Inspire-se com as 42 melhores propagandas criativas já lançadas no mercado

Propagandas criativas podem trazer resultados muito positivos para as marcas que investem nisso. Podem inclusive viralizar e aumentar as vendas consideravelmente, baixando o custo por aquisição, entre outras métricas de marketing.

A propaganda, mais do que comunicar sobre um produto ou serviço, tem a tarefa de mexer com a emoção de quem interage com ela. Ficar na memória das pessoas é um dos objetivos principais de quem cria uma peça publicitária, pois a chance de fazê-las tomarem uma ação, como fechar uma venda, é muito maior.

A criatividade é uma das armas de quem quer criar propagandas inesquecíveis, que ficam por muito tempo na mente das pessoas. Algumas são tão icônicas que marcam uma geração inteira.

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O poder de uma propaganda criativa é imensurável. Podem impactar positivamente, gerar valor para marca que a cria e aumentar o faturamento de uma forma que não estava previsto em nenhuma métrica analisada pelo setor de marketing.

Para mostrar o quanto elas podem impactar, separamos as 42 propagandas mais criativas de todos os tempos. Neste artigo você vai encontrar os seguintes pontos:

  • Qual é a importância de usar a criatividade em propagandas?
  • Quais são as 42 melhores propagandas criativas de todos os tempos?
  • Como usar a criatividade para fazer propagandas criativas?

 

Qual é a importância de usar a criatividade em propagandas?

Em uma época em que a velocidade de novas informações divulgadas só aumenta e a demanda por atenção é tão grande, deixar de se dedicar a fazer propagandas criativas pode ser um tiro no pé.

Fazer divulgação apenas por fazer não atrai mais a atenção das pessoas, de modo que é preciso pensar criativamente para não ter que fazer grandes investimentos no setor de publicidade da empresa. Afinal, a criatividade pode compensar orçamentos mais enxutos.

As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.

Por isso o storytelling está se tornando tão importante nesta era da informação, pois contar histórias é uma das melhores formas de passar a mensagem de forma criativa e fácil de lembrar por quem as ouve ou vê.

Assim, separamos as melhores propagandas criativas de todos os tempos para mostrar como a criatividade pode criar propagandas históricas. É o que você verá no próximo tópico.

Quais são as 42 melhores propagandas criativas de todos os tempos?

As propagandas criativas podem ter várias motivações, ideias e características diferentes, tendo como único elemento em comum a criatividade. Por isso, separamos as mais criativas por temas. Confira a seguir.

Propagandas com ilusão de ótica

A ilusão de ótica pode gerar boas propagandas criativas, pois instiga o público a pensar mais sobre o que está vendo.

1. “Assembly service” (2013)

A Ikea ilustrou muito bem como ela acha que ficam os produtos que não são montados usando os serviços da empresa, fazendo uso somente da imagem e do link para contratar o serviço.

 

2. “For any hair type”

A divisão suíça da Garnier Fructis mostrou, em uma só imagem, o quanto o produto pode ser versátil e atender a públicos variados;

 

Anúncios com animais fofos

O uso de animais fofos já garante muita atenção do público. Se eles forem usados de forma criativa então, é quase garantia de compartilhamentos e viralização nas redes sociais. E nas mídias tradicionais, também trazem muito resultado. Veja alguns exemplos.

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3. “The Fan” (2019)

Uma propaganda de cerveja, sobre um campeonato de futebol, com um atacante campeão mundial e vencedor da UEFA Champions League tem tudo para agradar quem é fã de cerveja e futebol.

Mas e os que não são fãs? Andrea Pirlo é um mero figurante nessa peça publicitária que conta a trajetória do cão Helmut, para provar que não é preciso entender do esporte para apreciar os bons momentos do campeonato.

4. “Bad food, bad dog” (2009)

A NutriBalance fez um campanha mostrando que cães podem se vingar de seus donos se não tiverem uma boa alimentação.

 

5. “Precision Parking”

A Volkswagen usou peixinhos e um porco-espinho para ilustrar a necessidade de ter um sensor de estacionamento preciso.

 

6. “Hangover is dangerous”

Um filhote de gato sofre as consequências da noite agitada de seu dono, nesta propaganda de remédio para acabar com a ressaca do dia seguinte.

 

7. “Mamíferos Parmalat” (1996)

A marca de leite usou crianças vestidas de animais fofinhos para divulgar seus produtos e acabou fazendo história, pois os comerciais foram uma febre na época e até hoje são lembrados.

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Propagandas com nostalgia

A nostalgia é um dos gatilhos mentais mais usados para fixar conteúdos na mente do consumidor. Usar elementos do passado para construir propagandas constitui um das melhores ideias para usar a criatividade em peças publicitárias. Veja alguns exemplos.

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8. “A Holiday Reunion” (2019)

É um comercial da operadora Xfinity, que mostra o reencontro, 37 anos depois, entre o personagem ET e o menino Elliott, que agora é um pai de família.

Além de aprovado pelo próprio Steven Spielberg, conta com a mesma trilha sonora do filme, que levou o Oscar em 1983. O buzz gerado em torno do comercial gerou divulgações gratuitas não só nos EUA, mas em outros países — nosso caso aqui.

9. “Discovery + Jumanji” (2017)

Aproveitando a recente versão do filme Jumanji, a Discovery Channel aproveitou para usar alguns elementos do universo do filme, incluindo os atores, associando-os a seus programas e canais de forma muito criativa.

Apesar de usar a nova versão do filme, o nome Jumanji remete ao passado de adultos que foram crianças e adolescentes espectadores do filme.

 

10. “Stella Artois + Sex in the City”

Carrie Bradshaw volta nesta propaganda da cerveja, brincando com o drink preferido da personagem.

 

Propagandas com humor

O humor está muito ligado à criatividade e pode muito ser usado para criar propagandas criativas, que consigam dar um recado com leveza.

11. McDonalds

O restaurante usou uma forma criativa de mostrar o seu produto e dizer que suas franquias tem wi-fi.

 

Veja mais na íntegra no blog da Rock Content

FONTE: https://rockcontent.com/blog/propagandas-criativas/ > Acesso em: 03/02/2019 ás 18h00.