O sentimento de “o pior já passou” em relação à Covid-19 é uma realidade. Muitas incertezas, no entanto, ainda persistem sobre a vida – e o consumo – pós-pandemia.

Então, aqui, vamos falar sobre tendências que parecem emergir a respeito dos consumidores e seus anseios no novo normal.

De modo geral, pode-se dizer que os principais parâmetros para a identificação dos novos grupos de consumidores são: a polarização econômica (a pobreza se agravando para alguns, menos para uma minoria), a nova configuração do trabalho (com destaque para o sucesso das jornadas híbridas), o prolongamento do isolamento social e a instabilidade política em todo o mundo.

Empresas dos mais diferentes segmentos devem ficar de olho nessas mudanças para que possam tomar decisões estratégicas para os negócios. A projeção é que essas demandas se intensifiquem de 2022 em diante.

Veja particularidades de cada um dos grupos mapeados em nosso encontro disponibilizado abaixo:

 

 

Everyday Optimisers

São as pessoas em busca de estabilidade e segurança financeira. As palavras-chave para o grupo são: reutilização, otimização e experimentação. Criação de clube de assinatura, recompra programada, upcycling e revenda, expansão dos canais de vendas e formas diferenciadas de compra e acesso ao crédito são apenas alguns exemplos do que marcas podem fazer para atrair esse público.

 

 

Reality Reinventors

A pandemia nos tornou mais resilientes. Desenvolvemos novas habilidades, identificando aptidões e encontrando alternativas que não imaginávamos possíveis para o dia a dia. Esse segmento reúne aqueles que se adaptam muito mais rápido que os demais e valorizam a cocriação, o aprimoramento de rotinas e a reacomodação, seja de recursos, seja de ideias. Para alcançá-los, algumas estratégias são: customização de produtos, cocriação (seja do próprio cliente, seja com parceiros), gaming/realidade virtual, produtos que aprimorem a rotina e a diversidade de canais que facilitem a compra.

 

 

Wellbeing Seekers

São pessoas que buscam por laços emocionais mais fortes com seus universos, tanto interno quanto externo. Desestressar, escapar, higienizar e socializar são os verbos que explicam o tipo de consumidor que valoriza o bem-estar e a saúde acima de tudo. Produtos/serviços que façam parte de um ritual de ficar em casa, foco na economia do sono e da saúde, além de produtos portáteis para a vida outdoor ajudam esse pessoal a se sentir melhor.

 

 

Collective Activists

Desacreditados com as instituições, esses consumidores acreditam na mobilização coletiva como ferramenta de transformação. Se importam com representatividade, preservação e descentralização. Valorização do consumo local, preocupação com pautas ambientais e apoio à diversidade estão entre os principais assuntos desses consumidores. Para marcas globais, recomenda-se a prática estratégica de ESG locais.

 

 

Com a nova realidade, rapidamente adaptamos nossa vida. A relação com o morar, com produtos e com marcas foi ressignificada.

Entender os dados e insights pode ajudar no marketing e no sucesso do seu negócio. Aqui, a indicação é sempre fazer um estudo adicional relacionando as necessidades listadas dos consumidores com o que você tem a oferecer.

 

 

FONTE: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/tendencias-consumo-pos-pandemia/