Certamente você já ouviu sua mãe te responder dizendo que “você não é todo mundo!”. Essa frase é mais que bem-vinda dentro das estratégias de marketing que sua empresa pretende implementar.
Quem fala com todo mundo, no final das contas, acaba atingindo superficialmente todos. Assim, surge um conceito muito difundido: persona.
Percebemos que, mesmo havendo muita informação sobre o assunto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como aplicar o conceito e traçar a persona do negócio. Assim, confira mais sobre o conceito e como aplicá-lo na sua marca!
O que é persona?
Persona pode ser definida como uma representação fictícia do seu cliente ideal. Mas não se confunda! Apesar de ser fictício a sua persona tem que ser criada com base nos dados e comportamentos reais.
Na prática, a sua persona vai ter nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações, assim como uma pessoa real. Por isso, cuidado com os “achismos”.
O objetivo da criação da persona é elaborar um perfil que reúna as características principais dos clientes fiéis da sua marca para gerar um melhor direcionamento para suas ações de marketing, tanto online quanto offline.
Diferença entre persona X público alvo
Apesar dos conceitos serem muito parecidos, eles não são a mesma coisa!
Público-alvo é uma segmentação ampla e geral dos clientes que seu negócio atinge. Por isso, são representados de forma mais ampla e genérica, como nacionalidade, renda, idade e formação.
Já a persona, como falamos acima, é a representação fiel do seu cliente ideal, que traz elementos tanto socioeconômicos quanto comportamentais.
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: uma empresa que presta serviços de intercâmbio para estudar francês. Assim, seu público-alvo e sua persona podem ser definidas como:
– Público-alvo: Homens e mulheres, de 18 a 30 anos, solteiros, com renda média mensal acima de R$ 3.500. Pretendem melhorar seu conhecimento na língua e gostam de viagens.
– Persona: Pedro Paulo tem 24 anos, solteiro e estudante de gastronomia. Pensa em se desenvolver profissionalmente e culturalmente por meio de um intercâmbio na França, pois adora viajar, gosta da culinária de lá e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma empresa que o ajude a encontrar universidades e/ou escolas de idiomas na França que aceitem alunos estrangeiros.
Importância de criar uma persona
A persona ajuda a definir e conhecer seu público com mais profundidade. Dessa forma você consegue direcionar melhor seus esforços para as ações que vão acertar em cheio essas pessoas.
Para você entender um pouco mais sua importância, elencamos alguns motivos para você desenhar a persona do seu negócio:
- Determina o tipo de conteúdo que mais interessa
- Ajuda a entender o valor que seu produto/serviço pode valer
- Define o tom de voz e a linguagem mais adequados
- Auxilia na determinação dos canais de contato com o cliente
- Colabora nas estratégias de comunicação e marketing da marca
Etapas para criar uma persona
Depois de entender o conceito e sua importância, trouxemos algumas etapas para te ajudar na construção da persona da sua marca. Confira:
Analise seu negócio
Traga informações profundas sobre o seu negócio para entender quem é o seu público-alvo e quem dentro dele corresponderá a sua persona. Busque por indicadores como: sua segmentação geográfica e sua segmentação demográfica. Esses dados podem ser extraídos das redes sociais ou relatórios de terceiros, como IBGE.
Faça um levantamento sobre seu cliente ideal
Junte informações sobre o estilo de vida, personalidade, ocasião que usa a marca, benefícios que busca, atitudes, modo de usar a marca e outros. Esses elementos vão compor a parte comportamental da sua persona. Para isso, utilize de pesquisas realizadas com seus clientes ou do mapa de empatia.
Cuidado ao utilizar o mapa de empatia, pois o ideal é que você preencha ele em grupo, para que você consiga compreender e perceber os diversos olhares que essa segmentação de mercado possui.
Analise os dados e estruture sua persona
Após a realização de todas as pesquisas e o levantamento de todos os dados, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Perceba nas pesquisas quais dados aparecem com mais frequência, tanto na segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. Isso vai ajudar a encontrar um padrão para, posteriormente, ser usado na construção da persona.
Depois de feitas as análises, comece a estruturar a persona da sua marca. Lembre-se que quanto mais detalhado for esse conhecimento sobre a persona, melhor você consegue direcionar suas estratégias.
Uma dica: seu negócio pode ter mais de uma persona dependendo do produto/serviço com o qual trabalha.
FONTES: https://neilpatel.com/br/blog/tudo-sobre-persona/; https://resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/