O empreendedor, Leonardo Oda, concilia seu tempo entre sua empresa de marketing e auxiliar negócios.

Entre suas especialidades estão o branding e a inteligência de mercado voltado para empresas tradicionais e startups. Entusiasta do setor, ele traz para o crescimento e expansão das startups o espectro do marketing e processos de comunicação.

Confira a nossa entrevista com ele, na íntegra:

 

O marketing é complexo e permeia várias áreas. Como você vê a sua aplicação para startups?

Como o marketing tem essa característica transversal, ou seja, transita em várias áreas e é uma área muito estratégica da empresa, principalmente da forma como a gente trabalha. Isso porque trabalhamos bastante com pesquisas, análise de viabilidade, entre outros. Isso acaba ajudando muito na atuação junto com as startups, desde a formatação do modelo de negócio até a previsão de como isso vai se suceder. Nossa atuação com inteligência de mercado, com estratégia e com planejamento ajuda bastante as startups!

 

Você sente um aumento de procura das startups com relação ao marketing?

Depende do nível da startup! As startups em processo de tração – que já estão no mercado e precisam crescer – o marketing é um dos pontos, junto com o comercial, que mais pega. Eu vejo em startups mais maduras, que já estão no mercado atuando e precisam tracionar a base, o marketing como uma das áreas estratégicas. Geralmente, quando as startups pegam o investimento SIDI – que é para tracionar mais a sua base -, o investimento que eles fazem sempre é no marketing. Assim, eu vejo uma abertura muito boa para atuação!

 

O que uma startup busca?

Depende muito do momento em que ela está. As startups têm vários estágios: só uma ideia, já tem MVP, já tem um modelo validado no mercado e tracionando ou já tem uma base e precisa aumentar. Para cada estágio, elas vão ter necessidades diferentes. Nossa atuação no marketing, falando de como a Leoda Marketing trabalha, são com modelos um pouco mais maduros ou startups que já rodaram seu MVP (traduzido do inglês, Produto Viável Mínimo), pois conseguimos trabalhar de forma mais eficiente.

Em startups no início, em que ela tem uma ideia ou um negócio que não roda ainda, ajudamos na estruturação do modelo de negócio, na hierarquização de prioridade e no planejamento até ela rodar o MVP.

As startups que passam ou estão no MVP, a gente ajuda a estipular prazos, processos e outras questões envolvidas.

Nas startups que já tem um modelo rodando, a gente consegue ajudar muito mais! No sentido que auxiliamos na hora de fazer uma pesquisa para encontrar um posicionamento de mercado, de pesquisar os players, ajudar a encontrar ou afinar a proposta de valor para encontrar seus diferenciais e auxiliar a vestir a startup conforme seu objetivo para que ela tenha atuação mais estratégica de marketing, seja qual frente ela for atuar. Além disso, ajudamos, com certeza, no desenho das estratégias, do planejamento, da previsão e do atingimento das metas.

 

Qual é o ponto mais importante para a parceria startup e marketing dar certo?

Acredito que a startup tenha que ter muito claro, para que não haja desperdício de tempo e nem ruídos, seu objetivo e o que ela quer com o marketing. Para isso, ela deve ter percorrido vários caminhos – já ter identificado seu segmento de mercado, sua ou suas personas, seus objetivos e o quanto ela quer atingir, em quanto tempo e quanto ela tem que investir. Então, acredito que quanto mais preparada, nesse sentido, a startup vem, a gente consegue desenhar uma estratégia muito mais aderente de marketing e comunicação para ela. Caso ela venha mais perdida, conseguimos ajudar também, mas se torna um pouco mais básico.

 

É algo que pode impulsionar a busca por empresas de marketing?

Sim, com certeza! Uma boa entrada para empresas como a nossa – que trabalham com estratégias de marketing – são startups que receberam uma rodada de investimento SIDI, porque elas vão ter que investir, geralmente, em marketing e comercial, para trazer mais pessoas para a sua base. Tendo empresas experientes – que consigam trabalhar com números, tenham identificação com tecnologia e que entendam do mundo das startups – com certeza a parceria pode ser muito boa.

 

Como a criatividade e tecnologia tem se inserido nesse contexto?

Fazemos muitas pesquisas. Além disso, o marketing está cada vez mais ligado a tecnologia – chamamos de marketing tech, que é uma das áreas que mais cresce – essa questão de estar sempre pesquisando, vendo o que está surgindo e encontrando tendências, ajuda bastante na atuação com as startups. A criatividade utilizamos na hora de identificar em projetos saídas para soluções de dificuldades que eles tenham até pivotamento de uma solução de uma startup. Como estamos sempre pesquisando e buscando soluções criativas ajuda bastante!

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