Já se foi o tempo que o marketing era somente um suporte ao setor de vendas.
Toda grande empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado precisa de um time de marketing ativo e atualizado com o mercado para criar boas estratégias que contribuem para o crescimento da empresa.
Essa estratégia começa com um plano de marketing, que é a base de todas as ações que o time de marketing vai realizar.
Pense no plano como o mapa da mina, o caminho para utilizar o marketing como uma ferramenta de crescimento e não apenas de apoio.
O que é um plano de ação de marketing?
É um planejamento das ações de marketing pessoal ou de uma empresa, buscando alcançar um objetivo específico.
Um exemplo de objetivo pode ser: Aumento do número de clientes interessados nos produtos da empresa e, consequentemente aumento das vendas e da participação de mercado.
Portanto, um plano de ação de marketing é uma ferramenta de gestão para um profissional ou uma empresa que busca se manter competitiva no mercado.
Entendendo melhor um plano de marketing
O plano de marketing é um instrumento de gestão de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. Ele é um documento escrito onde estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing, e pode ser utilizado tanto para um produto, um serviço quanto para linhas de produto. A partir de estratégias traçadas, ele indica quais os objetivos devem ser concretizados para que a empresa alcance a posição que deseja.
Um efetivo plano de marketing deve estar pautado em uma sólida estratégia de marketing. Assim é possível definir resultados e metas, atingindo a competitividade com mais precisão.
Deve também ser bem aplicado e regularmente atualizado, pois através dele é possível analisar o mercado e adaptar-se às suas constantes mudanças, identificando tendências. Conhecer o mercado e traçar o perfil do consumidos são tarefas essenciais para tomar decisões e aplicar ações de comunicação, preço, distribuição, entre outras.
Como fazer a implementação do plano de marketing
A implementação do plano de marketing funciona como um plano de ação que irá executar as estratégias de marketing que foram definidas anteriormente. O plano de ação deve ser da seguinte forma:
Ações (o que): quais as atividades que devem ser realizadas?
Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada?
Como: como você irá executar as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação.
Responsável (quem): quais as pessoas que serão responsáveis pela execução das atividades? Cada pessoa deve ter responsabilidade conforme cargo e capacidade.
Custo previsto (quanto): esta parte talvez seja a mais complicada da fase de implementação, pois os custos previstos devem incluir todos os custos das ações propostas no planejamento, além de custos com colaboradores, despesas administrativas, etc.Isto deve ser avaliado de acordo com os recursos de cada departamento de marketing para não ultrapassar os orçamentos disponíveis.
Lembre-se que em nenhum momento você pode esquecer a fidelidade aos objetivos da empresa, missão, visão, bem como o planejamento feito para o plano de marketing.
Como fazer a avaliação e controle de um plano de marketing
Embora apareça somente no final, a avaliação e controle de um plano de marketing deve ser feita antes, durante e após a implementação do plano. Isso porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.
Imagine chegar ao final de seu plano e descobrir que um detalhe no planejamento inicial estava errado? Tudo terá que ser feito de novo, ou seja, prejuízo de dinheiro e tempo. Assim, não preciso nem dizer o quanto é importante esta parte de seu plano de marketing (assim como as demais partes, já que uma está ligada a outra).
Os controles e avaliações de um plano de marketing são compostos tanto de ações preventivas como corretivas. Alguns exemplos são:
- Ações antes da implementação: treinamento e seleção de funcionários, gastos gerais com equipamentos e instalações;
- Ações durante a implementação: remuneração dos funcionários, boa comunicação, trabalho em equipe;
- Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas, etc.
É importante anotar todos os resultados, avaliações e análises em relatórios para que eles possam ser estudados posteriormente caso algo dê errado no plano de marketing. Isso garante decisões mais precisas à empresa.
Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa.