Começo de ano é sempre uma época boa para avaliar o que deu certo no ano anterior e traçar objetivos a serem alcançados. Isso funciona tanto para a vida pessoal como para as empresas.
Uma boa estratégia pode representar o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Mas afinal, o que é estratégia? Não há uma definição única, mas normalmente a estratégia se refere a um plano, a uma direção a ser tomada pela empresa. Uma estratégia bem elaborada ajuda a organizar e alocar os recursos das empresas no lugar certo e na hora certa. E quando se fala em recursos, não são só os financeiros, mas também de equipe (capital humano). Afinal de contas, são pessoas que fazem as coisas realmente acontecerem.
É através da estratégia que as empresas se diferenciam umas das outras, gerando vantagem competitiva, fator indispensável para que se mantenham no mercado. Independentemente do tamanho da empresa, é importante parar sempre para avaliar quais os caminhos a serem trilhados.
O primeiro ponto a ser olhado sempre, quando trabalhamos com estratégia, é o cliente. Quem é o seu público? O que ele gosta, quais são suas necessidades e hábitos de consumo? Essa é a base de qualquer estratégia de sucesso, pois toda empresa surge para resolver algum problema para o cliente. O entendimento aprofundado do cliente e do por que e quando ele consome seu produto ou serviço faz toda a diferença para que a empresa se mantenha relevante no mercado.
É importante também saber quais são os diferenciais da empresa. O que você faz de melhor ou diferente de seus concorrentes. Para isso é importante conhecer o mercado, e como os outros players atuam.
A estratégia existe em múltiplos níveis da organização, para que funcione ela não pode estar só na cabeça de alguns, tem que ser disseminada e trabalhada constantemente. Ela tem que fazer parte do dia a dia das pessoas, com metas claras e bem definidas, assim fica mais fácil de toda a equipe contribuir para o atingimento dos resultados.
E além de ser importante planejar, é necessário implementar a estratégia de forma a atingir os resultados que a empresa busca. E é nesse ponto que muitas empresas pecam. Segundo estudos, 90% dos gerentes falham ao implementar e entregar as estratégias da organização. Para que isso não aconteça é importante dividir a estratégia em metas menores, de acordo com as diferentes áreas, envolvendo todos da equipe e avaliando os resultados obtidos.
A estratégia tem que ser entendida como algo vivo, que é constantemente revisto e ajustado. Não é algo a ser olhado apenas uma vez no ano, ela precisa ser trabalhada e revisitada constantemente, pois o mercado está sempre mudando, o que os concorrentes e clientes fazem e desejam também.
“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém” – Alvin Toffler
Dica de App/Plataforma de Planejamento e Gestão de Projetos
TRELLO – O Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas extremamente versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, os seus planos de viagens, as prioridades de seus estudos, entre muitos outros.