Instagram anunciou novidades na plataforma para 2024: lembrete de aniversários e controle de confirmação de leitura são apostas da rede neste ano; confira detalhes sobre os recursos.
O Instagram, app disponível para Android e iPhone (iOS), começará a testar um recurso de lembrete de aniversário na rede social. A ferramenta permitirá que internautas comemorem a data especial de amigos e também mostrem aos outros qual é a data em que comemoram mais um ano de vida usando efeitos especiais. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (30) durante o evento Universidade Instagram, em São Paulo, que reuniu influenciadores e jornalistas para discutir a produção de conteúdo na plataforma.
Ainda não há data para que o lembrete de aniversário comece a funcionar, mas a expectativa da Meta é de que esteja disponível em breve, ainda em 2024. Por muito tempo, o perfil do Facebook foi uma das principais plataformas para lembrar de aniversários nas redes sociais. No Instagram, o usuário muitas vezes espera que o aniversariante reposte algum Story com uma mensagem de parabéns para confirmar a data da celebração.
Outra novidade confirmada pelo Instagram é a possibilidade de controlar a confirmação de leitura das mensagens enviadas nas DMs. No menu, o usuário terá que acessar “configurações e privacidade”, depois “mensagens e respostas ao story”, e logo em seguida “mostrar confirmação de leitura”. Por fim, é só ativar ou desativar o recurso, permitindo ou não que outras pessoas vejam quando o usuário leu as mensagens.
Durante o evento, a equipe da Meta também destacou outras ferramentas que já estão disponíveis no Brasil, como a Sua Vez que permite personalizar modelos de Stories para que usuários criem trends que podem ser compartilhadas na rede social. Há ainda a ferramenta Recortes, que está sendo liberada gradualmente, e possibilita transformar qualquer foto em figurinhas para personalizar postagens.
Além do lançamento de novos recursos, a empresa deixou claro que deve investir nos canais de transmissão e no Threads em 2024. O segundo, apesar do recorde de 100 milhões de novos usuários cinco dias após o lançamento, ainda não emplacou como a principal escolha dos usuários quando o assunto é compartilhar texto e iniciar conversas na internet.