O posicionamento de mercado pode definir a forma como sua marca vem à cabeça do cliente, o que torna fundamental criar estratégias para o seu direcionamento.
Com qual título seu produto ou serviço aparece na cabeça de seus clientes? O melhor, mais barato ou exclusivo que existe? Isso tem a ver com seu posicionamento de mercado, sabia?
Portanto, defini-lo e criar uma estratégia para fortalecê-lo são maneiras de garantir que a percepção dos clientes sobre os produtos e a marca do seu negócio seja condizente com seus diferenciais.
É isso que garantirá uma boa comunicação, que os preços sejam considerados justos pelos clientes, e que, em suma, a estratégia de vendas seja realizada com sucesso.
Quer saber como aplicar isso ao seu negócio? Temos algumas dicas valiosas neste post. Acompanhe!
Qual o conceito de posicionamento de mercado?
Para ficar mais claro, definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza.
Ao criar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais são importantes para ele. Então, será possível iniciar diversas ações personalizadas que visam à identificação da marca com esses valores.
Existe uma hierarquização importante para as estratégias de posicionamento, em que aquelas marcas que estão em primeiro lugar são consideradas as líderes em seus segmentos, e as demais, ideais em serviços de segunda linha.
Uma padaria pode desejar ter o pão mais barato da região, por exemplo. Assim, a partir do momento em que ela criar uma estratégia de preço, fizer sua divulgação e buscar sensibilizar a região, está buscando a liderança em sua segmentação e com o diferencial que propôs para atuar. Faz sentido?
Mas será que é, de fato, o diferencial que o público desse segmento mais valoriza? Ou seria um pão mais saboroso? Ou saudável? Um mapa de posicionamento pode ajudar nesse processo de definição.
O que é mapa de posicionamento?
Um mapa de posicionamento é uma ferramenta que permite que o empreendedor identifique quais os diferenciais de um produto ou serviço são mais valorizados dentro de seu segmento.
Voltando ao exemplo da padaria, se ela estiver situada em uma região próxima a academias, clínicas de estética e salões de beleza, provavelmente, lidará com um público mais atento à saúde e qualidade dos alimentos. Diante disso, ele não será tão sensível ao preço, e sim a quanto o alimento pode contribuir ou interferir na sua saúde.
Também serão alvos desse tipo de diferenciação pessoas que, reconhecidamente, tenham alguma restrição alimentar. Nesse caso, elas nem mesmo cogitam negociar valores. Celíacos, por exemplo, simplesmente não consomem qualquer produto com glúten.
Com isso, o mapa de posicionamento objetiva colocar em forma de gráfico os diferenciais para o público, avaliando seus extremos.
Em um dos vetores, seria possível colocar produtos mais ou menos saudáveis e, na outra linha, os extremos entre preços altos e baixos.
Dentro de seus quadrantes, então, e fazendo a combinação de diferenciais, a padaria poderia mapear onde cada um de seus produtos estaria inserido. Entre os atrativos que podem ser estudados, estão o preço, tempo de entrega, qualidade, exclusividade e durabilidade.
Quais são suas principais vantagens?
Entre as vantagens de se estabelecer um bom posicionamento para a marca, temos as seguintes.
Reforço da competitividade
O primeiro ponto é que, ao definir um posicionamento, uma empresa reforça seu poder para combater a concorrência. É como se fosse uma bandeira capaz de atrair clientes e tornar sua marca uma referência frente aos demais produtos e serviços disponíveis no mercado.
Direcionamento de estratégias
Para efeitos de gestão comercial e financeira, definir um posicionamento também garante um foco centralizado das ações da empresa.
Ou seja, se a segmentação alinhada com a diferenciação de um negócio for torná-lo mais digital, os investimentos em marketing de conteúdo, publicidade, redes sociais e demais canais de promoção podem ser centralizados.
Comunicação dos valores da marca
Ele também diz respeito aos valores que definem uma marca e seus representantes, sendo uma ótima maneira de gerar identificação com um público ou segmento específico.
Se a ideia é vender produtos sustentáveis, por exemplo, um público cativo estará pronto para valorizar a ideia e tornar-se consumidor fiel da marca.
Fidelização de clientes
Mencionando fidelidade, também é importante dizer que essa medida garante maior índice de fidelização com a marca. Além de ser líder no segmento, o posicionamento bem definido também gera confiança em seus consumidores, o que, em outras palavras, é traduzido em compra segura.
Ou seja, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque a marca se posiciona com aqueles valores.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/posicionamento-de-mercado/