Qualquer empresa deseja construir o seu crescimento e alcançar o sucesso no seu mercado de atuação, e para isso é essencial ter um planejamento de marketing bem estruturado.

Logo mais você irá compreender o quão poderoso pode ser esse planejamento. No entanto, é importante entender de antemão que criar esse plano não é uma das tarefas mais simples da área. É preciso realizar muita pesquisa, analisar o negócio estrategicamente e pensar em ações que auxiliem a empresa a alcançar os objetivos traçados.

Mas, não se preocupe, nós vamos te ajudar a entender melhor o que é um planejamento de marketing. Continue lendo e confira!

 

 

O que é planejamento de marketing?

O plano de marketing é um mapa de estratégias que serão utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos.

Esse planejamento define quais serão as estratégias de divulgação e de geração de valor que fazem sentido para a empresa.

Quais são essas ações? Tudo depende dos objetivos da empresa. Portanto, se é uma empresa que está em pleno crescimento, provavelmente as ações serão voltadas para atrair mais clientes e cooperar para o alcance desse objetivo.

No entanto, se a empresa já é consolidada no mercado e precisa apenas manter sua posição, é provável que as estratégias e ações realizadas sejam diferentes.

A intenção é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando todos os aspectos importantes como prazos, canais, público-alvo, orçamento, entre outros.

planejamento de marketing pode parecer uma etapa teórica demais, ou mesmo tediosa, mas ela é fundamental para que todo o processo possa ser avaliado previamente e para que as ações de marketing gerem resultados positivos.

O plano de marketing deve ser visto como uma ferramenta de apoio à gestão que contribui com a manutenção da competitividade no seu mercado de atuação. Por isso, é imprescindível que esse documento seja criado, antes de qualquer ação, isso evitará que ações sejam realizadas de forma pouco planejada, o que pode acarretar em custos para a empresa e baixo retorno sobre o valor investido.

É imprescindível que o time de marketing não atue “apagando incêndios”, pois isso é pouquíssimo produtivo. O ideal é entender o objetivo do negócio e criar uma estratégia prévia para atingí-lo.

 

 

Por que o planejamento de marketing é importante?

Uma empresa sem direcionamento fica à deriva, sem rumo. E direcionar é o principal objetivo do planejamento de marketing.

Para que seja possível criar as estratégias de marketing, é essencial passar por etapas importantes, que obrigam a empresa e o time a conhecer aspectos relevantes do negócio.

Dessa forma, é possível criar objetivos alcançáveis e que são de extrema importância para a estratégia da empresa.

Muitas empresas que trabalham o marketing de forma equivocada, vem a área apenas como uma fonte de custos quando, na verdade, é um dos maiores investimentos que se pode fazer no negócio. Felizmente, o exemplo prático de diversas empresas tem feito com que muitos empresários mudem de ideia com relação a isso.

O planejamento de marketing não só torna esse investimento possível, como torna possível que ocorra considerando a realidade da empresa em seu momento atual.

Não é possível pegar o planejamento de uma grande varejista e replicá-lo em uma pequena empresa que está no mercado há pouco tempo. Mas essa personalização só é possível com esse trabalho prévio.

Além de promover ações que impactam positivamente no faturamento do negócio, um planejamento bem estruturado permite a redução de custos. Afinal, como dissemos, o time não perderá tempo criando ações repentinas ou investindo em pautas pouco lucrativas, já que tudo o que for estratégico será planejado com antecedência.

O planejamento de marketing também permite que a empresa avalie se os investimentos realizados estão gerando os resultados desejados, permitindo a otimização das estratégias para aquelas que proporcionam maior crescimento.

A seguir, iremos reforçar alguns pontos que demonstram a importância de um bom planejamento de marketing:

 

1. Auxílio na definição de metas e de objetivos:

É por meio do planejamento de marketing que se torna possível ter uma visão real de mercado e de tudo aquilo que envolve um negócio de maneira mais clara. Sendo assim, é possível traçar objetivos e metas que sejam realmente estratégicos ao negócio e que irão trazer bons resultados.

São inúmeras as ações de marketing que podem ser colocadas em prática, no entanto, nem todas elas são benéficas ou lucrativas para a empresa e o planejamento de marketing ajuda a enxergar isso.

O que seu negócio mais precisa nesse momento? É isso que esse trabalho irá ajudar a identificar.

Soma-se a isso a capacidade que gestor terá de definir os prazos para todas as atividades pensadas. Como tudo passa a ser planejado, se torna mais fácil visualizar e colocar em prática tanto ações para atrair novos clientes, quanto para gerar mais vendas.

 

2. Contribuição na organização do trabalho:

Um outro fator importante é que o planejamento de marketing é essencial para a organização do trabalho e das tarefas dentro do departamento.

É através dele que se torna possível definir as diversas fases dos projetos e seus prazos, além da forma como eles serão colocados em prática.

Isso é importante, porque facilita o entendimento de toda a equipe de funcionários quanto aos objetivos pretendidos com as ações pela empresa, além de assegurar que todas elas sejam executadas para que se possa alcançar um objetivo final definido.

Assim, é possível ter até mesmo mais assertividade, já que é possível alocar os especialistas em cada assunto para ações que mais demandam suas habilidades.

 

3. Aumento da competitividade no mercado:

Um dos benefícios mais almejados pelos gestores é que o planejamento de marketing contribua para o sucesso das suas decisões e ainda dos projetos das organizações. Isso é fundamental para dar garantia de que o negócio se tornará mais competitivo, fazendo frente à concorrência.

Sendo assim, quando se têm programas de promoção de marca muito bem planejados, estruturados e em conformidade com o perfil do negócio, isso faz com que os produtos e serviços sejam mais bem aceitos no mercado, contribuindo para que a empresa se torne a melhor opção do ramo para os clientes de seus serviços/produtos.

 

 

Benefícios de um planejamento de marketing

Antes de qualquer coisa é preciso compreender qual é a diferença entre o planejamento de marketing e o marketing em si.

O marketing se relaciona diretamente com o mercado. Já o planejamento de marketing nada mais é do que uma análise de informações e de dados importantes de uma empresa, esquematizados e compilados em um documento denominado plano de marketing.

Um dos grandes benefícios de um planejamento de marketing é o de compreender a realidade de uma organização. Conhecer profundamente sobre um negócio irá ajudar na criação de objetivos e de metas que condizem mais com a realidade.

Dessa forma, eles se tornam mais alcançáveis conforme o desempenho do negócio.

Um planejamento de marketing pode ainda ajudar na definição de uma rotina para todas as equipes. Afinal de contas, para que os objetivos sejam alcançados, é preciso que o trabalho em grupo esteja em harmonia.

Sendo assim, traçar um plano se transforma, então, em uma atividade em grupo, que traz crescimento para os diversos segmentos.

 

 

Conclusão

Um planejamento de marketing quando é bem estruturado tem a capacidade de modificar o direcionamento da uma empresa.

Através de uma análise profunda de sua realidade, o plano de marketing irá colocar a organização frente a frente com os seus aspectos negativos e positivos. Assim, ajudando a ampliar a visão organizacional para criar melhores estratégias que alavanquem os resultados, superem a concorrência e aumentem o faturamento.

Sendo assim, é imprescindível dedicar-se a criar um plano de marketing com empenho. Além disso, é preciso avaliá-lo e reavaliá-lo periodicamente, para encontrar, atender e se ajustar às mudanças da empresa e do mercado, garantindo, dessa maneira, as metas e os objetivos definidos, além de manter o bom desempenho da organização.

 

 

FONTE: https://www.publi.com.br/planejamento-de-marketing/