Resumo escrito por Rafael Demczuk – Ponte do Marketing | ANO 5 | 56ª Edição | Julho 2021

 

 

Consumidores cada vez mais procuram produtos online. Porém, em 2019, mais de 69% dos clientes deixaram itens em seus carrinhos, representando mais de 4,6 trilhões de dólares perdidos em vendas.

Mas então as lojas devem fazer ações de retargeting logo após a saída dos consumidores para gerar conversão? Não devem!

Pesquisa realizada com mais de 64.000 consumidores comparando o envio de mensagem imediata (1 hora) e “tardia” (24 a 72 horas) lembrando-os do seu carrinho de compras demonstrou que, no primeiro caso, os clientes podem se sentir incomodados, com a impressão de que a empresa quer aumentar seus lucros e sentir um tom de agressividade, dado que a memória ainda é recente sobre suas escolhas.

Além disso, mensagens de retargeting em até 1 hora são piores do que não mandar mensagem alguma. Já quando a lembrança é tardia, as compras são mais altas – o que fica ainda mais evidente quando envolvem grandes quantidades e preços elevados dos produtos.

 

 

Leia o estudo completo:

Li, J., Luo, X., Lu, X., & Moriguchi, T. (2021). The double-edged effects of e-commerce cart retargeting: does retargeting too early backfire?. Journal of Marketing, 85(4), 123-140.

 

 

FONTE: http://pontedomarketing.com.br/wp-content/uploads/2021/07/pontemkt_julho2021.pdf

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