As integrações do Gemini com o WhatsApp, Google Home e Google Mensagens começaram a ser distribuídas nesta sexta-feira (1°).
As novidades permitem usar o assistente virtual para fazer chamadas, ler mensagens e controlar dispositivos com comandos de voz.
Assim como o Google Assistente, as integrações permitem acessar funções específicas dos aplicativos a partir do Gemini. As integrações foram inauguradas em fase de testes em outubro deste ano.
No WhatsApp, o Gemini pode fazer ligações para contatos e enviar mensagens para contatos específicos. Graças à capacidade de interpretação de linguagem natural, as solicitações são bem mais intuitivas do que as disponíveis no Google Assistente.
Para ligar para alguém, por exemplo, o usuário pode dizer a frase “preciso falar com [contato], pode ligar para ele?” ou “Pode ligar para o [contato] no WhatsApp?” e o assistente dará conta do recado. O mesmo vale para o Google Mensagens.
Gemini no controle de casas inteligentes
No Google Home, a integração é um tanto mais robusta. A novidade permite gerenciar os dispositivos inteligentes pareados ao aparelho com comandos de voz, mas até com solicitações mais complexas.
O site 9to5Google menciona que é possível até fazer solicitações com mais de uma instrução por vez, como pedir para desligar mais de um dispositivo de uma só vez, ou pedir para ligar luzes para criar um clima específico.
A interpretação contextual do Gemini entra em jogo para executar ações mais subjetivas. Você pode pedir para o Gemini ajudar você a limpar a cozinha e isso fará com que ele ligue o aspirador de pó, por exemplo.
Os controles de voz no Google Home permitem gerenciar uma enorme variedade de dispositivos, como cortinas, tomadas, aspiradores, televisões, caixas de som e luzes. Portanto, as possibilidades de interações com o Gemini são bem mais amplas.
FONTE: https://www.tecmundo.com.br/software/294587-gemini-enviar-mensagens-fazer-ligacoes-whatsapp-voce.htm