A metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) tem como foco compreender o comportamento do consumidor para melhorar a caminhada dele dentro da jornada de compra do seu serviço/produto.
Siga a leitura e descubra mais sobre as etapas do método e como ele pode ser aplicado na sua empresa. Confira!
O que é AIDA?
O método AIDA pode ser aplicado tanto no setor de Marketing (comunicação), quanto no setor de Vendas.
O conceito é que só encontrar o segmento de mercado não basta para traçar uma comunicação assertiva com seu público, porque ele está dividido em diferentes fases de maturidade em relação ao seu produto e marca.
Assim, a metodologia ajuda a identificar as etapas que o cliente percorre até chegar na conversão.
Quais são as etapas do funil AIDA?
Atenção
O objetivo dessa primeira etapa é chamar a atenção do cliente e de quem não conhece seu produto/serviço, e fazê-lo perceber a oferta.
Interesse
Nessa etapa, você precisa atrair mais que a atenção do seu cliente, visto que ele já conhece seu produto/serviço. Você precisa despertar o interesse do usuário.
Aqui é interessante comunicar seus diferenciais, o que faz seu produto/serviço ser único, suas vantagens e mais informações sobre sua marca.
Desejo
Das etapas anteriores, essa aqui pode demorar um pouco mais, pois o cliente avalia as ofertas e fatores em que sua marca pode atender às necessidades dele.
A partir do momento que ele está interessado, você pode utilizar gatilhos mentais, como escassez, autoridade e urgência, para que ele deseje seu produto/serviço.
Ação
Nesta etapa, a empresa não tem muito o que fazer, pois acontece naturalmente com o fluxo da jornada do cliente neste funil.
Aqui, o cliente já comprou ou quer comprar novamente o produto/serviço. Vale a pena apostar em formas de promover a sua marca e investir em estímulos para facilitar a tomada de decisão.
Agora é a hora da prática!
Lembre-se que para cada fase do funil AIDA você pode utilizar estratégias diferentes. Além disso, cada etapa pode exigir canais diversificados para atingir o visitante.
Assim, aposte em um funil bem monitorado e estruturado para que você obtenha uma maior precisão nas estratégias traçadas para seus clientes.
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