O Google anunciou uma atualização do seu algoritmo principal no dia 12 de setembro de 2022.
O anúncio foi feito através da conta da empresa no Twitter, onde também foi divulgada a lista oficial com todas as atualizações anunciadas, que, de acordo com o Google, podem levar até duas semanas para serem totalmente concluídas.
Esta é a segunda melhoria no algoritmo principal em 2022, sendo a primeira realizada em maio deste ano. Esse novo upgrade acontece logo após a atualização de conteúdo útil ter sido anunciada na última sexta-feira, 9 de setembro.
O que é essa atualização e como ela pode te afetar?
Uma atualização do algoritmo principal do Google é uma alteração feita em várias partes do algoritmo da plataforma, e é anunciada quando são feitas atualizações tão grandes que impactam os profissionais de marketing, especialmente os de SEO.
O algoritmo de busca está sempre passando por melhorias, mas uma atualização do algoritmo principal tende a ser mais perceptível para quem trabalha no meio digital.Porém, ainda não está claro como essa alteração pode afetar os resultados de pesquisa – as SERPs.
Essas mudanças podem te afetar da seguinte forma: Sempre que o Google atualiza os algoritmos de classificação de pesquisa, pode ocorrer uma mudança nos resultados de pesquisa do seu site (ou do seu cliente), piorando ou melhorando esses resultados de busca.
É importante ficar de olho nessas atualizações do Google, porque isso pode nos apontar os motivos das suas páginas na web terem a classificação e análises alteradas nas próximas semanas (sem que você não tenha mexido em nada que justifique essas mudanças).
E sobre a última modificação feita pelo Google… Como a atualização do algoritmo principal pode influenciar na atualização de conteúdo útil?
Recentemente, durante uma interação com um consultor de SEO, Glenn Gabe, Danny Sullivan twittou sobre as mudanças que estão ocorrendo nos algoritmos do Google e deixou claro que a atualização de conteúdo útil do Google é muito pequena em termos de SEO, mas que essa é uma parte de esforços contínuos, pois a empresa continuará ajustando e refinando essas mudanças. Vale ressaltar que apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alguma alteração de classificação de conteúdo útil.
Por fim, Danny Sullivan deixa um conselho para os SEOs que se sentirem impactados com alguma mudança nos próximos dias.
“Se não houver nenhuma atualização anunciada, mas você notar uma mudança no tráfego, faz sentido revisar todas as nossas diretrizes e conselhos. E se você achar “hmm, talvez parte desse conteúdo que eu tenho não esteja atendendo ao que é recomendado sobre conteúdo útil”, isso é um sinal do que trabalhar.”
Por precaução, o Google ofereceu uma lista de perguntas a serem consideradas se você acredita que seu site foi afetado por uma atualização principal.
De toda forma, eu não levaria essa mudança nos algoritmos como algo tão impactante para sua estratégia no digital. Se você faz um bom conteúdo, consciente e de acordo com as diretrizes do Google, essas atualizações não devem ser tão perceptíveis para você.
Mas sim, é possível que os resultados de pesquisa oscilem nas próximas semanas, porém mantenha a calma e espere as atualizações completarem antes de analisar e tomar alguma providência.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/google-atualizacao-do-algoritmo-setembro-2022/