Fazer sorteio no Instagram é uma estratégia recorrente de perfis que desejam aumentar o engajamento na rede, assim como estreitar o relacionamento com o cliente. Conheça algumas boas práticas para realizar esse tipo de ação promocional.
O Instagram é uma das principais redes sociais no Brasil: por aqui, já são mais 69 milhões de usuários. Enquanto uma das plataformas mais queridas pelos brasileiros, ela é muito importante para o engajamento e para a criação de um relacionamento com os seguidores. O próprio algoritmo da rede favorece publicações com muitos likes e comentários.
Nesse contexto, fazer sorteio no Instagram é uma boa aposta para marcas que querem se destacar na rede — tanto com a base de fãs já conquistada, como para atrair novos seguidores ao perfil. Pensando nisso, preparamos este texto para responder as suas principais dúvidas sobre o tema.
O que são sorteios no Instagram?
Os sorteios no Instagram são ações promocionais válidas por um determinado período de tempo. Os seguidores interagem com a marca de alguma forma, em troca da possibilidade de receberem um prêmio. Essa premiação pode vir em forma de produtos, serviços ou descontos.
Esse tipo de ação promocional pode trazer diversas vantagens às marcas, como veremos a seguir. Entre elas, o aumento da visibilidade e uma melhora no relacionamento com os clientes. Porém, é preciso se atentar à forma legal de como proceder com essas ações.
Por que fazer sorteios no Instagram?
Quem nunca viu um sorteio no feed do Instagram? Você já se perguntou por que essa prática é adotada por tantas marcas e perfis na rede? Certamente, algum retorno ela deve trazer. Conheça alguns dos principais benefícios a seguir!
Aumentar o engajamento
A forma mais comum de fazer sorteio no Instagram é por meio da solicitação de interações. Por exemplo: para participar, o seguidor deve curtir ou comentar em uma foto específica. Isso aumenta o engajamento com o perfil, o que diz ao próprio algoritmo da rede que aquela é uma publicação relevante — fazendo com que ela apareça em mais timelines.
Aumentar visibilidade
Entre as possibilidades de interações que uma marca pode solicitar, uma bastante utilizada é o comentário marcando um ou mais amigos. Isso leva o seu conteúdo a pessoas que não necessariamente teriam acesso a ele, aumentando a visibilidade de sua marca e possibilitando, também, a aquisição de novos seguidores.
Melhorar o relacionamento com o público
Todo mundo gosta de um mimo e isso não seria diferente para o seu público. Criar ações promocionais para presenteá-los é uma forma de estreitar o relacionamento com os seus seguidores.
Por conta disso, invista em ações promocionais esporadicamente. Uma boa dica é associá-las a datas comemorativas especiais à sua persona. Lembre-se que o prêmio também precisa ser bastante atrativo!
Quais plataformas podem ser usadas com esse objetivo?
Diversos sites e aplicativos podem ser utilizados na realização de sorteios no Instagram. Idealmente, o processo pode ser filmado a publicado no Stories ou mesmo ser feito em uma live. Dessa forma, você garante a idoneidade do processo e já confere se o sorteado cumpriu todas as regras apresentadas previamente.
Conheça, a seguir, três sites que fazem sorteio no Instagram!
Sorteiogram
O Sorteiogram é uma das plataformas mais fáceis para a realização de sorteio no Instagram. Nele, você deve inserir a URL do post para análise. A ferramenta apresenta uma lista com todos os comentários, em que cada item recebe um número. Depois disso, basta clicar em “sortear número”, e você terá o seu vencedor.
AppTuts
Apesar do nome, o App Tuts também é um simulador de sorteio no Instagram. Para utilizá-lo, basta criar um login com uma conta do Google ou do Facebook. Depois disso, você registra a conta do Instagram para a qual deseja fazer o sorteio. O passo seguinte é escolher a publicação a ser analisada. Simples e fácil!
Sorteador
O Sorteador funciona um pouco diferente dos demais sites aqui apresentados. Nele, é preciso inserir manualmente o intervalo dos números que devem ser sorteados. Dessa forma, antes de conseguir realizar a sua promoção, você deve enumerar — também manualmente — a quantidade de comentários válidos recebidos na sua publicação.
Quais as regras para realizar esse tipo de ação?
O seu negócio deve definir regras claras para a participação dos seguidores em sorteios no Instagram. Além disso, é preciso se atentar às especificações impostas pela própria rede social e também pelo governo federal. Confira a seguir!
Da marca
Para colocar um sorteio no ar, você precisa criar as regras da promoção. Elas devem estar claras e disponíveis ao público em um post específico. Pedir um like na imagem e a marcação de um ou dois amigos costumam ser as práticas mais comuns, mas isso fica a critério do seu negócio e dos objetivos que você tem com a ação.
Se você quer aumentar a visibilidade do seu perfil, pedir que outras pessoas sejam marcadas pode ser o ideal, por exemplo. Além disso, é preciso especificar a validade da ação e quaisquer outros fatores que possam desclassificar os participantes — como marcar perfis de marcas ou artistas.
Do Instagram
Sim, o Instagram tem um guia sobre como as marcas devem proceder ao realizar sorteios ou promoções na rede social. Um dos principais conselhos é o de não encorajar seguidores a engajarem de forma inadequada — marcarem-se em fotos nas quais eles não estão, por exemplo.
A plataforma também se exime de qualquer responsabilidade na execução da promoção ou no fornecimento do prêmio. Além disso, ao realizar um sorteio no Instagram, você está concordando que ele não é promovido, patrocinado ou administrado pela empresa.
Do Governo Federal
Por fim, mas não menos importante, é preciso se atentar às regras governamentais de distribuição de prêmios. Até 2018, essas ações eram fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal. De lá para cá, essa responsabilidade passou ao Ministério da Fazenda.
Para que o sorteio aconteça em conformidade com as leis, é preciso solicitar autorização no site da Sefel (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria) e pagar uma taxa que varia de acordo com o prêmio oferecido. Ao fim da ação é preciso, ainda, prestar contas. O não cumprimento desses passos pode ocasionar em multas ou mesmo na perda da conta no Instagram, em caso de denúncia de concorrentes.
Falando em concorrência, acompanhar as marcas do seu segmento é sempre uma boa prática, inclusive quando se trata de ações promocionais. Como vimos, elas trazem diferentes vantagens ao negócio e sair na frente das marcas rivais pode fazer toda a diferença na retenção e fidelização de clientes.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/sorteio-no-instagram/