Brasil teve uma nova loja online por minuto entre março e maio, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

A transformação digital é o processo que leva empresas do offline para o ambiente online. Esse fenômeno obriga os empresários a buscarem rápida adaptação e exige alguns conhecimentos, bem como investimentos. Por conta da pandemia de coronavírus, o movimento, ao menos entre lojistas, está acelerado no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) aponta que houve no país, entre os meses de março e maio de 2020, o equivalente a uma nova loja online por minuto.

Como consequência da digitalização, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um a cada cinco trabalhadores no país deverão permanecer em casa mesmo após a retomada da normalidade econômica. A seguir, veja dez dicas para ajudar a levar uma empresa para a Internet e a conseguir clientes online.

 

1. Fazer cursos grátis de redes sociais

Redes sociais são um importante primeiro chamariz para um potencial cliente. No entanto, os resultados tendem a vir principalmente quando o empresário segue as melhores práticas do ramo. A vantagem é que, atualmente, é possível aprender os principais truques para ganhar mais engajamento desembolsando muito pouco dinheiro ou até mesmo sem gastar nada.

Universidades e diversas instituições públicas e privadas de ensino oferecem cursos grátis via Internet que podem ser realizados em casa. Entre eles, é comum encontrar conteúdo de marketing digital e redes sociais. Além disso, empresas de tecnologia como Facebook, Google e Microsoft oferecem seus próprios cursos.

2. Investir em computador e celular de qualidade

Uma empresa que quer aderir totalmente ao digital deve investir em computadores e celulares melhores. Se havia previsão orçamentária para móveis de escritório, por exemplo, talvez seja uma boa ideia reverter os valores para comprar notebooks de linhas profissionais. As famílias Latitude, da Dell, ou ThinkPad, da Lenovo, por exemplo, têm componentes melhores e que duram mais tempo, inclusive, a bateria, na comparação com modelos de uso doméstico.

Já o celular deve ter, principalmente, muita bateria para durar o dia todo e câmera capaz de capturar boas fotos para redes sociais. Nesse caso, não é necessário investir obrigatoriamente em um top de linha. Aparelhos como o Moto G8 Power e o One Zoom, da Motorola, além do Galaxy A71 e o recém-lançado Galaxy M31, da Samsung, podem ser suficientes. Já se o Instagram estiver no centro da estratégia de negócios, o investimento em um iPhone 11 com capinha de bateria ou nos mais potentes iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max pode valer a pena.

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