O marketing sensorial é uma estratégia que tem como objetivo estimular os cinco sentidos do corpo humano, que são: tato, olfato, paladar, visão e audição. Assim, a experiência que você tem com uma marca traz mais informações instintivas e emocionais para criar um cenário ideal para as vendas.
O uso dos sentidos pode ser feito de forma individual, selecionando qual sentido causa mais impacto dentro do seu negócio, ou desenvolvidos em conjunto — trabalhando com todos os sentidos de maneira harmônica. Dessa maneira, as marcas deixam de utilizar somente o apelo visual e trazem experiências sensoriais diferentes para seus consumidores, o que causa uma maior afinidade e uma conexão emocional mais profunda.
Quando utilizado de forma coesa e única, o marketing sensorial pode ajudar sua marca a criar vínculos emocionais mais profundos com o consumidor, o que auxilia no processo de fidelização e estimula a compra. Além disso, a técnica proporciona que seus clientes explorem outros produtos da sua marca e reforça uma identidade sensorial exclusiva e inovadora.
Para te ajudar no processo de implantação e criação de um branding sensorial, trouxemos algumas regras, apontadas pelo especialista Martin Lindstrom em seu livro “Brand Sense – segredos sensoriais por trás das coisas que compramos”. Confira!
1. Crie uma sensação de pertencimento ou de vínculo
Existe uma cola social, mas você deve utilizá-la não apenas com objetivos e valores comuns, mas que celebre e lamente os mesmos eventos. Aqui, deve ser criado estratégias para gerar uma sensação de aceitação pelo grupo.
2. Tenha uma visão clara
Forte sensação de propósito. Ela pode ser representada em público por líderes visíveis, ousados e determinados. As marcas devem estabelecer desafios, questioná-los e depois conquistá-los.
3. Defina seus inimigos
A escolha de uma marca é uma clara declaração do que você não é. O inimigo visível dá às pessoas a oportunidade de mostrar suas cores e se alinhar com o time ou jogador com os quais mais se identificam, incluindo o azarão.
4. Evangelize-se
A ideia aqui é espalhar a palavra de boca em boca. Afinal, uma boa história acrescenta credibilidade às marcas.
5. Crie uma sensação de grandiosidade
Marcas que impregnam seus consumidores com uma sensação de maravilhamento e reverência conseguem conectar todos a ela de forma indestrutível.
6. Conte histórias
A chave para o sucesso das marcas é a capacidade de criar um conjunto de regras sólidas que oferecem aos consumidores segurança, sem falar na liberdade de se reinventar em um mundo que é mais confortável e inclusivo. As marcas precisam criar e estabelecer um produto que conte uma história à qual os consumidores possam acrescentar suas próprias ideias e finais.
7. Gere um apelo sensorial
Nenhuma marca pode afirmar que apela aos cinco sentidos. Contudo, quase todas as religiões podem. Cada denominação tem suas cores, seus uniformes, seus ícones e suas localidades. Assim, sua marca deve ter também.
8. Crie rituais
As marcas precisam ter rituais que incorporem os princípios de consistência, recompensa e experiência compartilhada. Apesar disso, as marcas têm de assegurar que, não importa o ritual desenvolvido, ele seja compartilhado com todos.
9. Trabalhe com símbolos
Eles agilizam a comunicação. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras. Nós nos vestimos, caminhamos e falamos de maneira a mostrar onde se encontram nossas afiliações.
10. Desenvolva fatores de mistério
Fatores desconhecidos em uma marca se mostraram tão inspiradores quanto os conhecidos.
Para potencializar o branding sensorial da sua marca, é preciso ter em mente o posicionamento e o contexto da sua marca. Conheça alguns de nossos cases no nosso canal do Youtube!