O Ponto de venda, ou PDV, é qualquer ambiente comercial que tem como objetivo convencer os consumidores a efetuarem a compra.

 

Quando falamos em ações para o mundo online, destacamos sempre a importância de investir na criação de um site eficiente, ou seja, responsivo, de fácil navegação e, mais importante: que seja prático e atrativo para o consumidor. Aliado a isso, é preciso levar essas práticas para o mundo físico para conseguir sucesso com o seu negócio.

Afinal, o ponto de venda, também conhecido como PDV, é o local em que você precisa garantir as melhores condições de apresentação para ter a certeza de que o seu cliente se sentirá confortável o suficiente para se concentrar apenas na decisão de compra.

Porém, alcançar esse padrão não é uma tarefa simples, e é preciso levar em consideração uma série de fatores. Da localização até o treinamento dos funcionários, são inúmeros pontos que podem levar a sua loja ao sucesso ou ao fracasso.

Quer saber quais são os fatores que você deve levar em consideração na hora de montar e planejar o seu ponto de venda? Então, é só continuar a leitura para tirar as suas dúvidas. A seguir, vamos apresentar o conceito de PDV e a importância do local escolhido, além de 5 dicas de merchandising para aumentar as suas vendas. Confira!

 

 

O que é um ponto de venda?

No marketing, muitas vezes, utilizamos diferentes termos para nos referirmos a elementos que sempre fizeram parte da nossa rotina. É o caso deste novo conceito para um local que está presente em nossa sociedade por séculos: o ponto de venda. Ele significa qualquer tipo de estabelecimento comercial que busque convencer os seus consumidores a comprar.

E, desde que o conceito de comércio existe, os vendedores buscam as ruas mais movimentadas para vender os seus produtos e serviços, ou até mesmo oferecer um ambiente que deixa o cliente mais à vontade. Hoje, porém, fatores como localização e apresentação do ponto de venda se tornaram ainda mais fundamentais.

Não por acaso, além da concorrência tradicional, as lojas físicas ganharam outro empecilho em seu caminho: os e-commerces. Tendo isso em vista, é imprescindível investir na qualidade do ponto de venda para garantir que o seu negócio registre números positivos ao final de cada mês.

 

Mudança de comportamento do consumidor

Outro fator que passou a exigir ainda mais qualidade e eficiência dos PDVs é a mudança de comportamento do consumidor atual.

Hoje, o cliente demanda um atendimento mais personalizado, que atenda aos seus desejos. Qualquer diferença em relação à sua expectativa é uma justificativa para deixar de comprar na sua loja e procurar a concorrência, por exemplo.

Dessa forma, é imprescindível analisar e monitorar o comportamento do seu público-alvo e persona constantemente para garantir que o seu ponto de venda está de acordo com as expectativas de quem vai comprar os seus produtos.

Com isso em mente, antes de abrir o seu PDV, faça uma análise aprofundada do perfil do seu consumidor para ter a certeza de que o seu negócio vai prosperar.

 

 

Qual a importância da localização?

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração para garantir o sucesso da sua loja física é a localização. O local para montar o seu estabelecimento é decisivo para os números que o ponto de venda vai registrar. De nada adianta oferecer um preço diferenciado e um serviço de qualidade se os clientes não frequentarem o seu PDV. Saiba mais!

 

Alinhamento ao perfil do público

Garanta que a localização escolhida para montar o seu ponto de venda esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo. Ou seja, qual é o bairro com maior concentração dos consumidores da sua empresa? Quais são os locais mais frequentados pelos seus clientes? Esses são alguns pontos que precisam ser levados em consideração.

Além deles, qual a renda média da população do bairro em que você planeja montar o seu ponto de venda? Está de acordo com as motivações do seu público, por exemplo? Uma localização onde a renda per capita esteja abaixo da média dos seus consumidores pode indicar um local mais difícil para que a sua loja prospere.

 

Estilo da loja

Outro fator a ser considerado é o estilo da sua loja. As compras realizadas costumam ser feitas por impulso? Se sim, uma rua mais movimentada da cidade pode ser a solução. Caso as vendas sejam de produtos ou serviços mais especializados, o que vai exigir maior análise do cliente, a melhor opção são as vias mais calmas.

Um erro muito comum na hora de montar um ponto de venda é escolher um shopping apenas pelo movimento que costuma ser maior, mas sem levar outros fatores em consideração. É preciso analisar o público frequentador, detalhar quais são as outras lojas no local e seus consumidores, bem como as regras da administração do estabelecimento.

