Investir na criação de um ebook pode ajudar sua empresa a alcançar diferentes objetivos, que vão desde a geração até a conversão de leads. O livro digital é o material perfeito para tratar de assuntos mais complexos e, assim, oferecer um conhecimento mais aprofundado à audiência.

Seja no mercado B2B, seja no B2C, é fato que o Marketing Digital é uma prática cada vez mais consolidada. Com o uso da internet, é possível elaborar abordagens para atrair e educar o consumidor, eventualmente convertendo-o em cliente. Para isso, a produção de conteúdos ricos é uma etapa fundamental.

Materiais mais complexos e informativos são excelentes pedidas para direcionar o consumidor em direção ao fundo do funil de vendas. Entre os formatos mais utilizados nesse sentido, o ebook se destaca como um dos mais populares e eficientes.

Pode parecer simples criar um conteúdo mais extenso do que um blog post, encaixá-lo em um design bacana e fazer upload para a internet. Contudo, não adianta conduzir esse processo de qualquer forma e esperar que as pessoas vão se encantar, baixar, compartilhar e fazer aquela propaganda boca a boca para você.

A história não é bem assim. Criar um ebook exige profissionalismo e planejamento, além de uma equipe qualificada e focada em gerar valor para o cliente. Quer saber mais sobre ebooks e entender como encaixá-los em sua estratégia?

 

 

O que é um ebook?

A palavra ebook, muitas vezes escrita como e-book , significa eletronic book, ou simplesmente livro eletrônico. Trata-se de um conteúdo digital em forma de texto, que tem como objetivo trazer uma informação mais completa sobre determinado assunto.

Se transportarmos a ideia de livro para a internet, vamos automaticamente pensar nos ePubs, os livros inteiros que baixamos para ler no smartphone, no tablet, no iPad e no Kobo, entre outros.

Entretanto, quando falamos em criar um ebook como estratégia de Marketing de Conteúdo, estamos tratando de um conteúdo de acesso imediato, de fácil leitura, com conhecimento prático e aplicável.

Sendo assim, nada de dramas, romances ou ficção científica. O ebook deve ser criado com o intuito de educar seus leads sobre temas importantes do seu mercado, a fim de que eles conheçam o que você faz, como faz e o que pode fazer por eles.

É por isso que ele se tornou a principal isca digital para captação de leads. Por serem conteúdos mais aprofundados, os ebooks chamam bastante a atenção da audiência, que reconhece a oportunidade de obter um conteúdo de valor. Assim, é possível explorar esse interesse para adquirir os dados da audiência, conforme discutiremos logo mais.

A última edição da pesquisa Content Trends, conduzida e divulgada pela Rock Content, confirma a importância desse recurso. Isso porque a geração de leads como a principal meta dos profissionais que trabalham com Marketing de Conteúdo: 83,4% dos entrevistados confirmaram essa informação.

Quer saber mais sobre os motivos de utilizar ebooks em sua estratégia? Preste atenção no próximo tópico!

 

 

Quais são os 5 principais motivos para usar ebooks em sua estratégia?

Como mencionamos, o ebook é um material que exige um grau maior de planejamento estratégico. Detalhes como o assunto que será abordado, o design das páginas, o tipo de linguagem e a forma de divulgação influenciam diretamente o sucesso da abordagem. Se negligenciados, podem significar seu fracasso.

Por isso, é comum que você se questione: vale mesmo a pena investir tempo e dinheiro nessa estratégia? Será que não é melhor continuar focando apenas blog posts? O fato é que o ebook é, muitas vezes, a cereja no bolo da sua estratégia de conteúdo, potencializando, inclusive, a relevância do seu blog.

A seguir, vamos listar 5 motivos para você se convencer da importância do uso de ebooks em sua estratégia. Acompanhe!

