O logotipo, ou apenas logo, é uma representação visual, composta de símbolos e palavras, que tem como objetivo identificar uma marca específica.
A identidade de uma marca é um dos principais elementos que dão suporte para a criação de uma empresa consistente e reconhecida no mercado. Para isso, é essencial que ela esteja alinhada com o os propósitos do negócio e que seja coerente com o seu segmento. Contudo, para que isso seja possível, é necessário que exista algum mecanismo para externalizar todos esses aspectos de forma visual para o público, externo e interno, e a solução encontrada é a criação dos famosos logotipos. Por esse motivo, iremos explicar ao longo do texto o que é logotipo e tudo que você precisa saber para criar um para o seu negócio. Confira!
O que é logotipo?
O logotipo é um signo de identificação por meio do qual o público vai identificar seus produtos e serviços em meio a um mar de concorrentes.
Quando um logo conta com um suporte de texto, chamamos o símbolo completo de logotipo. Isso significa que ele é a integração de um logo e um texto. Por exemplo, isso fica muito claro no logo da Nike (quando não tem a palavra escrita) e em seu logotipo (quando há a união do símbolo com a palavra “Nike” escrita).
O que poucos sabem (ou dão importância) é que, por trás da criação de um logo, existe um trabalho extenso de pesquisa, um desenvolvimento que parte de pressupostos teóricos do design e da psicologia, envolvendo semiótica, cor, composição, conceito, etc.
Para isso, um designer leva um bom tempo para chegar ao símbolo ideal, que seja bonito e funcional para a necessidade específica do cliente.
Como criar um logotipo?
Para explicar como criar um logotipo, selecionamos 7 dicas que podem servir também para entender como é o processo de criação de um logo feito por um freelancer.
É importante lembrar também que não existe uma “receita de bolo” para se criar um logotipo, cada designer tem o seu método. Daremos aqui então um panorama geral sobre como criar um logotipo. Veja quais são!
1. Seja simples
Primeiramente, devemos entender que o logo deve ser simples.
O logotipo é uma representação gráfica da sua empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias. Logotipos muito enfeitados, cheios de elementos e efeites transmitem uma sensação de desorganização. Você não quer que a imagem da sua empresa seja essa, certo?
O logotipo é quando unimos o ícone que dá a cara da sua marca ao título/nome da mesma. Isso significa que o seu logotipo é metade “desenho” e a outra metade texto. E algumas vezes, além do nome da sua marca, algum texto de apoio ou slogan é adicionado. Sendo assim, essa simplicidade também deve ser mantida na escola da fonte que vai escrever esse texto.
Perceba que “fonte” foi citado no singular. Usar mais de uma fonte em um logo não é recomendável. Uma tipografia uniforme no seu logotipo gera conformidade visual, as coisas combinam melhor e você grava na memória visual do seu cliente o nome da sua marca escrita naquela fonte específica. E isso faz toda a diferença.
Pense por exemplo na Coca-cola, Adidas, Disney… Todas os logos dessas marcas tem em comum uma tipografia que nos faz identificar de pronto o produto. Até quando a fonte é usada para escrever outra coisa. Muitas fontes misturadas confundem. Mantenha-se simples!
2. Realize uma pesquisa completa
Parte importantíssima da criação de um bom logotipo, a pesquisa é um dos primeiros passos.
Já ouviu dizer que “nada se cria, tudo se copia”? Não é exatamente assim que as coisas são, mas ter boas referências é essencial para criar um logotipo interessante.
Primeiro, pense nos logos que você mais gosta. Aqueles logos que você bate o olho e sabe exatamente do que se trata. Exemplos como Nike, Coca-Cola e Apple são sempre citados uma vez que é indiscutível que essas marcas são líderes de mercado em seus segmentos e facilmente reconhecidas pelos seus logotipos, certo?
Vamos tomar por base o logo da Coca-Cola. Veja abaixo uma comparação entre a evolução do logotipo dessa marca e de sua principal concorrente através dos anos.
Nota-se que há inclusive uma certa semelhança entre o primeiro logo da Pepsi (de 1898) e o primeiro logo impresso em um rótulo de Coca-Cola (em 1900).
Mas percebam que o logo da Coca-Cola passou apenas por breves ajudes e manteve-se quase o mesmo por todos estes anos — salvo a estratégia maluca de 1985 em que a empresa mudou completamente a sua marca em uma estratégia que muitos dizem ter sido toda feita por envolver uma alteração na famosa fórmula do refrigerante. Enquanto isso, a Pepsi adotou as suas famosas cores — vermelha e azul — 50 anos após a criação do primeiro logotipo, que foi modificado diversas vezes.
Quem é a líder de mercado? A Coca-Cola. Porém, esses exemplos são extremos. Marcas famosas que atingiram a excelência através de muitos anos de mercado. Sendo assim, pesquise também outras referências.
3. Pesquise os seus concorrentes
Existem empresas/marcas que oferecem o mesmo (ou quase o mesmo) que você? Quais são os benchmarks?
