Quer saber como vender mais na Black Friday? Saiba que você não é a única pessoa interessada nisso! Afinal, essa data é bastante aguardada em outros 9 países e, no Brasil, mais de 600 empresas de vários setores prometem abaixar os preços.

Para saber como se destacar da concorrência e lucrar mais com seu produto ou serviço, é importante realizar ações como planejamento, organização de estoque, validar as formas de pagamentos ou até mesmo as campanhas de marketing que você vai usar.

Pensando em ajudar na sua campanha, continue na leitura e confira dicas essenciais e comprovadas para vender mais na Black Friday 2022!

 

 

Como vender na Black Friday 2022 e lucrar mais?

1. Comece agora mesmo a se planejar

Se você quer vender mais na Black Friday, comece a se planejar o quanto antes. Deixar tudo para última hora pode expor a sua empresa a imprevistos, como falta de produtos e queda na qualidade de atendimento.

Por isso, antes da Black Friday, é muito importante que você:

  • Analise bem o estoque, o público e as vendas atuais, para definir as promoções;
  • Estude a concorrência, verificando, pelo menos, os preços, condições e atendimento oferecidos;
  • Desenvolva uma boa estratégia para divulgar as promoções antes e durante a Black Friday, considerando ações online e offline;
  • Verifique internamente o que precisa ser ajustado na empresa para essa data. Se você tem uma equipe pequena, pode ser interessante fazer contratações temporárias.

Além disso, não esqueça de definir prazos e responsáveis para cada tarefa.

 

2. Faça uma boa pesquisa de mercado

Estudar o mercado vai muito além de comparar os preços. Sendo assim, verifique:

  • Como funciona o atendimento e o processo de vendas dos concorrentes;
  • O que eles oferecem como diferencial;
  • Por onde eles vendem;
  • Como eles estão agindo no meio digital.

Feito isso, extraia o que pode ser usado como exemplo positivo e o que deve ser evitado. Tendo sempre o cuidado de manter a originalidade do seu negócio.

 

3. Reforce a imagem que sua empresa quer passar

Qual é a imagem que você deseja passar para o seu público?

Durante a semana da Black Friday, sua empresa receberá vários clientes, e nem todos eles serão os consumidores fiéis. Dessa forma, aproveite o momento para reforçar a imagem e os valores do seu negócio, em todos os canais de contato com o cliente.

 

 4. Esteja presente em vários canais diferentes

Seus clientes entram em contato com você pelo WhatsApp, por ligações ou por ambos os canais? Ou então, eles dão preferência às redes sociais, como o Instagram e o Facebook?

Mapeie todos os canais em que o seu público está presente e destaque quais os mais utilizados pelos seus clientes para se comunicar com sua empresa. Em seguida, desenvolva uma estratégia para cada um deles.

Aqui, a atenção especial é para não tentar abranger todos os canais de comunicação. Sim, o ideal é evitar “atirar para todos os lados”.

Dessa forma, se o público é mais presente no Instagram, pode não valer a pena criar uma estratégia para envio de promoções pelos Correios, por exemplo.

 

 5. Acompanhe o comportamento do seu público

Quais são os seus produtos e/ou serviços mais consumidos e por quê?

Para analisar o comportamento dos seus clientes,  além da sua observação diária, é importante verificar alguns números, como horário de compra e/ou consumo dos seus serviços e os itens mais vendidos, por exemplo.

Isso vai ajudar bastante na hora de definir as promoções, e até mesmo suspender a venda de produtos e/ou serviços que não são muito procurados e que não possuem tanto retorno.

 

 6. Transforme visitantes em clientes fiéis

Durante a semana da Black Friday, é esperado um grande volume de visitas, sejam elas presenciais ou online, dependendo do tipo do seu negócio. Por isso, acaba sendo uma ótima oportunidade para transformar aquele cliente que “estava dando só uma olhadinha” em um consumidor fiel.

Por isso, além de boas ofertas, invista em um bom atendimento. Se achar necessário, ofereça treinamentos a equipe.

 

 7. Facilite as formas de pagamento

O principal objetivo da Black Friday é vender mais. Sendo assim, facilite as formas de pagamento para os seus clientes!

E isso não está relacionado apenas a vender parcelado. Em alguns casos, oferecer outras opções de pagamento, como o Pix Cobrança, pode não só ajudar o cliente, como também agilizar os recebimentos do seu negócio.

 

 

Encantando seus clientes de forma criativa

8. Tenha uma comunicação próxima e humanizada

Como os seus clientes gostariam de ser tratados?

Uma comunicação próxima e humanizada é quando você se coloca no lugar do cliente e propõe soluções que realmente atendem suas necessidades. Aqui, é importante ter atenção quanto ao tom e uso de expressões que devem ser utilizadas e/ou evitadas.

Se você atende a um público mais velho, utilizar os pronomes de tratamento “você” e/ou “tu” pode não ser tão interessante, assim como chamar um adolescente de 15 anos de “senhor”, por exemplo.

 

9. Use gatilhos mentais para atrair atenção

Os gatilhos mentais funcionam como estímulos para que os clientes tomem decisões rápidas. Confira os mais usados :

  1. Autoridade: “somos os mais tradicionais do mercado”.
  2. Escassez: “restam apenas duas unidades”.
  3. Prova social: uso depoimentos de clientes sobre o seu produto ou serviço.
  4. Urgência: “aproveite agora e não perca essa oportunidade única”.

Usar um ou mais gatilhos é uma decisão que dependerá do objetivo das suas ações promocionais.

 

10. Desperte emoções nos seus clientes

Uma dica fundamental para vender mais na Black Friday é despertar sentimentos nos seus clientes, indo além da felicidade em adquirir uma oferta e aumentando a chance de finalizar uma venda.

Para isso, basta refletir: o que eu quero que o meu cliente sinta ao comprar da minha empresa? Hoje em dia, mais importante do que ofertar um bom produto ou serviço, é preciso se atentar a experiência que o seu cliente terá e isso se forma através  dos sentimentos envolvidos durante a compra.

Vale também pesquisar o que os seus clientes sentem atualmente quando compram seus produtos ou seus serviços.

 

11. Crie ações de marketing sensorial

O marketing sensorial diz respeito à ativação dos cinco sentidos dos clientes. Assim, caso você tenha uma loja física, pode apostar em aromas personalizados, músicas, decoração e até em um mini buffet que representem o seu negócio.

Isso contribui para reforçar o que falamos no item anterior, no sentido de oferecer uma experiência diferenciada.

E quem vende online?

Você pode apostar em imagens, vídeos e músicas que reforcem a imagem da sua empresa.

Lembrando que tudo isso pode ser testado antes da data, com ações pontuais. Assim, você consegue analisar se tais ideias são viáveis ou não para ter sucesso na Black Friday.

 

 

FONTE: https://blog.contaazul.com/dicas-para-vender-na-blackfriday