Resumo escrito por Flávio Osten – Ponte do Marketing | ANO 5 | 58ª Edição | Setembro 2021
Muitas empresas e produtos são carinhosamente chamadas pelos seus clientes por apelidos.
Por exemplo, o McDonalds é chamado de Méqui, o WhatsApp é chamado de Zap Zap, o Instagram é o Insta. Pesquisadores se perguntaram se isso é positivo ou negativo para a marca e chegaram a conclusões interessantes.
Eles perceberam que pessoas que usam apelidos em conversas online são percebidas como mais próximas da marca. Dessa forma, o leitor entende que a informação escrita por essas pessoas é mais autêntica, e por isso, tende a acreditar mais na informação.
Quando leitores acreditam na mensagem lida, eles costumam compartilhar mais e ter mais interesse em comprar aquela marca. Em resumo, empresas que ganharam apelidos tendem a se beneficiar das opiniões online destes clientes. Dessa forma, elas podem dar destaque a comentários (posts) em que os clientes tenham usado apelidos. Mas atenção, quando o apelido passa a ser usado por mensagens da própria empresa, os clientes desconfiam e os benefícios não acontecem.
Leia o estudo completo:
ZHANG, Zhe; PATRICK, Vanessa M. Mickey D ’ s Has More Street Cred Than McDonald ’ s : Consumer Brand Nickname Use Signals Information Authenticity. Journal of Marketing, inferred brand attachment (IBA), v. 85, n. 5, p. 58–73, 2021.
FONTE: http://pontedomarketing.com.br/wp-content/uploads/2021/09/pontemkt_setembro2021.pdf