para incluir em seu documento real de análise de mercado-alvo.

 

Tempo de espera

O tempo de processamento refere-se ao tempo que sua empresa levará para processar, mas também enviar o produto e para o cliente recebê-lo após o pedido. Frequentemente, as empresas determinam diferentes prazos de entrega para pedidos individuais e para pedidos em massa.

 

Analise de mercado-alvo competitiva

Identifique suas empresas concorrentes. Determine o que eles estão fazendo para engajar o mercado, mas também o que eles estão fazendo para anunciar seu produto ou serviço. Crie um relatório identificando como sua empresa pode superar seus concorrentes, bem como quais desafios você pode enfrentar.

 

 

FONTE: https://cuboup.com/conteudo/analise-de-mercado-alvo/