As disciplinas da Administração

 

Desde Adam Smith (1723-1790) em “A Riqueza das Nações”, o objetivo das Empresas e Organizações é o de aplicar os três recursos básicos de geração de  riquezas:  HUMANOS, NATURAIS (MATERIAIS) E FINANCEIRO (CAPITAL) – na produção de bens e prestação de serviços, para promover o DESENVOLVIMENTO socioeconômico e científico da sociedade onde se insere, e assim buscar o BEM-ESTAR dos indivíduos e grupos que a compõem.

Na Sociedade do Conhecimento surge o quarto recurso produtivo, a INFORMAÇÃO, que é responsável pela agilidade e precisão do processo de tomada de decisões e consequente assertividade na gestão e na operação da empresa/organização, para alcançar o sucesso no seu mercado de atuação. A Informação e suas Tecnologias são também os principais insumos da criatividade e da inovação, na concepção de novos serviços e produtos REVOLUCIONÁRIOS.

A ADMINISTRAÇÃO é a ciência social aplicada, que reúne as teorias e técnicas para a estruturação, gestão e operação destas EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES, pesquisando, analisando e estruturando formas e processos para concretizar os seus objetivos e as suas estrategias de atuação, com engenho e ineditismo exigido pelos cenários e consumidores do futuro. Estas teorias e técnicas são as matérias abordadas e estudadas pelas DISCIPLINAS DA ADMINISTRAÇÃO:

Gestão de Recursos Humanos

Esse grupo de disciplinas, voltadas às pessoas e seus comportamentos, estuda o desenvolvimento e o comportamento de indivíduos na aplicação de suas competências, habilidades e atitudes no trabalho, abrangendo os temas:

·        FILOSOFIA – para compreender os princípios basais da Sociedade e o papel do ser humano no Universo, fundamentando seus comportamentos e relacionamentos frente a diferentes situações e contextos passados, presentes e futuros.

·        SOCIOLOGIA – para o entendimento do perfil e comportamento de agrupamentos de pessoas, seja com o objetivo de liderar equipes internas de trabalho, seja para analisar posturas e ações para sensibilizar determinados segmentos de mercados e/ou grupos de clientes externos;

·        PSICOLOGIA – para o analisar e entender as reações e condutas de indivíduos, frente às ações das empresas e organizações, seja como colaboradores e até como clientes;

·        DIREITO – para aprender e compreender a aplicação das regras e leis que regem e disciplinam os diversos aspectos de uma sociedade, principalmente as do direito civil, comercial e tributário;

·        RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – para estudar as formas e meios para a obtenção, no mercado, de novos profissionais de uma organização com perfis e características necessárias;

·        TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – para preparar os funcionários da empresa, capacitando-os para o desempenho de suas atividades, bem como preparando-os a enfrentar novos desafios;

·        CONTROLE E AVALIAÇÃO – para a medição sistemática dos desempenhos dos colaboradores da empresa, possibilitando aplicar a gestão pela meritocracia;

·        MANUTENÇÃO E BENEFÍCIOS EM RH– para analisar, viabilizar e implantar vantagens e benefícios voltados a  engajar, motivar e manter os profissionais talentosos na empresa.

Gestão de Recursos Naturais/Materiais

As disciplinas desse grupo estudam as origens e aplicações das matérias-primas e componentes envolvidos na produção dos bens ou na prestação dos serviços da empresa. Abordam a sua obtenção, seu processo de transformação em produtos/serviços finais, com as atividades de logística, transporte, armazenamento e conservação:

·        MATERIAIS E SUPRIMENTOS – para o estudo dos seus processos de aquisição, armazenamento, movimentação, embalagens e aplicações;

·        PRODUÇÃO E OPERAÇÃO – para planejar e determinar os recursos e os processos de transformação necessários, definindo e dimensionando o uso e a manutenção da capacidade produtiva, com a busca permanente da produtividade e da qualidade, na obtenção dos seus produtos e serviços;

·        EXPEDIÇÃO E TRANSPORTE – para o envio e entrega dos produtos/serviços aos clientes, zelando pela qualidade, integridade e prazos compromissados;

·        LOGÍSTICA INTEGRADA – para a integração e gerenciamento de parceiros e cadeias produtivas, modais de transportes, com minimização de custos e tempos, com a preocupação da sustentabilidade e destino de resíduos.

Gestão de Recursos Financeiros (Capital)

Esse agrupamento de disciplinas analisa a movimentação e utilização do capital, desde as suas origens, suas aplicações e seus destinos, seja em giro ou em investimentos e ativos, assegurando a sua rentabilização e retorno mediante o estudo das seguintes disciplinas:

·        PLANEJAMENTO E CONTROLADORIA – com a projeção futura do desempenho estratégico da organização, com orçamento temporal de previsão das receitas, custos, despesas e resultados, bem como dos investimentos, com o controle, verificação e avaliação da realização dos processos, atividades e resultados planejados.

