As tendências de marketing vêm e vão, em constante evolução à medida que as marcas se esforçam para aproveitar melhor as tecnologias mais recentes e responder às mudanças no mercado.
Não se trata mais apenas de causar impacto ou criar conteúdo que chame a atenção. Depois de conscientizar o público-alvo de sua existência, as empresas devem se conectar com clientes em potencial de maneira significativa, construir uma reputação como uma fonte confiável de informações e nutrir esses relacionamentos.
Isso é muito para realizar quando tantos consumidores estão preocupados em gerenciar os efeitos da pandemia global em suas vidas. Para alcançar as pessoas nesse clima, as marcas deveriam aproveitar as tendências de marketing emergentes que prometem dar a elas uma vantagem sobre a concorrência. Aqui, 15 membros do Forbes Agency Council compartilham uma das principais tendências que antecipam em seu setor este ano e preveem como isso afetará o mercado em 2022.
1. Mais relacionamentos de marca e influenciador de longo prazo
É provável que vejamos um aumento nos relacionamentos de longo prazo entre o influenciador e a marca, com os criadores assumindo uma variedade de papéis de embaixadores da marca e uma mudança geral para uma programação sempre ativa, em oposição a acordos únicos. As marcas terão a oportunidade de construir conexões mais autênticas com seus públicos por meio de programas de longa duração que alavancam a experiência e a credibilidade dos influenciadores ao longo do tempo. – Danielle Wiley, Grupo Sway
2. ‘Comércio Conversacional’
Entrincheirado em projetos e trabalhando com clientes em toda a cadeia de suprimentos de varejo, sou inspirado pelo “comércio conversacional”. Criado pela primeira vez por Chris Messina, da Uber, em 2015, refere-se à “interseção de aplicativos de mensagens e compras”. Esta é uma nova fronteira no varejo. – Dave Wendland, Grupo de Recursos Hamacher
3. Comércio Eletrônico Experimental
O e-commerce experiencial será essencial para todas as empresas que estão vendendo online. De varejistas e sites de assinatura a plataformas de software como serviço, a implementação de caminhos interativos, experimentais e altamente personalizados será uma necessidade para acomodar as expectativas dos usuários. As marcas estão competindo por sua base de usuários, e o e-commerce experimental ganhará a resposta desta vez. – Goran Paun, ArtVersion
4. ‘Fazendo o Direito Digital’
As agências de comunicação passarão de uma abordagem transacional e assumirão um papel mais consultivo à medida que analisam parcerias de longo prazo com marcas. Embora o setor de comunicações tenha priorizado o digital primeiro nos últimos anos, 2022 será principalmente sobre “fazer o digital certo” – aproveitando as ferramentas digitais para complementar as iniciativas de comunicações integradas quando e onde fizer sentido. – Lars Voedisch, Precious Communications
5. A ascensão do conteúdo interativo
Os compradores estão se tornando cada vez mais independentes em sua jornada. Então, como profissionais de marketing, precisamos levar isso em consideração e facilitar as coisas para os usuários. As empresas podem ter que dedicar mais tempo e esforço para manter o cliente em potencial engajado e ajudá-lo a encontrar o que está procurando, então uma tendência que pode se manifestar em 2022 é o aumento do conteúdo interativo. – Solomon Thimothy, OneIMS
6. Monitoramento de Intenção
É hora de os profissionais de marketing se concentrarem em seu maior objetivo comercial: encontrar compradores que estejam prontos para comprar. Para isso, é útil saber quem está procurando sua solução e quem está potencialmente no mercado. O monitoramento de intenção é a resposta e é uma tendência importante que prevemos que crescerá em 2022. Quando combinado com insights acionáveis, oferece uma maneira poderosa de impactar o crescimento dos negócios. – Paula Chiocchi, Outward Media, Inc.
