Já conhece o novo recurso de postagens de textos no TikTok? Trata-se de um novo jeito de criar conteúdos na rede social, o qual deve ser incluído na sua estratégia de marketing a fim de não ficar para trás em relação à concorrência.

Com um formato único e dinâmico, o TikTok conseguiu se consolidar como uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. Entre as principais atualizações apresentadas, um novo recurso de postagens de textos no TikTok está chamando atenção de criadores de conteúdos e marcas que utilizam esse canal em sua comunicação.

Essa mudança traz o TikTok para perto de outras plataformas como o Instagram e o Twitter — agora chamado de X —, ampliando as ferramentas utilizadas para reter a audiência e colocá-lo no páreo entre os líderes desse mercado.

Se você quer saber como potencializar a sua comunicação por esse canal, siga a leitura e descubra como usar textos para atrair e reter seu público. Vamos lá?

 

 

Quais são os recursos de texto do TikTok?

Usar recursos de texto no TikTok se tornou uma realidade, e agora você pode fazer sua audiência se engajar por meio desse formato também. Para ser ainda mais atrativo para os usuários, essa rede social incorporou alguns recursos, como:

  • adesivos — há várias opções de adesivos que podem ser usados na hora de tornar o seu texto ainda mais legal e chamativo para o seu público-alvo;
  • tags e hashtags — assim como em outras redes, essas opções podem ajudar no alcance e no engajamento;
  • plano de fundo — é possível colocar uma cor de fundo no seu texto e destacar trechos que acredita serem importantes no seu discurso;
  • sons — para diferenciar ainda mais o seu texto e melhorar a experiência do usuário, você pode incluir sons em seu conteúdo;
  • rascunho — é possível fazer rascunhos para postar mais tarde ou, caso não goste, descartá-los.

A partir dessas opções, fica mais simples criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo atrativo também no TikTok. Por isso, vale compreender mais a fundo como é o funcionamento das postagens em textos no TikTok.

 

 

Como funciona a postagem de texto no TikTok?

Fazer posts em textos no TikTok é muito simples, pois o recurso foi criado exatamente para tornar mais simples a vida de quem usa essa rede social para criar conteúdos. Basta seguir as seguintes etapas:

  • escolha a opção para criar post de texto — vá até a página da câmera no aplicativo e escolha a opção texto. Assim, você será redirecionado para o recurso de criação de postagens escritas;
  • otimize a sua postagem — lembra-se dos recursos que destacamos acima? Vale utilizá-los para tornar o seu conteúdo mais atrativo para os usuários do TikTok e, quem sabe, fazer o seu texto viralizar;
  • publique o conteúdo — depois de incorporar alguns dos recursos possíveis, basta compartilhar o que escreveu com quem acompanha o seu trabalho.

Como dito, a opção de fazer posts em texto foi desenvolvida para gerar facilidades para quem produz conteúdo na plataforma. Por isso esse passo a passo é tão simples, mas vale investir em estratégias de marketing e SEO para viralizar.

 

 

TikTok versus outras redes sociais

O recurso de texto tem ganhado destaque em tempos recentes. Exemplo disso foi a criação do Threads, pela Meta, que buscou rivalizar com o X (antigo Twitter), rede social que já está há mais tempo usando a escrita para prender os seus usuários na plataforma.

Nesse sentido, as plataformas têm como similaridade a possibilidade de os criadores de conteúdo expressarem suas opiniões por meio de palavras. Porém, o que se percebe é que o recurso incluído no TikTok se aproxima mais ao que usuários do Instagram utilizam nos Stories, por exemplo.

Isso porque há mais recursos disponíveis para os usuários, como músicas, figurinhas, adesivos e a possibilidade de colocar imagens ou cores de fundo no texto. Elaborar uma estratégia que envolva as mais variadas plataformas é uma boa opção, e as dicas a seguir podem ajudar tanto no TikTok quanto nas demais redes sociais.

 

 

Como utilizar os recursos de texto no TikTok para sua estratégia de conteúdo?

Após entender como funciona o recurso de texto no TikTok e a importância dele, é hora de partir para a elaboração de estratégias que prendam a atenção do seu público.

Há várias alternativas que vão potencializar os resultados e fazer com que seus textos alcancem muitas pessoas. Veja quais são elas, a seguir!

 

Entenda sua persona

Conhecer a audiência que está presente no TikTok é fundamental para definir se essa é, ou não, a melhor escolha para a sua comunicação. Isso é importante, pois coordenar ações em diversas plataformas pode ser desafiante e até mesmo desastroso. Portanto, vale a pena considerar quais as preferências da sua audiência na hora de escolher.

