Desafio

O Sebrae/PR possui diversos programas para ajudar as empresas nas suas mais diversas formas. Assim, a instituição promove o Acelera.Go para startups que já estão no mercado, formalizadas e em fase de tração e que buscam estruturar a gestão e impulsionar o crescimento do negócio, por meio do aumento das vendas e/ou investimentos. Nos anos anteriores o programa recebia outro nome, “Tração”. Assim, o desafio da Leoda foi trazer uma nova dinâmica coerente com a mudança de nome do programa e mais aderente ao perfil e momento das startups neste estágio, fazendo com que tivessem melhores resultados e experiências.

 

 

Solução

O primeiro ponto a ser resolvido pelo Sebrae/PR era o nome do programa. Antes o programa se chamava “Tração” e trazia mais etapas e atividades voltadas para as fases iniciais de uma startup (Ideação e Aceleração). Após alguns alinhamentos, surgiu o nome “Acelera.Go”, remetendo ao processo de aceleração e impulsionamento, que é o foco que as startups buscam neste momento da construção da empresa.

O segundo ponto foi: como ajustar a programação para atender a demanda das startups que estão nos seus últimos passos? A resposta veio depois de uma conversa com empresários que buscam esse tipo de orientação para suas startups. Assim, para casar com a nova proposta, foram retirados da programação os workshops e palestras, que traziam assuntos mais genéricos, e focado mais nas mentorias e consultorias, para que as startups tivessem suas dúvidas específicas atendidas com mais precisão.

Para o programa foram selecionados 5 mentores, cada um com uma habilidade específica, que escolhiam quais startups eles iriam apadrinhar. Com isso, foi traçado um diagnóstico da startup, bem como a criação de um planejamento e cronograma de ações. Além disso, as startups puderam contar com a ajuda da habilidade específica de outros mentores para traçar o melhor plano.

O Acelera.Go também contou com painéis de profissionais do mercado para dividir experiências e gerar interações mais profundas com as startups presentes. As empresas ainda contaram com bate-papos sobre o mercado para gerar networking entre os profissionais e a troca de ideias entre os participantes do programa.

Os resultados do programa não pararam por aqui! Ao final do Acelera.Go, várias empresas conseguiram tracionar seus negócios e obtiveram algum tipo de validação social por meio de programas relevantes na área, investimentos, parcerias estratégicas, e fusões.

 

 

Case em números

  • 12 semanas de programa;
  • 13 convidados especiais envolvidos (mentorias e palestras);
  • 20 horas de consultorias e mentorias especializadas;
  • 10 palestras e papos de mercado promovidos;
  • 13 startups participantes;
  • 6 cidades diferentes do Paraná.
×