A Meta, dona das plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, apresentou nesta quarta-feira (6) novos recursos de inteligência artificial (IA). A principal novidade é o Imagine, um gerador de imagens por comandos de texto.
O funcionamento do serviço é similar a outras plataformas parecidas, como DALL-E (que é incorporado tanto ao ChatGPT quando no Copilot da Microsoft), Midjourney e Stable Diffusion. Basta descrever uma cena em texto e aguardar alguns segundos para que a IA entregue o resultado.
Anteriormente, já era possível criar imagens usando o modelo de linguagem da companhia a partir do chatbot Meta AI. Agora, entretanto, o recurso foi separado em uma página própria. O Imagine funciona a partir do modelo de linguagem visual da própria Meta, chamado de Emu.
Por enquanto, o Imagine está disponível apenas de forma experimental para usuários dos Estados Unidos. Os testes devem ser expandidos em breve para outras regiões, mas a Meta não informou uma janela de lançamento para o recurso.
Além disso, ela confirmou que em breve irá adicionar também uma marca d’água invisível aos arquivos, para informar que eles foram feitos artificialmente.
Mais novidades da Meta para IA
Além do Imagine virar um serviço separado, a Meta confirmou novos recursos de IA em desenvolvimento ou com lançamento gradual em algumas regiões. Segundo a companhia, ela está testando “mais de 20 formas” para que IAs generativas integrem em breve os aplicativos da empresa.
As funções envolvem melhoria de mecanismos de busca, algoritmos de recomendação, gerenciamento de empresas e troca de mensagens.
Uma das novidades já implementadas é a modificação de imagens por amigos em chats. Outras pessoas podem pedir para a Meta AI trocar cores ou objetos de uma ilustração que você pediu para a IA fazer na conversa.
A plataforma agora pode também indicar conteúdos sobre um determinado tema, como postagens populares no Reels do Instagram sobre um lugar para o qual você pretende viajar.
No Facebook, uma das adições é a possibilidade de criar recados de aniversário personalizados com mensagens prontas acompanhadas de figurinhas temáticas. De acordo com a Meta, em 2023 ela só “arranhou a superfície do que a IA pode fazer” e ainda mais novidades serão anunciadas no próximo ano.