Se você ainda acha que criar uma marca é apenas fazer uma logo para sua empresa, esse texto é feito especialmente para você!
Sua marca representa mais do que o símbolo da sua empresa, representa a proposta de valor, a reputação, o posicionamento de mercado, o DNA da sua empresa, etc.
Sua marca é tudo aquilo que envolve e representa o seu negócio, desde um barulho característico (o ronco do motor de uma Ferrari), até imagens como logo, cores, tipografia e elementos visuais (fitas brancas em um fundo vermelho sempre vão te lembrar da Coca-Cola).
Assim a marca da sua empresa merece um cuidado e atenção especial, pois ela é quem faz conexão entre o seu negócio e o seus clientes.
É por causa dela que eles vão preferir você (diferencial de marca), vão se identificar com você (personalidade de marca), e vão entender exatamente o que você é e faz (posicionamento de marca).
Aí eu te pergunto, qual é a atenção que você tem dado a sua marca? Tanto na construção dela, quanto na sua manutenção? Sua marca reflete você e sua proposta de valor?
Esses aspectos são tão importantes, que dentro do marketing existe uma disciplina específica para isso, que cria, cuida e gerencia todos os aspectos de uma marca. Chamamos de BRANDING.
Pegando uma definição formal:
Branding é uma estratégia de gestão da marca, que envolve todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Na prática:
O Branding é responsável por persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar e continuar.
Trabalhar com o Branding geralmente traz resultados a médio/longo prazos (ninguém se torna líder de mercado da noite para o dia).
Mas não deixe isso te desanimar, o que você faz hoje vai refletir no que você vai colher amanhã.
Leia também: https://leoda.com.br//o-caminho-e-a-transformacao-digital-para-as-empresas/
Veja isso:
- Segundo um estudo realizado pela Lucidpress (2020), o posicionamento correto de uma marca perante ao seu publico pode trazer um aumento médio de 23% nas receitas da empresa.
- 77% dos líderes de marketing afirmam que a marca é fundamental para o crescimento do negócio.
- 82% dos investidores acreditam que a força da marca e o reconhecimento dela são aspectos importantes, que ajudam a decidir onde alocar seus recursos.
Convencido? Que tal dar uma atenção especial para a sua marca?
Pois o Sebrae através do Sebraetec oferece esse serviço específico de Branding, em que profissionais de mercado vão criar, cuidar e desenvolver a sua marca. Veja os nossos cases de sucesso.
Veja também alguns exemplos de marcas que trabalham estrategicamente com o Branding:
COCA-COLA – Explosão de Felicidade:
Veja também: https://www.youtube.com/watch?v=Lb47nnj6REk
Assim como uma pessoa, uma marca também tem personalidade, imagem, identidade, e um propósito, ela carrega consigo sua proposta de valor.
É por isso que fazer Branding é menos propaganda e mais conexão emocional com a mente e o coração do consumidor.
Fonte: <https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/qual-e-a-sua-marca> Acesso em: 03/09/29 ás 11h40