O Marketing Promocional é um tipo de estratégia focada na melhora do relacionamento entre empresa e consumidor, por meio da oferta de experiências de valor e ações que proporcionem o fortalecimento da marca. Um dos exemplos mais comuns é a distribuição de brindes e cupons promocionais.
Um dos grandes desafios dos profissionais de Marketing atualmente é conseguir gerar resultados satisfatórios mesmo com pouco tempo e recursos. Dessa forma, é fundamental investir em estratégias inovadoras, que façam com que a sua marca se destaque da concorrência aos olhos de um consumidor cada vez mais exigente.
Investir em ações que aproximem os usuários da sua empresa é, portanto, uma solução cada vez mais necessária em um mercado tão competitivo. Na tarefa de oferecer uma experiência mais positiva ao consumidor e estreitar esse relacionamento, o Marketing Promocional acaba surgindo como uma estratégia viável e eficaz.
Quer saber mais sobre o que é o Marketing Promocional e como ele pode impactar positivamente no desempenho das suas ações e campanhas? Então continue a leitura deste artigo para entender melhor como esse conceito funciona na prática, alguns exemplos bem-sucedidos e, é claro, os benefícios para o seu negócio. Confira!
O que é Marketing Promocional?
Para aplicar a estratégia corretamente, é preciso entender o conceito de Marketing Promocional. Na prática, é um conjunto de ações diretas para incentivar a interação entre uma empresa e os seus consumidores. Os principais objetivos são: fortalecer a marca, conquistar novos clientes e a fidelização daqueles que já compram com você.
A ideia é levar, a partir dessas ações, os valores, ideias, produtos e serviços de uma empresa para o consumidor. Com ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, uma marca consegue chamar a atenção do cliente e, assim, divulgar exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão.
Para uma empresa de alimentos que está entrando em um novo mercado, o Marketing Promocional pode ser extremamente valioso. Em vez de simplesmente deixar o seu produto na prateleira ao lado de todos os concorrentes, distribuir amostras para degustação para os clientes em um supermercado vai, sem dúvidas, ser mais eficiente.
Esse é um exemplo de Marketing Promocional, ou seja, ações não rotineiras que tenham um objetivo específico — do lançamento de um novo produto até mesmo a atração de novos clientes. O foco, porém, deve ser na experiência que a sua marca está proporcionando ao consumidor, oferecendo algo diferenciado para captar a sua atenção.
Apesar de muito eficiente, a estratégia não pode ser aplicada de qualquer maneira. O primeiro ponto a ser analisado é a definição do público-alvo que você quer impactar e, assim, o que você pode fazer para, de fato, oferecer um diferencial para o cliente. Caso contrário, a sua ação pode acabar não funcionando como esperado.
Outro diferencial para que o Marketing Promocional realmente funcione, é determinar um objetivo claro com aquela ação. Promover um produto ou fidelizar os clientes? Afinal, a meta altera completamente a execução da estratégia. Em seguida, basta definir qual vai ser a experiência oferecida e apostar na exclusividade para se destacar.
Qual a relação entre esse conceito e o de Merchandising?
Muitas pessoas acabam confundindo essa estratégia com Merchandising, o que não é um grande erro, afinal, o Marketing Promocional é uma das diversas possibilidades de Merchandising. Para ficar mais claro, é importante entender o que significa esse conceito e como ele é aplicado pelas empresas.
O Merchandising também busca promover um produto, serviço ou marca de uma maneira mais eficiente. Essa técnica de comunicação se divide em três locais de aplicação: dentro do ponto de venda, fora do seu ambiente natural e, cada vez mais, nas diferentes plataformas digitais. Tudo em busca do fortalecimento da presença de marca de uma empresa.
Essa estratégia pode ser utilizada durante um programa de televisão, como uma novela em que os atores comentam sobre determinado produto de maneira natural. Contratar um digital influencer também é uma opção, afinal, é uma maneira de chegar ao consumidor em um espaço que ele já costuma utilizar ou frequentar.
O Marketing Promocional, portanto, se encaixa exatamente no objetivo do Merchandising: cativar a atenção do cliente com ações não usuais e que ofereçam uma experiência inovadora. Ao conectar diretamente marca e consumidor de uma forma diferenciada, você está aplicando uma técnica de Merchandising.
Quais os benefícios para o negócio que aplica o Marketing Promocional?