Especialmente para quem atende o público da geração Z (1995-2010), esse é um importante canal para explorar. Isso porque aproximadamente 40% dessas pessoas preferem pesquisar no TikTok e Instagram em vez de usar os mecanismos tradicionais de busca. Logo, produzir conteúdos em texto, considerando boas práticas de copywriting, faz com que você alcance com mais facilidade leads prontos para a compra.

 

Analise sua concorrência

Começar a sua produção de conteúdos não é uma tarefa simples. Especialmente em um novo formato, onde há poucas referências para consulta. Nesse caso, vale dar uma investigada em seus concorrentes e nos materiais que eles estão produzindo.

Mesmo que sejam ideias postadas em outras redes sociais ou formatos, você pode adaptá-las para seu projeto, utilizando tópicos e dúvidas frequentes da audiência na criação de sua programação.

A análise da concorrência também serve para verificar a resposta do público diante de alguns temas e abordagens. Portanto, uma boa visita às redes sociais dos concorrentes permite que você verifique quais os conteúdos com maior engajamento, trazendo essas ideias como prioridade para a estratégia.

 

Insira a estratégia no seu calendário editorial

Depois de uma boa visita aos canais de comunicação dos concorrentes e de outras marcas que você admira, é hora de criar uma estratégia que abrace os interesses do seu público e os valores da marca.

Para tanto, estabeleça linhas editoriais que serão frequentemente tratadas em sua comunicação. Depois disso, faça pesquisas de palavras-chave e entenda quais delas apresentam o maior volume de buscas.

Com base nelas, crie conteúdos autorais a fim de atrair e manter seus leads aquecidos. Para tanto, estabeleça uma frequência de publicações que seja sustentável, formando o seu calendário editorial de conteúdos.

Se você trabalha com marketing, por exemplo, pode adotar linhas editoriais centrais que se baseiam em publicidade, empreendedorismo e gestão, além de linhas auxiliares que estão ligadas aos seus hobbies e outras atividades de interesse. Isso torna o conteúdo humanizado, interessante e ainda mais envolvente.

 

Utilize a criatividade

A criação de conteúdos exige conhecimento e criatividade. É preciso ser original e pensar fora da caixa para conseguir atrair o público-alvo. Afinal, somos bombardeados por milhares de materiais nas redes sociais, e, sem conseguir criar conexão, você pode acabar sendo ignorado.

Nesse sentido, a criatividade exerce um papel fundamental. Ela permite criar conteúdos atraentes, capazes de despertar interesse e manter o público consumindo o que você está postando nas redes.

Há várias práticas que podem ajudar com essa dica, como conhecer as dores e desejos da sua persona, entender a mensagem que quer transmitir, ter um tom de voz adequado, desenvolver conteúdos compartilháveis e buscar inspirações em pessoas que fazem sucesso na plataforma.

 

Mantenha constância

Ter consistência na sua estratégia dentro das redes sociais, incluindo o TikTok, é essencial para ver um crescimento do seu perfil e atingir cada vez mais pessoas. Por isso, essa dica não poderia ficar de fora da nossa lista.

Esse fator é tão comentado por todos os especialistas pelo fato de que, a partir da constância, o algoritmo passa a dar mais importância para o seu perfil. Por exemplo, se você postar todas as semanas, as chances de ter um maior alcance são grandes.

Por isso a elaboração de um calendário editorial e o suporte de profissionais especializados é tão importante. Esse cuidado vai garantir que você tenha consistência nas estratégias de conteúdo e use as melhores práticas de SEO para essa rede.

 

Acompanhe as métricas e otimize o que for necessário

Observar os principais indicadores dos seus conteúdos é fundamental para ter uma estratégia vencedora. No TikTok, essa situação não é diferente. Existem diversas métricas que podem ajudar você, como:

  • visualização do conteúdo e do perfil;
  • curtidas;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • aumento de seguidores;
  • taxa de crescimento de seguidores.

Ao observar esses indicadores, você consegue compreender quais são os textos que mais geram resultados para a empresa e, com isso, otimizar os demais que serão postados no decorrer da sua estratégia.

Tais dados podem ser vistos na própria plataforma, o que facilita o acompanhamento do desempenho dos seus conteúdos. É válido fazer um monitoramento próximo das métricas e pensar no seu público-alvo na hora de desenvolver os materiais.

 

 

Saber como utilizar o novo recurso de postagens de textos no TikTok para sua estratégia de conteúdo é muito importante a fim de conseguir alcançar mais pessoas e vender mais com a sua marca. Além disso, vale contar com redatores especializados para desenvolver textos que utilizam gatilhos mentais e estratégias de SEO. Desse modo, você consegue otimizar a performance do seu negócio nessa rede.

 

 

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/recurso-de-postagens-de-textos-no-tiktok/