Olha só o que o Google está aprontando dessa vez! A empresa vai elevar o nível de interatividade do Google Maps através da visão imersiva.

Os novos recursos se chamam Immersive View e Live View e foram construídos com inteligência artificial avançada, dados do Street View e imagens aéreas.

Calma que eu vou tentar ilustrar da melhor maneira possível neste artigo e como você pode usar a interatividade para atrair mais clientes. Vem comigo!

 

 

O que é a visão imersiva do Google Maps?

De forma resumida, a visão imersiva é um novo recurso do Google que vai melhorar a experiência de navegação pelo Maps.

E o que tem de novo, já que hoje nós acessamos o Street View e podemos passear por (quase) todos os lugares do mundo? Nós também podemos ver informações de negócios próximos de nós ou de algum outro lugar, calcular distâncias, criar marcadores, etc.

Pois bem, agora vamos poder ver tudo isso no contexto atual do local. É como se juntássemos as informações de clima, espaço e quão movimentado está o lugar.

Esquece, é difícil explicar com palavras. Dá só uma olhada nesse vídeo do próprio Google:

Viu como fica mais fluído e fidedigno? Agora imagine você precisando de informações como essas de forma instantânea.

Eu consigo me projetar passando em frente a um café que não conhecia e apontando o meu celular para a sua fachada. Seria ótimo pra descobrir que horas ele vai fechar ou qual o Instagram dele, sem parar para perguntar.

Me parece que funcionaria para introvertidos ou clientes apressados num primeiro momento, mas a praticidade simplesmente pega.

E pra terminar, acabou aquela dificuldade de encontrar a porta de um prédio ou não confiar se ainda existe determinado estabelecimento naquela captura do carro do Google de dois anos atrás.

Com as imagens aéreas o Google Maps vai possibilitar sobrevoar um local e encontrar todos os ângulos atuais. Finalmente!

 

 

E o que é o Indoor Live View?

Essa nova funcionalidade do Google Maps irá permitir às pessoas passearem dentro de estabelecimentos de maneira virtual.

A nova função usa campos de radiância neural (NeRF), uma técnica avançada de IA que recria todo o contexto de um ambiente, incluindo a textura dos materiais, a iluminação e o que está no fundo, para que você possa sentir o local antes de visitá-lo.

Uma das inovações que me chamou atenção é essa flecha que indica onde estão banheiro, saída e acomodações dos lugares. Como na seguinte imagem:

A tecnologia deve chegar primeiro em aeroportos, estações de trem e shoppings de grandes cidades, incluindo São Paulo, viu?

 

 

Oportunidades para negócios locais

Você já deve ter entendido como se beneficiar dessa tecnologia, mas é bom deixarmos claro, não é?

Com as buscas no Live View você aproveitará muito mais as oportunidades de visitantes locais. Afinal, qualquer pessoa com acesso a um smartphone com telefone poderá encontrar o seu site e informações sobre o seu negócio, ao passar por perto.

Enquanto com o Indoor Live View, você poderá mostrar o seu estabelecimento de uma forma interativa e muito mais prática. Com certeza essa será uma aplicação que dará vantagem competitiva aos que souberem fazer.

 

Negócios que se beneficiam da visão imersiva

Aqui é onde fundimos o digital com o físico. Eis alguns exemplos de negócios que podem se beneficiar da visão imersiva do Google Maps:

  • Bares e Restaurantes
  • Cafés e Padarias
  • Pet Shops
  • Salões de beleza e lojas de cosméticos
  • Academias
  • Materiais de construção
  • Lojas de roupas
  • Escolas
  • Imobiliárias

 

Como oferecer interatividade?

Basta você ter uma conta atualizada no Google Meu Negócio para o seu negócio aparecer no Live View do Google Maps. Simples assim!

Segue um passo a passo simples para você criar a sua página no Google My Business:

  1. Acesse o Google Meu Negócio
  2. Clique em “Gerencie agora”
  3. Preencha o cadastro de forma completa para confirmar localização e dados de contato
  4. Mantenha a sua página atualizada
  5. Peça para os seus clientes avaliarem serviço, atendimento e produto no Google

Por fim, a interatividade não precisa parar por aí, porque o conteúdo interativo também possui um papel importante em vendas.

Uma pesquisa mostrou que conteúdo interativo entrega 52,6% mais engajamento do que conteúdo estático, reforçando que as pessoas estão muito interessadas nesse formato.

A própria Apple utilizou conteúdo interativo para lançar os modelos do iPhone 14 em 2022.

Vamos falar mais sobre isso? Segura até o final que vale à pena!

 

 

Seria esse o Metaverso do Google?

Não é à toa que ano passado só falamos de Metaverso. Os usuários buscam cada vez mais a interatividade e as marcas precisam ficar atentas a esse movimento.

É por isso que precisamos discutir sobre interatividade na produção de conteúdo.

Agora, é possível aplicar interatividade em marketing de conteúdo de forma simples para potencializar experiências e resultados?

Sim! Um bom exemplo está no estudo de caso em que o meu amigo Guilherme Rezende usou conteúdo interativo para aumentar a conversão de um e-book.

O especialista escolheu um dos quick starters da nossa ferramenta de conteúdo interativo (Ion), desenvolveu outras 3 páginas diferentes para testar a taxa de conversão de cada uma e utilizou os recursos da ferramenta para medir a que deu o melhor resultado.

É claro que as habilidades avançadas de growth hacking do piloto da ferramenta transformaram a campanha em uma vitória.

Mas no fim, o usuário encontrou um resultado muito mais satisfatório do que a landing page original estática: crescimento de 20,7% na taxa de conversão!

E como a interatividade tem registrado mais e mais sucesso, eu apostaria que você venderá mais este ano, caso coloque esforços no Live View, na criação de conteúdos interativos, entre outras estratégias como essas.

 

 

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/google-maps-interatividade/

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