 

1. São fundamentais na educação do público

Se você já conhece os princípios do Marketing de Conteúdo, já é familiar com o conceito do funil de marketing, certo? Trata-se de uma forma de mapear a jornada do consumidor, desde seu primeiro contato com a empresa até a sua conversão e, em alguns casos, fidelização.

Pois bem, nesse tipo de estratégia, o primeiro passo é combinar blog posts com técnicas de SEO para atrair a atenção do público, inaugurando o topo do funil. Contudo, para fazer com que os leads desçam até o fundo do pipeline, é preciso oferecer conteúdos educativos.

Os blog posts são, até certo ponto, muito eficazes em proporcionar essa educação. Porém, quando o cliente já conta com certo nível de conhecimento sobre o próprio problema e começa a considerar possíveis soluções, passa a procurar materiais mais aprofundados. Se você não oferecê-los, outras marcas o farão por você.

Os ebooks são, portanto, fundamentais para concluir o processo educacional dos consumidores e abordar temas mais específicos. Com eles, é possível endereçar diretamente as dúvidas do cliente e apresentar sua solução como a melhor alternativa disponível.

 

2. São portas de entrada para leads

Além de oferecer ebooks para as pessoas que já conhecem sua empresa e já acompanham seus conteúdos, você pode disponibilizá-los para recém-chegados. Usuários de internet que estejam buscando informações mais complexas podem chegar até uma landing page, por exemplo, e se interessar pelo material.

Nesse caso, é claro, contar com uma estratégia eficiente de SEO é o ponto mais importante. Uma vez que os visitantes chegam na landing page, você tem a possibilidade de coletar seus dados de contato. Basta pedir o cadastro do usuário em troca do ebook.

A partir da automação de marketing, o material pode ser enviado assim que o registro for realizado. Com a devida autorização, o novo lead pode ser incluído no seu fluxo de nutrição e, assim, se tornar mais uma oportunidade de negócio.

 

3. Geram autoridade

Práticas de Inbound Marketing são cada vez mais comuns entre empresas de todos os tamanhos. Isso acontece por conta do enorme potencial da estratégia em construir relacionamentos duradouros com a audiência, estabelecendo uma imagem positiva para a marca.

Essa imagem envolve, entre outras coisas, a autoridade da empresa no mercado. Além de um fator importante para os critérios de rankeamento do Google, a autoridade é um ponto levado em consideração por clientes durante o processo de decisão de compra. Assim, o ideal é que seu negócio seja referência no assunto.

Para alcançar tal patamar, não há outra saída: é preciso oferecer conteúdos autênticos e qualificados, como ebooks. Se você cobre uma vasta variedade de assuntos com materiais ricos, pode apostar que a audiência vai começar a olhar para você como um expert em tudo o que é relacionado ao mercado.

 

4. São fonte de conhecimento amigável

Já pensou ter uma dúvida sobre backup na nuvem e ter que ler um livro de 200 páginas, com termos técnicos sobre o assunto? Garantimos que existiriam bem menos autodidatas nesse mundo.

Em contrapartida, que tal baixar um ebook de 2000 palavras (cerca de 10 páginas), com parágrafos curtos, informação fácil de assimilar e que ensine, passo a passo, exatamente o que você precisa? Bem mais fácil, concorda?

O oferecimento de ebooks é uma forma de democratizar o conhecimento e, assim, trabalhar para educar o mercado. Afora todos os benefícios comerciais que essa ação pode gerar, trata-se de uma atividade interessante para contribuir com a comunidade, humanizando a empresa.

 

5. São materiais reaproveitáveis

Existe tanta informação em um ebook que você pode desmembrá-la em blog posts, em infográficos, em vídeos, em imagens, em calls to action e vários outros formatos de conteúdo que vão atrair o seu público e gerar engajamento. Trata-se de uma estratégia que pode ser reaproveitada.

Que tal pegar aquele seu ebook que fez sucesso e transformá-lo em um detalhado infográfico interativo? Ou pegar um capítulo dele e, depois de fazer as mudanças necessários, lançar o texto em formato de blog post? Ou mesmo reunir os melhores dados levantados no livro digital e oferecê-los em sua lista de email?

