Resumo escrito por Helison Bertoli – Ponte do Marketing | ANO 5 | 55ª Edição | Junho 2021
Empresas usam logos para representar suas marcas e se diferenciar de seus competidores. Enquanto algumas empresas usam apenas imagens nas logos (ex. a maçã da Apple ou o passarinho do Twitter), outras preferem que sua logo seja representada por elementos textuais (ex. o enfoque no texto usado nas logos da Google e HBO).
Um recente estudo demonstrou que o uso desses elementos na logo (texto ou imagens) não é trivial quando empresas querem gerar respostas positivas de seus consumidores. Um importante elemento deve ser considerado: a familiaridade dos consumidores com a marca.
Consumidores que têm uma baixa familiaridade com a marca preferem que a logo seja focada em elementos textuais, porque ainda não tem o conhecimento sobre a marca necessário para interpretar uma logo visual. Por outro lado, consumidores familiarizados com a marca tem uma maior facilidade em interpretar logos com imagens, tornando assim suas atitudes com a marca mais
positivas.
Esses resultados trazem importantes ensinamentos no planejamento de logos pelas marcas. Empresas com baixa familiaridade com seus consumidores, como empresas pequenas e startups, vão tirar um maior benefício ao focar no uso de logos com elementos textuais. Já as empresas consolidadas devem focar no uso de logos com imagens para ter melhores respostas de seus consumidores.
Leia o estudo completo:
Morgan, C., Fajardo, T. M., & Townsend, C. (2021). Show it or say it: how brand familiarity influences the effectiveness of image-based versus text-based logos. Journal of the Academy of Marketing Science, 49(3), 566-583.
FONTE: http://pontedomarketing.com.br/wp-content/uploads/2021/06/pontemkt_junho2021.pdf