As mídias externas são poderosas ferramentas de divulgação em massa. São meios de expor uma mensagem publicitária ao ar livre e, dessa forma, impactar um grande número de pessoas.
Dentre as mídias externas preferidas pelos anunciantes, a de maior destaque é o outdoor. Ele geralmente é situado em zonas urbanas e permite um impacto que se estende a todas as pessoas que utilizam este espaço, de pedestres a motoristas e de moradores a comerciantes.
Assim, sua abrangência vai além da escolha do seu público-alvo, que é selecionado de acordo com o local em que o outdoor é fixado, e alcança qualquer pessoa.
As vantagens do outdoor
Sua presença no meio urbano permite que ele tenha uma grande frequência de visualização por parte do público. Isso quer dizer que independente do número de vezes que a mesma pessoa passe por aquele local, ela terá contato com a mensagem divulgada.
Com a grande proporção que possui, o outdoor é diretamente relacionado com o conceito de impacto na comunicação. Também é um meio bastante flexível, podendo contar com apliques que lhe conferem profundidade, volume, movimento ou qualquer ideia que lhe dê ainda mais destaque.
Também é possível encontrar peças extrapolando a medida original, com altura e larguras extraordinárias, aumentando ainda mais o seu poder de impacto.
Outro ponto que demonstra a eficiência do outdoor é a forma com que sua mensagem é formulada. Clareza e simplicidade são requisitos básicos. Com a dose necessária de criatividade, a mensagem deve ser facilmente memorizável, concisa e transmitir alguma emoção para o seu público.
Isso é necessário porque é comum que as pessoas estejam em movimento quando os veem, seja de ônibus, automóvel, ou mesmo a pé, sendo primordial que ele se comunique de forma extremamente objetiva.
Mensagens que grudam na cabeça
O outdoor deve conseguir comunicar uma mensagem de maneira praticamente instantânea. Isso deve ser alcançado através do equilibro entre um bom texto e a utilização inteligente e criativa do design de imagens, que são fundamentais para dar destaque ao discurso publicitário.
Quando isso é feito corretamente, fica praticamente impossível não assimilar no subconsciente a mensagem que o outdoor transmite. Mesmo não gostando, você vai continuar lembrando dela.
Quando se abusa da criatividade, o outdoor pode desempenhar uma função que vai além de informar como meio publicitário, servindo também de distração para a vida agitada nos meios urbanos e fonte de inspiração.
Outdoor também é cultura
As características citadas fizeram com que o outdoor, assim como a linguagem publicitaria como um todo, tenha se incorporado em nossa cultura, e essa relevância se dá em diversos níveis.
Pode-se citar a capacidade que ele tem de impregnar seus conceitos e bordões na linguagem cotidiana das pessoas e seu poder de mudar os hábitos dos consumidores, tendo uma forte influencia na vida como um todo.
O outdoor está constantemente presente no dia a dia das pessoas por ser um meio que participa diretamente da paisagem urbana. Assim, é importante ressaltar sua influencia cultural para lembrar que, ao expor uma campanha na via pública, você está falando, expressando suas ideias e seu trabalho para toda uma cidade.
FONTE: https://www.digittalart.com.br/blog/o-poder-do-outdoor-7.html