As oportunidades são diversas. A partir de uma abordagem estruturada e criativa, um ebook pode render diversas interações e formas de engajamento com o público. Então, não perca mais tempo e comece a elaborar o seu! Passaremos dicas para isso no próximo tópico.

 

 

Como criar um ebook?

Se você tem uma estratégia de conteúdo definida e documentada, já tem boa parte do que é preciso para criar um ebook bem-sucedido. De qualquer forma, vamos ao passo a passo para que você não pule nenhuma etapa.

 

Crie e compreenda sua buyer persona

Toda estratégia de Marketing Digital deve contar com uma buyer persona. Se você ainda não sabe o que é isso, não se preocupe, o conceito é simples. Trata-se de um perfil semificcional refletindo as características do seu consumidor ideal.

Assim como o público-alvo, a persona deve contar com detalhes demográficos, como sexo, local de residência, renda, idade etc. Contudo, a ideia é ir além. Adicione informações mais abstratas, como os interesses, problemas, hobbys e preferências do seu público.

Ao fazer isso, é possível elaborar ações de marketing mais bem direcionadas, ou seja, com maior ROI. Isso se aplica à elaboração de um ebook. Entender a persona é fundamental para você definir os assuntos mais relevantes para o cliente, os gatilhos para influenciar suas decisões e os canais de contato mais adequados, entre outras coisas.

 

Defina o tema do seu ebook

Depois de definir sua persona, fica fácil definir o tema do seu ebook. Esse é o primeiro passo para você iniciar a estruturação de uma pauta para o material, o que é fundamental para sua produção qualificada. O tema deve ser não apenas relevante para o público, mas também, adequado ao estágio do funil que você quer impactar.

Tenha em mente, também, que o ebook deve sempre responder a uma dúvida ou solucionar um problema da audiência. Para garantir a atração de interessados, é fundamental que o título e a descrição do material deixem claro que tipo de valor o leitor pode absorver ao consumir o livro eletrônico.

 

Estruture o seu conteúdo

Você será o responsável por produzir o conteúdo ou vai delegá-lo a um redator? Em todos os casos, é crucial contar com uma estrutura que facilite o processo, a começar pela elaboração de uma pauta. A pauta deve indicar o título e os subtítulos que devem compor o material, além de resumir o que deve ser abordado.

Deve ficar claro, também, qual tipo de linguagem deve ser empregada para envolver o leitor, o que depende das características da persona. Se for preciso inserir links para blog posts ou outras páginas da empresa, isso deve ser destacado com antecedência, de modo a facilitar a fluidez do texto.

Com todas essas informações, fica muito mais fácil para o redator desenvolver uma escrita agradável para a leitura da persona. Então, basta colocar a mão na massa e começar a escrever.

 

Ilustre o ebook

Conteúdos visuais são elementos valiosos para a experiência do consumidor. Imagens, gráficos e ilustrações são exemplos de recursos que podem ser utilizados tanto para facilitar o entendimento do leitor quanto para quebrar longos blocos de texto e melhorar a escaneabilidade do conteúdo.

Faça uma seleção das figuras a serem utilizadas e determine em que ponto do material elas se encaixam melhor. Para garantir o sucesso, é importante contar com um profissional de design ao longo do processo.

 

Não se esqueça do design

Já que falamos em profissional de design, não podemos deixar de fora a importância da formatação do ebook. Ela deve levar em consideração os dispositivos mais utilizados pelo seu público para acessar conteúdo.

Cada vez mais, acessamos blogs, sites e redes sociais por meio de dispositivos móveis. Portanto, é fundamental pensar em um design responsivo para o seu ebook. Além disso, o layout deve refletir a imagem da sua empresa — descontraída, séria, animada etc. — para que o leitor crie identificação.