·        GESTÃO FINANCEIRA – para gerir o fluxo de capital destinado ao giro operacional da empresa, compreendendo o planejamento e realização dos recebíveis e exigíveis, fluxo de caixa e disponibilidades, com o registro das operações em uma contabilidade gerencial;

·        GESTÃO PATRIMONIAL – efetua o planejamento, acompanhamento e registros da aquisição, aplicação/movimentação, depreciação, amortização e alienação de ativos tangíveis e intangíveis da organização;

·        CONTABILIDADE DE CUSTOS – calcula as margens de contribuição e rentabilidade das operações, efetuando a análise de preços e custos dos produtos e serviços, determinando o retorno econômico-financeiro dos produtos/serviços e das unidades de negócio da organização;

·        CONTABILIDADE FISCAL – faz a escrituração de movimentações econômicos e fiscais das atividades da empresa, para demonstrar os seus resultados, efetuando a apuração de tributos devidos por períodos;

·        GESTÃO TRIBUTÁRIA – efetua o estudo do ajuste da organização à legislação tributária vigente, de forma a otimizar o cálculo de impostos e tributos devidos;

Na gestão dos recursos financeiros, o executivo deverá estar atento ao surgimento e utilização das criptomoedas, que estão se estruturando como moedas supranacionais, seguras e de alta liquidez e circulação, com novos conceitos de garantias e lastros baseados na segurança e fiança proporcionadas pelos Blockchains[EO1] [1]. Os seus usos e aceitações deverão aumentar gradativamente, de forma proporcional à estabilização de suas cotações e volatilidades, e pelas adesões das grandes empresas e corporações mundiais (Amazon, Facebook, Wal-Mart…), inclusive com o lançamento de suas próprias criptomoedas.

Gestão de Recursos Informacionais

Na Sociedade do Conhecimento e no contexto globalizado atual, é imprescindível a plena e correta utilização das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC’s) na gestão e operação empresarial, para dotar a empresa de um processo de tomada de decisões ágil e flexível, com alto grau de precisão e acerto, e de automatismos na execução de atividades. A aplicação das TICs é estudada com os seguintes focos:

·        SISTEMAS E SOFTWARES – para efetuar estudos e análises funcionais destinadas à correta especificação, obtenção, adequação, utilização e atualização dos necessários sistemas aplicativos de gestão e de sistemas de automação das suas atividades, bem como os APPs em Smartphones e tablets que viabilizem a portabilidade de acessos e interações;

·        EQUIPAMENTOS E HARDWARES – para o adequado dimensionamento de computadores e periféricos, com as suas obtenções, instalações e manutenções, e o estudo de uso de mobiles (Smartphones, tablets), tanto internamente pelos colaboradores, e como em integrações aos sistemas a apps da empresa pelos clientes e agentes externos;

·        REDES, INTERNET E TELECOMUNICAÇÕES – para agilizar e integrar a empresa em seu ambiente interno e conectá-la ao seu ambiente externo, gerenciando os recursos e dispositivos necessários, analisando o uso de Cloud Computing (Computação nas nuvens) para hospedagem (Hosting) de conteúdos e para a Locação de sistemas (SaaSSoftware as a Service);

·        BANCO DE DADOS – para analisar os recursos necessários à gestão dos seus dados e das informações públicas de interesse da empresa, com ferramentas (BIG DATA) que assegurem a confiabilidade e agilidade na sua aquisição, tratamento e recuperação;

·        INTEGRAÇÕES DE SISTEMAS – para compatibilizar e integrar os sistemas da empresa com os de seus fornecedores, clientes, bancos, governo etc.;

Gestão de Mercado

A atuação das empresas e organizações junto ao Mercado tem sido impactada pelas novas formas e novas mídias digitais para atingir e sensibilizar os Clientes, forjadas pelos avanços, acessibilidade e abrangência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Este avanço das TICs também alteraram o comportamento de indivíduos e de toda Sociedade, com a popularização dos smartphones e tablets e seus aplicativos.

As Redes Sociais e serviços de mídias digitais tais como Facebook, Linkedin, Youtube, Instaram, Netflix, Spotify etc, tem substituído as funções e se apropriado das audiências das mídias tradicionais como a TV aberta, Jornais, Revistas etc

Então, com o domínio e aplicação de uso das aplicações de mídias digitais atuais, as empresas e organizações estarão prontas para colocar o seu produto/serviços, conquistando e ampliando o seu mercado de atuação, com as disciplinas voltadas para o Mercado e aos clientes efetivos e potenciais:

·        MARKETING – estabelecendo as estratégias para a divulgação da empresa, utilizando os canais e mídias para divulgar os seus produtos e serviços, com projetos e ações voltadas à efetivação e incremento de sua participação no mercado;

·        VENDAS – para a estruturação de canais digitais (e-commerce) e da força de vendas, com a montagem e operação de equipes de alto desempenho, com mecanismos motivacionais e ferramentas de fechamentos de negócios junto aos clientes (e-business);

·        PÓS VENDAS – para assegurar a alta satisfação dos clientes com a experiência de compra junto à empresa, estruturando e implantando cadeias logísticas (supply chains), rastreamentos de entrega e os meios de fidelização e retorno dos clientes.

·        ASSISTENCIA TÉCNICA E SAC – para arquitetar e ofertar canais de comunicação digitais com os clientes com problemas e manter altos níveis fidelização de clientes e de qualidade nos produtos e serviços.

 

E O ADMINISTRADOR ?

Dentro deste universo de saberes organizacionais, que compõem as ciências administrativas e as suas técnicas aplicadas, o ADMINISTRADOR deve ter o conhecimento holístico e sistêmico de todas estas disciplinas e de suas interações, bem como o domínio especializado das atividades envolvidas em suas atuações específicas e diretas, para a alcançar o seu sucesso profissional e o da sua empresa/organização.

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[1] Blockchain é uma rede de negócios segura, na qual os participantes transferem itens de valor (ativos), por meio de um ledger (livro-razão) comum distribuído, do qual cada participante possui uma cópia, e cujo seu conteúdo está em constante sincronia com os outros. (André Salem, pesquisador do IBM Blockchain)

É uma rede digital distribuída que funciona com blocos encadeados seguros, onde o bloco posterior vai conter a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, com essas duas informações, gerar sua própria impressão digital.

Fonte< https://www.linkedin.com/pulse/disciplinas-da-administra%25C3%25A7%25C3%25A3o-erico-oda/ > Linkedin Erik Oda – Acesso em: 03/10/2019 ás 16h30.

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