Para montar e gerir uma estratégia de marketing que traga resultados, é preciso saber em quais canais online suas ações devem aparecer. O Facebook não pode ficar de fora!

Muito embora muitos de nós sejamos usuários de mídias sociais, para que elas se transformem em verdadeiros geradores de negócios da sua empresa, não basta publicar textos e imagens que você considere bonitas.

Tudo que você fizer no Facebook precisa ter um viés estratégico para alcançar os objetivos que você tanto quer conquistar nos meios digitais.

 

Mas, o Facebook não morreu?

Esta é uma pergunta bem recorrente tanto na área de Marketing Digital quanto na vida das pessoas que usam redes sociais apenas por lazer ou para passar o tempo. E, para ambos os casos, a resposta é “não”, o Facebook não morreu.

E para vermos o quão verdadeiro isso é, comecemos com uma frase dita pelo próprio Mark Zuckemberg sobre a possibilidade de o Facebook estar morrendo:

“Pense no que as pessoas estão fazendo hoje no Facebook. Elas estão em contato com seus amigos e familiares, além de estarem construindo uma imagem e identidade de suas marcas. Elas estão se conectando com a audiência que querem atingir. Portanto, se você não estiver no Facebook, isso é quase uma desvantagem.”

Bom, e agora vamos a alguns números. Somente no Brasil, o Facebook tem 127 milhões de usuários ativos. Ou seja, mais da metade da população brasileira acessa todos os dias essa rede social. Isso significa que, não importa quais pessoas você alcança ou quer alcançar, o seu público, com certeza, está no Facebook.

 

Por que é importante fazer Marketing no Facebook?

Agora que você viu que o Facebook está mais vivo do que nunca, vejamos as principais razões pelas quais você precisa fazer Marketing no Facebook.

O Facebook é a maior rede social do mundo

Apesar de algumas pessoas preferirem o Instagram — que, este ano, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em todo o globo — a rede social do F branco no fundo azul continua sendo a maior.

O Facebook conta com um total aproximado de 2,2 bilhões de usuários ativos todo mês em todo o planeta, o que equivale a mais de ¼ da população mundial.

Portanto, se estiver pensando em não fazer Marketing no Facebook para o seu negócio, sugerimos reconsiderar isso. Afinal, você quer mesmo estar de fora da maior rede social do mundo? O seu concorrente, certamente, não quer.

Fortalecimento da marca

Outra vantagem que o Facebook traz é tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público. Toda vez que você postar algum conteúdo na sua fanpage, por exemplo, o mesmo poderá ser visto, curtido, comentado e compartilhado em outros feeds.

Isso faz com que a marca da sua empresa seja propagada e um número maior de pessoas passe a saber que o seu negócio existe. E, tal como nos mostra o conceito do funil de vendas, quanto mais pessoas visitarem você, maiores serão suas chances de vender.

Crescimento do seu tráfego orgânico

Postar conteúdos periodicamente na sua fanpage — que é diferente do seu perfil pessoal — faz o seu alcance orgânico na rede social crescer. E mais do que isso, você consegue fazer o tráfego orgânico do seu site ou blog crescer também.

Afinal, toda vez que você compartilha links de blog posts ou conteúdos do seu site no Facebook e as pessoas clicam, o Google identifica que visitantes estão acessando esses conteúdos por achá-los relevantes, o que contribui para o seu rankeamento nos resultados de busca. Por isso, sugerimos fazer também anúncios pagos no Facebook com a finalidade de promover seu site ou blog, assunto sobre o qual falaremos agora.

Melhor custo-benefício em anúncios pagos

Quando falamos em mídia paga, Google Adwords e Facebook Ads (que também abrange o Instagram Ads) são os canais mais citados dentro do marketing. Porém, ao contrário do Google Adwords, o Facebook Ads tem uma enorme vantagem: é mais barato!

Além disso, também é possível inserir os seus anúncios em diversos pontos da rede social como:

  • feed de notícias;
  • stories;
  • messenger;
  • feed de vídeo;
  • coluna da direita;
  • vídeos in-stream;
  • Instant Articles.

Segmentação de público

Dentro dos anúncios pagos, o Facebook também permite segmentar o seu público de modo que suas campanhas possam atingir certeiramente o público que você quer.

Assim, ao criá-las dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, você consegue especificar para qual audiência você quer mostrar os seus anúncios de acordo com:

  • localização;
  • idade;
  • sexo;
  • interesses.

Inclusive, você também consegue segmentar campanhas para uma lista de leads ou clientes de modo que apenas elas possam ver os anúncios ou para um público que tenha características semelhantes à eles.

Aumento das vendas e métricas de acompanhamento

Claro que essa pontualidade contribui para o que sua empresa tanto quer conquistar: vender mais. E para que não haja achismos nesse processo, o Gerenciador de Negócios do Facebook conta também com métricas de acompanhamento pelas quais é possível ver quantas vendas foram realizadas a partir de suas campanhas.

 

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/curso-de-facebook/

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