Tenha o logotipo dessas empresas como referência. Não os copie, mas analise os elementos usados, as cores, e tente criar algo que faça com que o seu logotipo se diferencie, chame mais atenção e seja mais bem resolvido que os concorrentes.
4. Conheça a sua persona
Públicos diferentes demandam logos diferentes. Faça uma análise detalhada sobre o tipo de persona que a sua marca deseja atingir.
Pesquise os logotipos das marcas que a sua persona mais se identifica. Você pode fazer isso com uma pesquisa verbal, conversando com amigos que se enquadram no perfil da sua persona, perguntando nas suas redes sociais, criando formulários. Colete esses dados para direcionar melhor o resultado final do seu logotipo.
5. Saiba quais são as tendências do momento
Após ficar por dentro do que os seus concorrentes estão fazendo, e o que atinge sua persona, se atualize sobre o que tem sido feito em relação ao design. Design é algo que está em constante modificação.
O que era feito nos anos 90 é completamente diferente do que foi feito nos anos 2000, que é diferente do que é feito hoje. Logo, pesquisar logotipos feitos hoje em dia e tomá-los como referência previne que você crie algo antiquado ou muito fora dos padrões atuais.
Pode parecer uma boa ideia fazer algo fora dos padrões para se destacar facilmente, mas dessa forma você associa a sua marca a algo muito antiquado ou “brega”, sem cuidado com a identidade visual, o que é péssimo. Lembrando também que não há apenas “uma tendência” vigente. Tendências coexistem, se mesclam, se dividem.
Aposto que você vai encontrar o melhor estilo para representar a sua marca. Pense no que tem mais a ver com o que você quer passar para o seu público sobre você mesmo.
6. Pense no conceito do seu logo
Com todo esses dados recolhidos durante a pesquisa, é hora de conceituar o seu logo. O que raios é isso?
Conceituação nada mais é do que determinar o que o seu logo vai passar através de suas formas. Isso pode parece muito subjetivo, mas ter um conceito fechado pode resultar em um logotipo que expresse – mesmo que sutilmente – o serviço prestado.
Um bom exemplo de logo com um conceito muito bem pensado é o logo da empresa americana FedEx. O conceito da sua marca deveria remeter ao seu serviço de entrega de correspondências e encomendas. Veja:
Poucos notam que existe uma seta no espaço em branco entre as letras “E” e “X”. Essa seta representa que as coisas saem de um lugar e vão para outro, além de representar dinamismo e agilidade.
Outro detalhe importante desse logotipo é que todas as letras estão conectadas. Perceba que não há espaço entre elas, nem mesmo entre o “d” e o “E” de cores diferentes. Isso mostra que o conceito da empresa é o de conectar pessoas através do seus serviços.
Parece até que foi por acaso, mas acredite, não foi. Algumas vezes o acaso ajuda, mas quando se pensa antes nesses detalhes, o trabalho fica muito mais fácil.
7. Faça um esboço e digitalize seu logotipo
Pesquisa feita, conceito fechado. É hora de encarar a folha de papel em branco. Sim, isso mesmo que você adivinhou, vamos desenhar o nosso logotipo!
“Mas eu não sei desenhar!” você deve estar pensando em desespero. Calma, amigo! Não é necessário ser o Leonardo DaVinci para se ter um bom logo. Mas rabiscar um pedaço de papel para organizar as ideias é uma técnica muito eficiente.
Nem os designers mais experientes pulam essa etapa e já vão direto para o computador. A distância mais curta entre o seu cérebro e o papel é usar um lápis ou caneta. E mesmo que os seus esboços sejam só garranchos, eles ajudam na finalização do logotipo.
Por mais que o processo de esboço deva ser livre e fluido, tudo o que foi pontuado durante a pesquisa deve ser levado em conta. Deixe que o conceito sirva de inspiração. Pense nele como um ponto de partida e deixe as ideias surgirem no papel.
Enfim, é chegada a hora de sentar no computador e transformar as ideias que você tem no papel em um arquivo dentro do seu computador que possa ser utilizado em todos os seus materiais. Esse processo de digitalização na hora de criar um logotipo também pode ser chamado de vetorização. O termo logo em curvas também é muito utilizado para se referir a um logo em vetor.
Para essa etapa, uma noção de computação gráfica e saber utilizar softwares gráficos é essencial. Se esse não for o caso, na internet você consegue encontrar algumas ferramentas que podem quebrar o galho, ou então você pode contratar um designer para finalizar sua ideia!
Uma conclusão e ressalvas
Criação de logotipos é um assunto extremamente complexo. Demos um panorama geral sobre o assunto para pessoas que não conhecem o mundo do design, mas quem conhece sabe que muitos pontos não foram devidamente destrinchados ou sequer foram citados.
É importante frisar que a criação de um logotipo é um trabalho muito específico dentro do design e que, até mesmo designers experientes — e extremamente competentes em outras áreas dentro do próprio design — enfrentam dificuldades em desenvolver logotipos.
E não se esqueça: nem todos vão gostar do seu logotipo! Aceite isso e seja feliz! O importante não é que todos achem que o seu logo é bonito. O importante é que ele represente a sua marca e dê a ela o devido destaque.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/como-criar-um-logotipo/