Um novo perfil de consumidores vem sendo facilitado com a tecnologia e modificando a jornada de compras.
Quem nunca foi realizar uma compra e pensou: “Será que eu realmente preciso desse produto para suprir as minhas necessidades?”.
Esse questionamento faz parte do dia a dia de um consumidor mais analítico, longe das impulsividades, e que realiza pesquisas mais profundas junto à comparação no mercado antes de tomar a decisão de compra. Um perfil conhecido por consumidor ultrarracional.
Com tanta tecnologia, essas buscas por informações vêm sendo realizadas com alguns cliques, em qualquer canto do mundo. E é isso que nos faz chegar à conclusão de que a jornada do cliente está cada vez mais complexa, o que demanda atenção dos consumidores.
Ao longo deste conteúdo, entenderemos mais a fundo sobre o termo ultrarracional, abordando ainda conceitos que explicam todo esse crescimento de um consumidor mais racional.
Boa leitura!
O que é um consumidor ultrarracional?
De maneira geral, um consumidor ultrarracional é aquele que, no momento em que decide realizar uma compra, passa a fazer pesquisas e exercícios reflexivos, relacionados com a objetividade da situação, ou seja, ele usa da razão para tomar as suas decisões.
Ele leva em consideração os prós e contras do produto ou serviço a ser adquirido. Em sua maioria, prezam por um bom relacionamento com a empresa com o intuito de gastar menos e sempre adquirir qualidade.
Conheça os conceitos de ascensão da racionalidade de acordo com o Google
Uma coisa é certa, o comportamento do consumidor vive em constantes mudanças. A pressa e a impulsividade na hora da compra deram espaço para escolhas mais centradas, priorizando um breve entendimento sobre o produto ou serviço.
De acordo com um relatório do Think With Google, foi possível entender como essas mudanças dos consumidores passaram a ser fundamentais no ciclo de compra.
Foram apresentados três conceitos, explicando a ascensão dessa racionalidade, sendo eles: maturidade digital, maturidade mercadológica e oferta plural. Confira a seguir cada um deles detalhadamente:
Maturidade digital
A internet se faz presente na vida de muitas pessoas, impactando consumidores diariamente.
Por conta da sua imensa variedade, a procura pelo produto ou serviço mais em conta dá lugar à qualidade. É comum nos depararmos com pesquisas online antes de realizar uma compra.
É importante ressaltar que, além do preço, a qualidade, o atendimento e o relacionamento entre cliente e empresa chama muito atenção, uma vez que a preferência é por empresas que possuem valores inseridos na sua cultura organizacional.
A partir do momento que se entende a importância da qualidade e preços dos produtos ou serviços, isto é, quando se consegue atingir a maturidade digital, torna-se mais fácil atuar na jornada de compra do cliente, produzindo conteúdos relevantes e estabelecendo um bom relacionamento.
Maturidade mercadológica
Muitas organizações ainda se preocupam somente com a conquista de novos consumidores. Por outro lado, existem aquelas que dão atenção aos clientes que já estão inseridos no mercado. Ponto esse, que os próprios consumidores estão de olho.
O relatório de pesquisa Think With Google deixou claro que é fundamental conhecer o consumidor, etapa presente em poucos negócios. Assim, 70% dos grandes anunciantes acabam se beneficiando dos dados mais precisos sobre os seus clientes.
A maioria das organizações acabam gastando mais do que deveriam para ter clientes que não demandem gastos altos, porém, o tratamento deve ser personalizado, uma vez que tratados da mesma forma, pode tornar a operação ineficiente.
Alguns pontos podem ajudar você a conhecer e focar seus investimentos naqueles consumidores de maior valor, ou seja, aqueles que realmente vão continuar na sua base de dados. Entenda:
- Coloque o cliente no centro da sua empresa, voltando todos os esforços a ele, trabalhando estratégias que vão gerar valor e fazer com que percebam que o seu produto ou serviço é exatamente o que ele está necessitando;
- Atente-se ao que o seu consumidor está dizendo. Ele sempre dá dicas do que gostaria de receber;
- Aposte em análises periódicas, buscando resultados da sua empresa com o intuito de chegar aos consumidores.
Oferta plural
A oferta nunca foi tão plural, e esse é um ponto que reflete diretamente nas buscas. Segundo o documento, as pesquisas indicaram que existe uma intenção racional dos consumidores, e ao mesmo tempo consultiva. Ou seja, quanto mais informações, melhor para realizar a decisão de compra.
Ao invés de procurarem uma marca específica, por exemplo, os consumidores realizam uma pesquisa geral, analisando detalhadamente todas as opções disponíveis. Desse modo, a sua empresa passa a ter a função de fazer com que o seu conteúdo chegue a esse consumidor na hora certa com a mensagem certa.
Essa demanda por informações se torna cada vez mais eficiente por intermédio da Inteligência Artificial (IA), seja para contribuir com processos criativos ou para comprar mídias. É o caso das plataformas de vídeo como o YouTube, por exemplo, que vem sendo um dos meios mais relevantes na hora do consumidor tomar a decisão de compra.
Para se ter ideia, o alcance de vídeos online no Brasil chegou a 61% somente em 2022 (Kantar IBOPE Media). São mais de 120 milhões de brasileiros com mais de 18 anos acessando a plataforma YouTube todos os meses.
Invista nesse tipo de conteúdo, deixando claro as vantagens e diferenciais do seu produto ou serviço, ponto crucial para a nova era do consulmidor ultrarracional.
Acesso à internet modificou a forma dos consumidores buscarem informação
Segundo dados do IBGE (2022), 90% dos lares brasileiros contam com acesso à internet, 6% a mais do que no ano de 2019. Além disso, em 2022, os 100 maiores aplicativos somaram mais 1,5 milhões de contas ativas, um crescimento de 91% quando comparado com o período que antecedeu a pandemia da Covid-19.
Com esses dados, é possível notar um crescimento significativo e acelerado, mostrando que a forma dos consumidores irem atrás de informação passou a ser por meio de um clique e um aparelho com conexão à internet.
Assim, entende-se que as empresas precisaram se adaptar, uma vez que não se trata apenas de mais acesso à internet, mas sim de consumidores mais exigentes em busca dos melhores preços, produtos de qualidade, comentários positivos e negativos sobre um produto ou serviço e demais critérios que podem interferir na decisão de compra.
Entenda como essa era vem impactando as agências de Marketing Digital
A era do consumidor ultrarracional vem se destacando pelos consumidores cada vez mais exigentes quando se trata da aquisição de um produto ou serviço, ou seja, as empresas devem contar com novas estratégias de marketing para que sejam capazes de adentrar e se adaptarem nesse cenário.
Esses consumidores estão em busca de informações detalhadas sobre o que pretendem comprar, assim, é fundamental que as empresas atuem com clareza e transparência em suas comunicações, disponibilizando informações relevantes.
As empresas precisam estar atentas às tendências de consumo e demais movimentos do mercado, pois só assim conseguirão se manter competitivas no mercado.
Entretanto, os consumidores ultrarracionais exigem empresas personalizadas e que contem com agências de Marketing Digital para desenvolver as melhores estratégias. Apenas dessa forma será possível se adaptar e atender às demandas impostas por esse novo perfil de consumidor, alcançando consequentemente mais sucesso em meio a um mercado tão competitivo e de constantes mudanças.
Lembre-se, para conquistar a nova era de consumidores, será preciso não só criar, mas também manter conexões. Porém, isso só será possível após entender de forma sucinta como suprir todas essas demandas.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/era-consumidor-ultrarracional/