Resumo escrito por Lucas Finoti – Ponte do Marketing | ANO 5 | 54ª Edição | Maio 2021

 

 

Empreender é uma atividade desafiadora e, infelizmente, grande parte dos novos negócios acaba fechando as portas após os primeiros meses de funcionamento. Mas, e se a gente dissesse que a gestão de marketing pode ajudar, e muito, os empreendedores a alcançarem sucesso comercial?

 

Em um estudo recente, descobriu-se que os conhecimentos de marketing melhoram o desempenho dos novos negócios ao proporcionar as bases para maior diferenciação de produtos.

 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores investigaram 930 empreendedores de países emergentes que participavam de um programa de mentoria com profissionais de diversas áreas de negócios, entre elas, o marketing. Após os 6 meses de mentoria, descobriu-se que os empreendedores que haviam recebido orientações de profissionais de marketing conseguiram resultados superiores em seus negócios, com destaque para o aumento médio de 51% no volume de vendas e 31% na lucratividade.

 

Isso aconteceu pois os profissionais de marketing investiam muito mais tempo discutindo questões relacionadas ao conceito dos produtos com os empreendedores. Os resultados mostraram que os novos negócios orientados por profissionais de marketing apresentavam maior grau de diferenciação e praticavam preços mais elevados do que os demais concorrentes do mercado.

 

 

Leia o estudo completo:

ANDERSON, Stephen J. et al. Do marketers matter for entrepreneurs? Evidence from a field experiment in Uganda. Journal of Marketing, v. 85, n. 3, p. 78-96, 2021.

 

 

FONTE: http://pontedomarketing.com.br/wp-content/uploads/2021/05/pontemkt_maio2021.pdf