Sobre o leo
e a leoda

Era uma vez…
…Um menino muito ativo que não sabia o que iria ser quando crescer, e corria contra o tempo para encontrar a sua “vocação”.

Olá! Sou o leo oda e esta era uma dúvida que por muito tempo me incomodou.

Uma breve história sobre o (meu) tempo

Sempre gostei de muitas coisas, sempre fui muito curioso, e sempre queria estar envolvido em tudo ao mesmo tempo. Por exemplo: já fui atleta de natação, karatê, futebol, jiu-jitsu, tênis, golfe, e por aí vai…

Também já fui ator profissional, participei de mais de 10 edições do festival de teatro de curitiba, já gravei curtas e longas metragens, até especial da rede globo estreei. Também já fui “modelo” (por incrível que pareça), gravei comerciais, apareci até em alguns outdoors e revistas por aí. Já tive programa de rádio na Transamérica, já trabalhei com MMA, e até organizei alguns dos maiores eventos de MMA do Paraná.

Já tive escritório de arquitetura e design, já fui executivo de grandes empresas, já trabalhei com consultoria em planejamento estratégico, já fui trainee da Amcham, já tive uma editora de livros…

Também já fui professor particular, professor da graduação e pós graduação, já fui mentor e conselheiro de startups, também tive uma startup, já desenvolvi projetos para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no PR…

Quanto aos estudos, não é muito diferente:
Sou formado em desenho industrial pelo antigo CEFET-PR, sou bacharel em arquitetura e urbanismo pela UFPR, também sou bacharel em administração de empresas pela FESP-PR, tenho especialização em gestão da qualidade, e também em inteligência de mercado, e por fim sou mestre em marketing pela puc-pr.

Ufa…Mais algo? Até tem, mas conto em outra ocasião.

Trouxe esta breve história sobre o meu tempo apenas para que você conheça um pouco mais do LEO ODA Multifacetado, como um amigo meu costumava me chamar.

Apesar de estar envolvido em muitas atividades, sempre fiz tudo com muita qualidade e dedicação, pois me preocupo com o desempenho e a performance de tudo que eu faço.

E o que tudo isso tem a ver com o marketing? Tudo! Espera que já te explico…

O primeiro encontro

Lembro da primeira vez que tive contato com um material de marketing: meu pai tinha uma coleção de fitas vhs de cursos da HSM Management, e eu sempre muito curioso, fui assistir. Assisti todas, mas a que mais me encantou foi a fita do curso de um tal de Philip Kotler. No momento em que assisti, um mundo se abriu na minha cabeça, tudo fez muito sentido para mim. Eu assisti muitas e muitas vezes àquela fita, cheguei até a transcrevê-la por inteiro em um caderno, para eu poder ler quando quisesse (na época não tinha celulares). Mas até então parecia que era apenas mais uma das coisas que eu gostava, dentre tantas outras.

Apesar de ter tido experiências bem diversificadas, o marketing sempre esteve presente na minha vida, mesmo que eu não me desse conta disso. As pessoas vinham me procurar para resolver questões de marketing, seja no grupo de teatro em que estava envolvido, seja no estágio que fazia na secretaria de urbanismo da minha cidade, na academia, nos grupos de amigos… Mesmo sem eu procurar o marketing, ele me achava onde quer que eu estivesse.

Ligando os pontos

“Você não consegue conectar os pontos olhando para frente, mas somente quando olha para trás.”
-Steve Jobs

Hoje o meu trabalho é entender à fundo as empresas que nos procuram. Elas são de diversos segmentos, tamanhos e estágios. Chegam com problemas e necessidades muito particulares, e são comandadas por pessoas que têm personalidades, expectativas e vivências muito diferentes também.

Neste contexto eu procuro, semelhante a um médico, fazer o diagnóstico da sua situação, pesquisar o seu histórico e o seu mercado, analisar a sua rotina e seus concorrentes, entender os seus clientes, estudar os seus números e indicadores, para que possa desenhar a melhor estratégia de marketing para o momento em que ela vive.

É aí que começo a Ligar os Pontos

Diversidade e Curiosidade

A minha experiência diversificada e minha curiosidade, me possibilitam a aprender rapidamente e profundamente sobre nossos clientes, seus mercados e suas projeções, para poder levar a elas uma visão muito mais rica, realista, criativa e diversificada sobre as estratégias de marketing e estratégias de negócios.

Empatia e Networking

Nessa minha jornada conheci muita gente, de todos os tipos, de todos os jeitos de várias áreas do conhecimento e especialidades. Essa experiência me possibilita entender e me conectar com as pessoas, sejam clientes, fornecedores ou parceiros, para assim poder perceber de maneira mais assertiva seus comportamentos e seus reais interesses. Também possibilitou a criação de uma rede de contatos (networking) muito rica e diversificada, que por inúmeras vezes recorri e ainda recorro para me auxiliar em um projeto, ou indicar a um cliente.

Liderança e Formação de Times

Ninguém faz nada sozinho. Para organizar a avalanche de atividades que eu desenvolvo, sempre tive pessoas de confiança à minha volta, e que me ajudam de diversas formas. Assim, para o meu trabalho com marketing na leoda, também criei à minha volta um time altamente capacitado e especializado que me ajuda nas atividades junto aos nossos clientes.

Números e Resultados

Sempre gostei de números. Talvez pela origem oriental, mas sempre gostei de medir e avaliar a evolução das minhas atividades de maneira quantitativa. Sempre planilhei tudo, pois fazendo muitas atividades precisava me organizar e medir o que estava valendo a pena continuar e o que deveria abandonar. Desde rotinas de treinos e perda de peso, até filmes e séries que assistia. Essa prática até hoje me ajuda muito, pois gosto de ter nas mãos todos os dados dos nossos clientes, e todas as atividades que desenvolvemos, para que possa avaliar a evolução e a performance das estratégias.

Organização e Método

Como sempre fiz muita coisa ao mesmo tempo, fui obrigado a criar uma metodologia que me permitisse organizar, planejar e desenvolver tudo que fazia com qualidade e excelência, aplicando essas técnicas, consigo hoje me organizar para atender as empresas que hoje nos procuram.

Só agora, olhando para trás, consigo ver que tudo isso que fiz e passei, me ajudou a construir a LEODA de hoje. Acredito que toda a minha experiência e jeito de ser me preparam para o que eu vivo hoje. Para atender empresas em um mundo dinâmico, diversificado e rápido. Para muitos, este cenário pode ser caótico, mas nele eu consigo me encaixar bem, me sinto confortável com todas essas mudanças, na verdade tudo isso me instiga e me motiva cada vez mais a aprender novas coisas e desenvolver novas habilidades.

Acredito que por mais que não tenha falado diretamente quem sou e quem é a leoda, vocês tenham compreendido um pouco sobre mim e sobre nós. Até porque com tudo isso dito, é complicado nos colocar em uma caixinha, né? Não somos agência… Não somos consultoria…

Somos MOVIMENTO, somos INOVAÇÃO, somos CRIATIVIDADE, somos RESULTADO, somos uma EXPERIÊNCIA, somos a leoda, a inteligência em marketing à sua disposição.