Conheça tudo sobre o TikTok For Business, a plataforma do TikTok de ofertas de marketing para negócios. Veja as opções de anúncios, o que isso significa para a marca e muito mais!
O TikTok está oficialmente aberto para negócios. A empresa introduziu a plataforma chamada “TikTok For Business”, que funcionará como a base para atuais e futuras soluções de marketing para empresas.
Já no lançamento, o site incluiu acesso a todos os formatos de anúncio da rede, incluindo marcação de produtos e TopView, que é o primeiro anúncio que aparece quando você acessa o aplicativo. Outros produtos dentro do TikTok for Business são os Brand Takeovers, vídeos no feed, desafios de hashtag e efeitos de marca (branded effects).
Quer ficar por dentro dessa novidade e conhecer cada um desses formatos de anúncios? Então continue com a leitura!
Quais os tipos de anúncios disponíveis?
A ideia é que essa plataforma seja a central que reúne todas as soluções de marketing disponibilizadas pela empresa. Facilitando o processo das equipes de comunicação e criando um portfólio completo e coerente dessas ofertas — que já são muitas.
Confira cada uma delas a seguir:
Brand Takeovers
Brand Takeovers são anúncios de 3 a 5 segundos que podem ser no formato de vídeo ou apenas de imagens, de acordo com a preferência do anunciante.
In-feed Videos
In-feed Videos, ou, simplesmente, Vídeos no feed, são quase autoexplicativos, mas o relevante sobre eles é que podem ter até 60 segundos de duração e funcionam com o som ativado.
Hashtag Challenges
Hashtag Challenges (desafios de hashtag) permitem que as marcas participem da comunidade de usuários a partir do momento em que convidam os usuários do TikTok a criarem conteúdos sobre a hashtag escolhida.
Isso inclui também o Hashtag Plus, que é uma feature de compra que complementa ainda mais toda a experiência promovida pela plataforma.
Branded Effects
Enquanto isso, os Branded Effects permitem que as marcas sejam inseridas mais diretamente na experiência de criação de conteúdo. Os efeitos possibilitam que uma marca ou produto seja adicionado a um vídeo 2D, 3D ou no formato de realidade aumentada como primeiro plano ou ao fundo da peça.
Eles também podem ser combinados com os desafios de hashtag para impulsionar o engajamento com a marca em questão.
Brand Scan
O novo efeito AR, “Brand Scan”, foi adicionado ontem também junto do lançamento oficial do TikTok For Business em si. Digiday havia previsto os planos de realidade aumentada do TikTok, ressaltando que isso ia apresentar um desafio direto para o Snapchat, com o seu os seus formatos de Sponsored Lens e Word Lenses AR.
Com exceção do efeito de realidade aumentada, a maioria dos produtos de marketing do TikTok for Business já estavam disponíveis antes mesmo do anúncio oficial, mas agora a nova plataforma consegue organizá-los dentro de um mesmo local, criando um ambiente para que sejam introduzidas novas soluções, assim que forem sendo lançadas.
Outros lançamentos
Somado a isso, a plataforma está anunciando um novo centro de aprendizado online, que irá auxiliar os profissionais de marketing sobre o próprio TikTok e suas ofertas.
Nesse centro estarão inclusos guias, recursos e melhores práticas criativas para ajudá-los na tarefa de criar campanhas de sucesso ou aprender sobre o Branded Effects Partner Program.
Como é a precificação?
O TikTok ainda não liberou publicamente a precificação dessas ferramentas e soluções, mas afirmou que o preço é baseado no que as marcas querem alcançar e o escopo da sua campanha.
O próprio site detalha alguns investimentos necessários, como o mínimo de $50 dólares em campanhas diárias ou campanhas de maior duração, por exemplo. Digiday recentemente publicou que as cotações para os anúncios no TikTok baseados em CPM tem sido bem baratos em meio à recessão, em comparação com o concorrente Facebook.
Por que TikTok For Business?
Atualmente, as marcas têm trabalham de forma próxima com o TikTok por meio da compra e gestão de suas campanhas, assim como da criação de relatórios de performance. Contudo, essa rede social tem trabalhado em desenvolver novas soluções que farão todo esse processo ainda mais fácil.
O lançamento da nova plataforma objetiva deslocar o TikTok de uma posição de local em que profissionais de marketing podem realizar experimentações, para uma nova posição de mídia que exige maior planejamento e discussões, como é o caso do Facebook, Instagram e Twitter.
A empresa apresentou a plataforma para as marcas e anunciantes no IAB’s NewFronts, onde se colocou como um ambiente em que profissionais da área podem criar peças que façam parte da comunidade do TikTok, em vez de algo totalmente à parte disso.
A apresentação também trabalhou a ideia de que a plataforma do TikTok é um local em que a cultura e as tendências são criadas e compartilhadas em escala global, de modo que conteúdos podem se tornar virais em horas para uma audiência diversa.
Relacionado a isso, o TikTok também afirmou que está testando uma nova ferramenta, que seria o Creator Marketplace, para algumas regiões específicas.
Essa plataforma, introduzida no ano passado, permite que as empresas descubram a façam parcerias com produtores de conteúdo da rede usando campanhas pagas, similar ao que o Youtube faz por meio do FameBit.
A receita do TikTok tem crescido rapidamente antes mesmo desse pronunciamento. Em janeiro deste ano, os relatórios mostram que a empresa obteve um aumento de 300% no trimestre anterior. Além disso, de acordo com um dado recente, a receita esperada do TikTok nos Estados Unidos é de $500 milhões de dólares apenas neste ano.
“Com o lançamento do TikTok For Business, nós propomos um fomento à criatividade, positividade e criação de momentos reais, os quais fazem desse ambiente tão especial, usando soluções para que negócios se conectem e cresçam com nossa expressiva comunidade.”
“A medida que continuamos a construir uma plataforma em que as marcas possam contribuir imensamente com a experiência do usuário, ficamos muito animados para prosseguir com o investimento em soluções que dão às marcas uma plataforma inspiradora, ainda a ser descoberta, e que possibilita que elas se conectem genuinamente com a comunidade do TikTok” afirma Katie Puris, diretora de Global Business Marketing do TikTok.