7. A ascensão contínua do marketing de influenciadores
Há muita desconfiança entre o público quando se trata de quem eles estão obtendo suas informações. Os influenciadores construíram confiança com seu público por um longo período de tempo. Portanto, seu público sabe que quando seu influenciador favorito apoia um serviço ou produto, é legítimo. As empresas precisam tirar mais proveito disso daqui para frente. – Jason Hall, Marketing da FiveChannels
8. Retomada de viagens de negócios e reuniões presenciais
Nossos clientes e seus membros do conselho consultivo expressam universalmente o desejo de “voltar à estrada” e se encontrar com seus colegas cara a cara como fariam normalmente, deixando a pandemia para trás de uma vez por todas. – Eyal Danon, Grupo Consultivo Ignite
9. Novas ferramentas e aplicativos de software baseados em VR
Com os últimos anúncios do Facebook (agora Meta) sobre o metaverso, as pessoas podem começar a esperar que novas ferramentas de software e aplicativos sejam introduzidos no mundo da realidade virtual. Eu esperaria ver mais experiências de realidade híbrida e mista em 2022. – Jordan Edelson, Appetizer Mobile LLC
10. Novos métodos de trabalho em equipe e colaboração
O local de trabalho não é um local; é uma mentalidade. Impulsionado pelo impacto do Covid, o ambiente de trabalho continuará a ser redefinido. O impacto no mercado é enorme. Os empregadores precisam ser criativos para combinar produtividade e necessidades dos funcionários; aqueles que prosperarão buscarão novas formas de realizar o “trabalho” e diferentes métodos de trabalho em equipe e colaboração. – Leeza Hoyt, The Hoyt Organization, Inc.
11. Soluções alternativas de segmentação
Com a descontinuação de cookies de terceiros definida para 2023, os profissionais de marketing testarão soluções alternativas de segmentação, como segmentação baseada em pessoas, ao longo de 2022. As empresas que podem aproveitar e expandir seus dados primários precisarão ser verificadas antes que os cookies sejam ido inteiramente. – Donna Robinson, Medidas Coletivas
12. Uma mudança maciça em quem conduz a pesquisa
No setor de insights, esperamos ver uma grande mudança em quem está realizando atividades de pesquisa. Acelerada pela pandemia de Covid-19 e pela tecnologia cada vez mais fácil de usar, as barreiras à pesquisa de mercado foram drasticamente reduzidas. Isso significa que profissionais de marketing, designers de produtos, especialistas em experiência do usuário e outros não serão mais simplesmente usuários de dados – eles também terão um papel ativo na geração deles. – Chris Martin, FlexMR
13. Uma Ênfase Renovada na Reputação
Vimos o aumento da fragilidade das marcas no país nos últimos 18 meses, bem como seu equilíbrio de tentar ressoar em um mercado polarizado. Como uma marca atrai e ganha defensores sem alienar um segmento de mercado? É um cenário sem precedentes para as marcas navegarem. – Dean Trevelino, Trevelino/Keller
14. Páginas de ‘guia’ de formato longo
O melhor conteúdo vai vencer. No entanto, todo mundo está escrevendo páginas de “guia” de formato longo. Portanto, colocá-los no melhor formato e torná-los legíveis e compartilháveis será fundamental. Aqueles que conseguirem tornar suas páginas interessantes ganharão e terão uma presença na Web mais bem-sucedida. – Peter Boyd, PaperStreet Web Design
15. Pivôs de negócios maiores para on-line/digital
Em 2022, acredito que haverá a necessidade de se concentrar e se adaptar às criptomoedas e tokens não fungíveis e mover as empresas para o mercado online. Já vimos o pivô que tinha que acontecer durante a pandemia para o online/digital, e essa tendência só vai aumentar. As empresas devem começar a integrar essas coisas em sua estratégia à medida que olham para o futuro, para que não fiquem para trás. – Zack Teperman, ZTPR
FONTE: https://www.amper.ag/post/as-15-principais-tendencias-que-afetarao-o-marketing-em-2022