Tecnologia aparece com expectativa de tendência pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Panorama de Marketing e Vendas no Brasil de 2024, da RD Station.
Os debates sobre a inteligência artificial (IA) se aqueceram a partir do ano passado e, para profissionais de marketing, a tecnologia seguirá como tendência para a área no ano que vem.
O dado é fruto da edição deste ano do Panorama de Marketing e Vendas no Brasil, realizado pela RD Station. Dentre os 1.641 correspondentes, a inteligência artificial aparece em primeiro lugar nas respostas sobre as principais tendências de Marketing no próximo ano, com 61% das menções.
A RD Station alerta para o fato de que a tecnologia foi destaque no relatório do ano passado e que seu uso extrapola apenas a IA generativa. Entre as possibilidades do seu uso estão a criação de listas de leads mais qualificados e a otimização de envios de e-mail. O ponto é: a IA será utilizada no marketing, e a grande questão é a forma como será aplicada.
Além da IA, aparecem como tendência a atuação omnichannel, com ampliação de canais de contato (40%) e social selling, ou seja, venda de produtos e serviços por meio das redes sociais (38%).
Os resultados da pesquisa indicam, ainda, que o marketing deverá considerar a variação de tipos de conteúdo e mix de canais como diferenciais competitivos. No quarto lugar, também com 38% das respostas, profissionais citaram o conteúdo em vídeo como tendência.
Depois, estão storytelling com dados (35%) e hipersegmentação, personalização e relacionamento via bots para automatizar o contato com leads e clientes, ambas as estratégias com 33% das citações.
FONTE: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/ia-tendencia-marketing