Use as cores do seu logotipo para representar a identidade visual, pense na harmonia entre os elementos, use os espaços em branco como descanso para a leitura e separe a informação em blocos pequenos, que facilitem a experiência.

 

 

Quais são as 7 principais dicas para gerar resultados com ebooks?

Depois de finalizar a produção do seu ebook, é hora de colher os resultados. Como fazer isso? Confira nossas 7 dicas!

 

1. Defina uma plataforma de publicação

Como seu ebook chegará ao público? Ele será enviado por email ou ficará à disposição em uma plataforma específica? Definir isso é parte importante do processo, portanto, avalie as diferentes opções e analise suas vantagens e desvantagens.

Se você optar por uma plataforma para publicar o material, é importante que ela conte com as ferramentas e a estrutura necessárias para divulgar o ebook.

 

2. Prepare sua landing page

Todo material rico, como um ebook, precisa de uma página de destino, ou landing page. Essa página é feita exclusivamente para dar destaque ao seu conteúdo e convidar o usuário a baixar o material. A aquisição pode ser condicionada ao cadastro do usuário, potencializando a geração de leads.

 

3. Promova seu ebook nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas excelentes para a divulgação orgânica de conteúdos e, no caso de um ebook, não é diferente. Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Instagram, e Medium são apenas algumas das redes que podem ser utilizadas para a promoção do seu material.

É importante, contudo, agir estrategicamente. De nada adianta divulgar o ebook em canais pouco utilizados pelo seu público. Por isso, voltamos à relevância da persona. Identifique as redes sociais preferidas pelo seu consumidor ideal e as priorize no processo de divulgação.

Faça CTAs impossíveis de serem ignoradas para chamar a atenção do público e fazer com que ele visite sua landing page.

 

4. Crie CTAs para o ebook em seus blog posts

Ebooks e blog posts são melhores amigos, sempre. Lembra-se de quando falamos em destrinchar seu livro digital em outros tipos de conteúdo?

É exatamente para que você possa linkar os dois assuntos, convidando o leitor do post para conferir um conteúdo mais profundo e completo sobre o que você está falando.

 

5. Dê o destaque merecido ao seu ebook com links patrocinados

Se você quer mesmo ver seu ebook fazendo sucesso na internet, mas ainda não tem aquele tráfego todo no seu blog, site e redes sociais, por que não apostar nos links patrocinados? Com a segmentação adequada, é possível atingir um público com alto potencial de conversão.

Portanto, destine um orçamento para promover seus melhores ebooks no Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e demais gerenciadores de anúncios da internet.

 

6. Divulgue seu ebook para sua base de leads

Email marketing é um grande aliado nesse momento, como você pode imaginar. Se você já conta com uma lista de contatos bem segmentada, tem meio caminho andado.

Você pode criar uma campanha de email marketing para divulgar seu ebook e chamar as pessoas a conhecer esse novo conteúdo. Contudo, tome cuidado: é crucial que o material seja oferecido apenas aos contatos com potencial de se interessar por ele, de modo a prezar pela personalização da experiência do cliente.

 

7. Insira botões de compartilhamento social

Ebooks servem para aumentar a visibilidade do seu negócio e aumentar sua autoridade em determinados assuntos, mas, para isso, você precisa de audiência — e muita. A melhor forma de alcançar isso é incentivando os leitores a compartilhar o material com amigos, colegas e conhecidos.

Sendo assim, é válido adicionar botões de compartilhamento social. Uma call-to-action sugerindo a divulgação também pode ser um gatilho interessante, especialmente se o leitor realmente gostar do conteúdo. Já pensou ver seu ebook viralizando na internet?

 

 

O ebook é um tipo de conteúdo que pode trazer enormes vantagens para sua estratégia de Marketing Digital. O livro eletrônico representa a possibilidade de abordar assuntos específicos de forma mais aprofundada, facilitando a educação do público. Com a estratégia certa, ebooks aumentam a geração de leads e potencializam a taxa de conversão.

 

 

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/como-criar-um-ebook/

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