Pela primeira vez na história da humanidade dividimos um fato que afetou as nossas vidas terráqueas, todas ao mesmo tempo.

Já parou para pensar nisso?

Que teremos um assunto em comum com qualquer pessoa do planeta?

  • Onde você estava quando anunciaram a Pandemia?
  • Como era a sua vida antes do COVID-19, e como ficou depois?
  • O que você estava fazendo durante a Quarentena?

Vamos ouvir comentários do tipo:

Nossa durante a pandemia, fui obrigado a me reinventar, e graças a isso meu negócio decolou;

ou, o contrário:

Nossa a pandemia acabou com a minha empresa, não aguentei ela passar e tive que fechar.

Sabe qual a principal diferença entre o desfecho dessas duas histórias?

AQUILO QUE VC ESTÁ FAZENDO AGORA DURANTE A PANDEMIA!

Mas o que eu posso fazer…?

Não sei como as coisas vão ser daqui para frente…

Deixa eu te falar de uma coisa: NINGUÉM SABE…

Ouço muita gente falar que o mundo vai ser mais “assim”,…Que tudo daqui para frente vai ser “assado”… Que as pessoas vão começar a se comportar de tal maneira,… etc.

Na verdade ninguém tem certeza de nada.

Nesse momento de tanta mudança, tentar prever o que vai acontecer é besteira, um esforço que pode trazer poucos resultados.

Empresas e empresários, que trabalham com previsões e planejamentos, estão trabalhando com planejamentos de 15 a 20 dias no máximo, pois não há certeza de nada….

Opa, Desculpe… de quase nada.

A única certeza que temos é que o mundo não vai mais voltar a ser como era antes.

Não temos como prever o futuro, ainda mais no contexto em que estamos, não tem como garantirmos que qualquer ação que a gente faça agora vá nos trazer resultados positivos amanhã. Mas uma coisa eu te garanto:

Ficar parado não vai te ajudar em nada.

E você? E o seu negócio? Parados? Esperando as coisas “voltarem ao normal”?

Sinto te informar mas isso que você está vivendo agora é o novo normal.

O novo normal é o distanciamento social, é lavar o pacote de batata palha ao chegar do mercado, é o nosso álcool gel de cada dia, é escolher com que máscara que vai sair hoje,… Nossos comportamentos foram obrigados a mudar, e como consequência, nossas necessidades mudaram também.

E quando falamos sobre necessidades não podemos deixar de falar sobre a Pirâmide de Maslow (se você quer conhecer mais sobre Maslow, clique aqui).

Maslow separou as necessidades humanas em 5 categorias e as dispôs em uma pirâmide.

COMO ELA FOI PENSADA E COMO FUNCIONA:

As necessidades mais gerais, que todos temos e precisamos satisfazer estão mais na base da pirâmide, e partir do momento que estas necessidades mais básicas são supridas, subimos na pirâmide para satisfazer as necessidades encontradas nas categorias logo acima.

AS ETAPAS DA PIRÂMIDE (começando de baixo para cima) :

  • ETAPA 01 – Na Base estão as nossas necessidades mais básicas, como as NECESSIDADES FISIOLÓGICAS (Ex: comer, dormir, ir ao banheiro). Pensando aqui em quais negócios satisfazem essas necessidades: Supermercados, Farmácias, hospitais, etc… Então se você tem alguns desses tipos de negócios, você atende as necessidades da etapa.

 

  • ETAPA 02- Logo acima das necessidades básicas estão as NECESSIDADES DE SEGURANÇA (Ex: ter onde morar, ter um emprego,…).Os negócios que podem se enquadrar nessa etapa da pirâmide, podem ser, por exemplo: Lojas de Materiais de construção, Lojas que vedem máscaras e luvas, etc .

 

  • ETAPA 03- As NECESSIDADES SOCIAIS estão logo acima das necessidades de Segurança, Exemplos de atividades enquadradas nessa etapa são: Aquele Churrasquinho com os amigos, aquele show ou cineminha do final de semana, etc. Então se você tem um restaurante, uma casa noturna, seu negócio pode estar enquadrado aqui nessa etapa.

