Entenda como funciona o Facebook Shops, a ferramenta gratuita de criação de lojas virtuais para pequenos negócios do Facebook.
A transição para o modelo de vendas online tem sido um imperativo do momento atual e apresenta um verdadeiro desafio para todos os tipos de negócio — principalmente para os pequenos.
Pensando nisso, o Facebook criou uma nova ferramenta focada na criação de lojas online integradas com os seus diferentes aplicativos, facilitando todo esse processo para as empresas.
O Facebook Shops é um projeto que está sendo desenvolvido há mais de um ano pela gigante de tecnologia e, em vista dos impactos desencadeados pela pandemia da Covid-19, a empresa decidiu por acelerar o processo e lançá-la de uma vez.
E aí, tem interesse em conhecer mais sobre o Facebook Shops e outras novidades que aguardam os usuários dessa rede? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!
Como funciona o Facebook Shops?
O Facebook Shops funciona como uma loja virtual, integrada entre Facebook, Instagram (com o nome de Instagram Shops) e, no futuro, Messenger e Whatsapp. Por meio dele, o lojista poderá criar uma seleção com os seus principais produtos para expor em uma vitrine digital unificada e personalizada, de forma totalmente gratuita.
Para acessar essas lojas, basta ir na página profissional da marca no Facebook ou no seu perfil do Instagram e, até mesmo, nos Stories e anúncios da rede.
Assim, é possível visualizar os produtos e finalizar a compra fora ou dentro desses aplicativos. Além disso, a integração com o Whatsapp e Messenger permitirá que o consumidor entre em contato com a loja para fazer perguntas, acompanhar o pedido e conseguir o suporte necessário de forma simples e rápida.
Vendas em lives, parcerias e mais
Além do Facebook Shops, foi anunciado também que, em breve, as lojas no Instagram também poderão linkar para o produto durante lives. Assim, a empresa faria uma pré-seleção dos produtos que aparecerão ao longo da transmissão e a compra ficaria disponível em tempo real.
Fora isso, foi divulgado também que a empresa de tecnologia está trabalhando em parcerias com a Shopify, BigCommerce, WooCommerce e outras para ajudar esses pequenos negócios no processo de transição para o digital.
Assim, elas trabalharão em conjunto para disponibilizar aos proprietários as facilidades necessárias para criar a sua loja na rede e crescer o seu negócio utilizando todas essas ferramentas de forma combinada.
Com certeza o Facebook Shops será capaz de auxiliar muitos pequenos empreendedores durante esse período, e esperamos que logo essa plataforma também esteja disponível em terras brasileiras.
E aí, o que você achou dessa ferramenta?