Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo envolve uma aprofundada análise de cenários.
Para se ter boas estratégias de Marketing de Conteúdo, é necessário antes realizar uma análise de cenários. Na prática, isso implica em entender o negócio, analisar a concorrência, os consumidores e outros fatores externos. Tudo isso, claro, com base em dados reais.
Assim, essa análise é um processo detalhado que exige cuidado. Vamos apresentar algumas formas de realizá-la para ter um diferencial perante à concorrência. Dessa forma, é possível fazer um bom planejamento de conteúdos digitais.
Análise de cenários do negócio
Todo negócio possui um “core business.” Ou seja, a razão de existir de uma empresa que gera valor para o mercado. É necessário saber qual o seu core business para compreender como você se encaixa no cenário.
Em segundo lugar, é necessário entender qual é a promessa da marca. Assim, é preciso saber o diferencial único da marca, que pode ser resumido em uma frase.
Além disso, é recomendado estudar qual a estratégia de comunicação digital adotada pela marca atualmente. Isso pode ser feito analisando seus conteúdos nas mídias digitais. Verifique os argumentos, o tom de voz e a personalidade utilizados nas páginas do seu site, em posts do seu blog e publicações em redes sociais.
Análise da concorrência
Entender a concorrência faz parte de uma boa análise de cenário. Assim, é necessário saber em que mídias as outras marcas do mesmo segmento estão, o que tentam comunicar, para quem e como.
Você pode fazer isso verificando os conteúdos publicados pela concorrência, mas você pode ir além. É possível utilizar, por exemplo, a ferramenta SEMRush para descobrir com quais palavras chave cada concorrente ranqueia. Dessa forma você descobre os assuntos mais frequentemente abordados por eles.
Ainda no SEMRush, é possível saber a qualidade e relevância dos conteúdos para o Google. Com isso, você consegue verificar quais estratégias estão funcionando melhor em termos de SEO em seu segmento.
Além disso, existem algumas ferramentas que você pode utilizar para te ajudar a continuar acompanhando a concorrência. O Google Alerts, por exemplo, serve para que você receba um alerta toda vez que uma determinada palavra ou termo for mencionado na web. Assim, você pode utilizá-lo para ser notificado toda vez que a concorrência for mencionada.
Há também ferramentas específicas para acompanhar seus concorrentes nas redes sociais. O SocialMention é interessante nesse sentido. Semelhante ao Google Alerts, nele você pesquisa por certas palavras e consegue verificar suas menções nas redes sociais. Assim, fica fácil saber o que está sendo dito sobre e pela sua concorrência. Para essa finalidade de acompanhar a concorrência nas redes sociais, existem diversas outras ferramentas, como o Social Insider e o Scup Ideas.
Análise dos consumidores
Para realizar um bom planejamento de Marketing de Conteúdo, é necessário também realizar uma análise de cenários dos consumidores.
Sites de pesquisa de mercado e tendências
Tenha em mãos, assim, dados de pesquisas sobre o mercado em que você atua. Neles, é possível saber tendências de comportamento e consumo. É possível obter esses dados de forma gratuita em sites como o da Nielsen (um dos maiores institutos de pesquisa do mundo), o Think with Google (site do Google que de acordo com ele próprio traz “Dados, insights e inspiração”, com maior foco em Marketing Digital) e o Trendwatching (site de tendências de mercado e consumo).
Pesquisas próprias
Outra boa opção é realizar suas próprias pesquisas com consumidores. Elas podem ser feitas por meio de entrevistas, pesquisa etnográfica (que pode ser realizada também no ambiente online, sendo chamada também de ”pesquisa etnográfica”) grupos focais ou questionários. No último tipo de pesquisa mencionado, é possível fazer isso de forma fácil e online com algumas ferramentas como o Survey Monkey, o TypeForm e o Survio. Todas essas possuem versões gratuitas e pagas, sendo as segundas mais completas que as primeiras.
É possível, ainda, encomendar pesquisas à terceiros, caso você possua uma verba maior.
Termos mais buscados
Outra forma de analisar seus consumidores é realizando buscas de termos e frases em algumas ferramentas como o Google Trends (ferramenta do Google para analisar o que está sendo pesquisado pelos usuários em um determinado período), o Keyword Planner (ferramenta do Google criada para busca de palavras chave para anúncios pagos) e o SEMRush (ferramenta para busca de palavras chave para conteúdo orgânico).
Além de tudo, você deve também entender o comportamento não apenas de seu público em potencial, mas de seu público atual também. Para isso, você também pode realizar pesquisas de mercado. Mas para além disso, é possível obter dados e realizar insights interessantes por meio do Google Analytics, das ferramentas de Analytics de redes sociais, e ainda de ferramentas de BI (business analytics), como o Power BI.
Engajamento em redes sociais
Outra recomendação é ainda acompanhar o engajamento do público nas redes sociais. Você deve acompanhar comentários, curtidas, reações e menções à sua marca. Algumas ferramentas interessantes para isso são o Buzzmunitor, o Buffer e o Hootsuite.
Criação das Personas
Após compreender seu público real e seu público em potencial, é possível criar as chamadas personas. Elas são pessoas fictícias que representam o seu público. Com elas, você pode ter uma visão de quais são os desafios e problemas do seu público que você pode resolver.
Além disso, entendendo sua persona, você consegue imaginar o tipo de linguagem utilizada por ela, as mídias digitais consumidas por ela, etc.
Outros fatores externos
Em uma análise de cenários, é preciso ainda estar atento à quaisquer fatores externos que possam afetar o seu negócio para um planejamento de Marketing de Conteúdo eficiente. Assim, você deve estar atento à aspectos da economia, da política, da tecnologia e da sociedade como um todo.
Marketing de conteúdo com base na Análise de Cenários
Com uma análise de cenários aprofundada, é possível realizar um planejamento de Marketing de Conteúdo de qualidade. Se você conhece o seu próprio negócio, sua concorrência, seu público e os diversos fatores externos ao seu negócio, é possível traçar uma estratégia melhor.
Assim, as chances de você atrair, converter, fechar com e encantar clientes são muito maiores!
FONTE: https://webrain.com.br/blog/analise-de-cenarios-marketing/