 

  • ETAPA 04- Na próxima etapa estão as NECESSIDADES DE AUTO ESTIMA. Mas que tipo de necessidades poderiam se encaixar aqui? Sabe aquele presente que você dá para você mesmo? Aquele para se sentir melhor? Aquele tratamento estético que você pensa em fazer, ou aquela tatuagem que você planeja há algum tempo, ou mesmo aquele perfume importado que você tanto quer, são necessidades que podem ser categorizados aqui.

 

  • ETAPA 05- E por último, no topo da pirâmide das necessidades, encontramos as NECESSIDADES DE AUTO REALIZAÇÃO. São as necessidades mais refinadas da pirâmide. Geralmente as pessoas buscam satisfazer essas necessidades de auto realização quando já tem boa parte das demais necessidades (abaixo na pirâmide) realizadas. Por exemplo, fazer aquela viagem tão sonhada para o exterior, ou fazer aquele curso de teatro que agora você tem tempo e dinheiro para fazer, aprender francês que você sempre achou uma língua encantadora, … Muitas vezes são objetivos há muito sonhados e planejados para serem conquistados.

ENTÃO O SEU NEGÓCIO SE ENCONTRA EM QUAL ETAPA DESSA PIRÂMIDE?

Naturalmente devido ao contexto que vivemos hoje (2020) as nossas necessidades concentram-se mais na base da Pirâmide de Maslow, estamos mais preocupados com nosso bem estar físico/mental, ou seja nossas necessidades fisiológicas e de segurança, e por consequência as empresas que oferecem produtos/serviços para nos satisfazer nessas etapas da pirâmide com certeza tendem a ter mais sucesso nos tempos atuais (ex: supermercados, farmácias, lojas de materiais de construção, etc.)

Já, se seu negócio está focado em satisfazer as necessidades mais do topo dessa pirâmide, por exemplo agências de viagens, SPAs, clínicas estéticas, etc. Talvez você tenha sentido mais o baque econômico causado pela pandemia, e esteja passando por certa dificuldade em equilibrar as suas contas.

LEO, entendi as necessidades dessa pirâmide, e agora? O que posso fazer com isso? Você falou que não posso ficar parado, então o que eu faço?

Bom vamos lá, se você está passando por um BOM problema, ou seja um crescimento não esperado na demanda, (se sua empresa fornece produtos/serviços voltados à base da Pirâmide de Maslow) , um dos pontos fundamentais é não se deixar engolir pelas atividades operacionais rotineiras (principalmente vender e comprar produtos).

Também é importante tirar um tempo para repensar a sua estrutura, processos, fluxos de atividades, pois sua empresa pode não estar preparada para esse aumento repentino de movimento, o que pode gerar muito estresse, desperdício, queda de qualidade (Escrevi um texto sobre como aumentar a qualidade da sua empresa, clique aqui para saber mais).

E quando essa onda passar, sua empresa pode ficar pior do que estava. Não se iluda pensando que só porque está vendendo mais tendo mais lucro e as coisas estão indo super bem. Às vezes isso não corresponde ao que realmente está se passando nos bastidores da sua empresa, principalmente se for analisar a médio e longo prazo.

Já se o seu problema é a QUEDA de faturamento, (principalmente nas empresas que tem atividades voltadas a atender às necessidades do TOPO da pirâmide), você pode ter que cortar seus custos fixos, otimizar seus processos, reaproveitar recursos, ou até mesmo “pivotar” o seu modelo de negócios (mudando a sua proposta de valor).

Porém se você tem condições de aguentar um pouco mais esse período de vacas magras, um bom investimento que poderia fazer no momento é na sua marca, experiência com cliente, melhorar a sua entrega, formatar parcerias e trabalhar o seu marketing (principalmente o institucional).

Dar atenção aos detalhes da sua entrega de valor.

Com certeza, quando o seu mercado voltar a aquecer para o seu negócio, você vai colher esses frutos que não está conseguindo colher agora.

Caso tenha dificuldades e necessite de apoio em com sua empresa nesse momento, o SEBRAETEC tem muitas soluções que podem te ajudar. Programas e consultorias especializadas que podem te ajudar nesse momento. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Lembre-se, não importa em qual barco esteja, (calmo e tranquilo e cheio de peixes, ou turbulento, escuro sem perspectivas de conseguir fisgar nada),

ISSO TAMBÉM PASSARÁ!

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