 

Análise de fatores internos e externos

Para finalizar o processo de decisão do local do seu estabelecimento comercial, pode ser um diferencial realizar, por exemplo, uma análise SWOT.

Destaque os pontos positivos e negativos de determinada localização. Quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças naquele local? Assim, você consegue tomar uma decisão mais certeira e segura.

Montar o seu ponto de venda começa pela escolha da localização ideal, que se encaixe no perfil do consumidor da sua marca. Além disso, como em qualquer negócio, todas as escolhas devem ser baseadas em uma análise detalhada e muito estudo, já que basta uma decisão errada para prejudicar todo o seu negócio.

 

 

O que fazer para aumentar as vendas no seu PDV?

Para quem administra uma loja física, é importante entender que o perfil do consumidor 4.0 exige muito mais do que a qualidade ou preço dos produtos e serviços ofertados. Não basta ser o melhor — é preciso mostrar que você é, de fato, a melhor opção para que a pessoa realize a compra no seu estabelecimento e não procure a concorrência.

Com tantas opções, os consumidores se tornaram mais exigentes e, por isso, é fundamental buscar todas as maneiras de atender aos seus desejos e demandas.

Abaixo, listamos 5 dicas de merchandising a seguir para que você aumente as vendas no seu ponto de venda. Acompanhe!

 

1. Loja bem apresentável

Julgar antes de conhecer alguma coisa não é uma atitude bem-vista. Porém, quando falamos em comércio, é preciso estar ciente de que esse é um comportamento natural dos consumidores.

Assegure que o seu ponto de venda esteja apresentável para atender os seus clientes da melhor maneira possível. Pense desde a fachada do seu estabelecimento até a disposição dos produtos e a iluminação do local.

Leve em consideração o comportamento e o perfil do seu consumidor para, assim, garantir que ele se sinta confortável e se preocupe apenas com a decisão de compra.

 

2. Produtos em bom estado

Vamos supor que você queira muito comprar um determinado sapato. Para isso, você vai até a loja e consegue encontrar um par do seu tamanho. Ao reparar que o produto não está em um bom estado de conservação, com algum problema ou avaria, você vai pensar duas vezes antes de finalizar a compra, certo?

Com isso em mente, garanta que os produtos estejam nas melhores condições possíveis. Uma tática é se colocar no lugar do seu cliente. Você desembolsaria um valor por um sapato ou uma camisa em quais condições? Garanta que a experiência do consumidor seja satisfatória com a sua marca e, assim, aumente suas chances de venda.

 

3. Treinamento de funcionários

A qualidade dos funcionários do seu ponto de venda é outro fator determinante no processo de decisão de compra do consumidor. Afinal, um atendimento ruim pode fazer com que o cliente até finalize a transação, mas pense algumas vezes antes de voltar ao seu estabelecimento. Muitas vezes, o que acaba faltando é o sentimento de dono em seus funcionários.

Dessa forma, investir no treinamento dos profissionais é um diferencial para que eles entendam a importância do seu trabalho. Além disso, se sentem mais valorizados e motivados para exercerem as suas funções com maior dedicação e produtividade.

 

4. Hot points

Toda a experiência do usuário em seu ponto de venda deve ser pensada. Como falamos, até mesmo a iluminação importa quando o objetivo é convencer alguém a comprar na sua loja. Em qualquer loja, existem locais de mais destaque, conhecidos também como hot points e é importante saber utilizá-los em seu favor.

Por isso, escolha corredores de passagem obrigatória ou prateleiras na altura dos olhos, por exemplo, para colocar os itens com menos saída. Isso vai estimular as vendas de um produto que não costuma ter bom desempenho em seu PDV.

 

5. Use a tecnologia

A tecnologia é um auxílio obrigatório para todo lojista que busca o sucesso do seu estabelecimento comercial. Procure as melhores ferramentas disponíveis no mercado (softwares de CRM, por exemplo) para garantir que as suas estratégias e ações são, de fato, efetivas e geram resultados positivos para o ponto de venda.

Faça uma análise constante dos dados e do comportamento dos clientes, identifique quais produtos saem mais ou menos, dias da semana em que o movimento é mais baixo e, assim, monte um planejamento para solucionar esses problemas. Ao entender o seu consumidor, você conseguirá oferecer a melhor experiência possível para ele.

 

 

Ficou evidente, portanto, que montar o seu ponto de venda não é uma tarefa simples e é importante atentar para todos os fatores envolvidos nesse processo. Da localização e monitoramento do comportamento do consumidor até o treinamento dos seus funcionários, todos esses pontos impactam o sucesso do seu negócio.

 

 

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/ponto-de-venda/

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