Com o conceito de Marketing Promocional bem definido, é hora de entender melhor quais são os benefícios da aplicação dessa estratégia no seu negócio. Por isso, separamos as vantagens ao executar corretamente esse plano de Marketing. Confira!
Atração de novos clientes
Com o trabalho cada vez mais digitalizado, o custo de aquisição de um cliente se tornou um objeto de estudo para quem trabalha na área. Afinal, quanto menor for o gasto para atrair um cliente, maior vai ser, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre o Investimento). E essas métricas são cada vez mais importantes para qualquer negócio.
O cenário ideal para qualquer profissional que trabalha com Marketing é gastar menos e conseguir melhores resultados. Com o Marketing Promocional, você consegue divulgar a sua marca de maneira espontânea para consumidores que, talvez, nem soubessem da existência do seu negócio. E o melhor: tudo isso sem precisar gastar muito.
Fidelização de quem já consome a sua marca
A captação de novos clientes é, sem dúvidas, fundamental para que uma estratégia de Marketing funcione, porém, é preciso cuidar daqueles que já confiam na sua marca e compram os seus produtos e/ou serviços. Com a aplicação precisa das ações de Marketing Promocional, a tendência é conseguir aumentar a sua taxa de fidelização.
Como? Simplesmente oferecendo novas experiências com o cliente. Não limitar a experiência do consumidor com a sua marca ao processo de transação, mas mostrar que você se importa com ele e quer aproximá-lo da sua empresa, seja oferecendo uma amostra grátis de um novo produto ou oferecendo brindes exclusivos para clientes.
Promoção da marca
Atualmente, não basta oferecer um produto de qualidade e um preço que se destaque em relação aos concorrentes, é fundamental promover a sua marca, não apenas com estratégias de Marketing Digital. O Marketing Promocional, portanto, se encaixa dentro dessa necessidade.
Ao garantir uma experiência inovadora e positiva ao consumidor com a sua marca, você coloca, automaticamente, a sua empresa na memória afetiva do cliente. Com a estratégia precisa, você promove os valores e conceitos da sua organização e, por meio dessas ações, consegue colocar a sua marca em destaque.
Diferencial em relação aos concorrentes
O consumidor está mais exigente e o mercado mais concorrido, ou seja, é preciso criatividade para se destacar em meio a essa competição. O Marketing Promocional é, sem dúvidas, um excelente diferencial competitivo para superar a concorrência e conseguir um maior destaque aos olhos do cliente.
Uma campanha que incentive o consumidor a comprar mais dos seus produtos ou mesmo a distribuição de amostras grátis são exemplos de ações que, além de promoverem a sua marca, bloqueiam a concorrência. Não à toa, um estudo da PiniOn mostra que 57% dos usuários comprariam outra marca se o concorrente oferecesse um brinde atrativo.
3 empresas que aplicaram o Marketing Promocional com sucesso
Para facilitar a visualização do impacto de ações de Marketing Promocional, separamos três empresas que utilizaram o conceito de forma muito eficiente e, assim, conseguiram gerar excelentes retornos para as suas marcas. Confira!
Pão de Açúcar
Uma maneira para fidelizar o seu público é criar programas que incentivem a compra de produtos da sua empresa e, em troca, oferecer algum prêmio. A rede de supermercados Pão de Açúcar apostou nessa estratégia: o consumidor recebia um selo para cada R$ 20,00 consumidos e, após juntar um determinado número, poderia trocar por copos, taças, panelas e talheres.
Burger King
Que tal aliar aproximação entre marca e consumidor e, de quebra, alfinetar o principal concorrente? Em ação comemorativa do Halloween em suas redes sociais, o Burger King convocou os clientes a se vestirem de palhaço — uma clara referência ao McDonald’s e o seu palhaço Ronald — e, em troca, oferecia o seu principal sanduíche de graça.
Carrefour
O Marketing Promocional pode servir também para ajudar a tirar aquele produto encalhado do estoque do seu e-commerce, por exemplo. Ao pensar nisso, o Carrefour criou o Programa Únicos, oferecendo frutas e legumes em formatos diferentes do que estamos acostumados com 30% de desconto. O cliente fica satisfeito com a oferta e a empresa ganha ao comercializar produtos que não tinham tanta saída.
Utilizar as estratégias corretas pode fazer com que o seu negócio prospere dentro de um mercado amplamente concorrido. Por conta disso, garantir que a sua marca esteja próxima ao consumidor é fundamental, exatamente o que o Marketing Promocional oferece como diferencial para a sua empresa quando aplicado corretamente.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-promocional/