Não é de hoje que empresas utilizam o Instagram de forma comercial, como forma de interagir com seus clientes e consumidores.
Mas as únicas métricas que os analistas de redes sociais tinham para avaliar a performance das empresas no Instagram eram as métricas de vaidade, ou seja, curtidas, comentários e visualizações.
No entanto, a rede social tem uma funcionalidade que permite que você transforme o perfil da sua empresa em comercial. E nós vamos te contar tudo o que sabemos sobre isso, aqui.
Vamos lá!
Qual o objetivo do Instagram for Business
Bem, essa funcionalidade surgiu a partir de uma pesquisa do Instagram com os comerciantes que usam a rede social para anunciar seus produtos. Com essa pesquisa foi descoberto que alguns pontos de extrema importância para vendedores eram:
- Ter mais visibilidade na rede social
- Conseguir mensurar sua performance
- Atingir mais consumidores
Para ajudar os comerciantes que usam a rede social, a empresa de Mark Zuckerberg lançou algumas funcionalidades para o Instagram for Business:
- Perfis comerciais
- Métricas
- Anúncios dentro do aplicativo
Funcionalidades do Instagram for Business
Agora que você já sabe os objetivos dessa ferramenta vamos te explicar suas funcionalidades!
Perfis comerciais
O Instagram permite que você transforme o perfil da sua loja de roupas ou da sua empresa de peças automotivas, por exemplo, em perfis comerciais.
Mas o que muda com essa alteração?
Bem, quando você altera para um perfil comercial você preenche suas informações de contato ( telefone, email e endereço) e o visitante pode te contatar facilmente. Basta clicar no botão “contato”.
Quando o visitante clica em contato uma janela com as opções que ele tem para contatar a empresa abre. Com essa opção de contato direto, sem ser por direct messages igual antes, aumenta as chances da conclusão de uma compra do cliente, por exemplo.
Métricas
Antes só conseguíamos mensurar os resultados no Instagram a partir de curtidas, comentários e visualizações, mas todos sabemos que existem métricas mais significativas. E foi isso que o Instagram fez! Os perfis comerciais tem acesso a métricas fundamentais para poder avaliar a performance em uma rede social.
Impressões
A métrica impressões mostra o total de vezes que todas as suas publicações foram vistas. É interessante manter uma meta de crescimento dessa métrica sempre. Assim você consegue medir se o seu perfil está sendo interessante para os usuários ou não.
Alcance
Essa métrica lembra muito o “alcance” do Facebook. Por ela você consegue mensurar o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações.
Visualizações no perfil
O nome já entrega o que essa métrica faz. Por ela você consegue mensurar quantas vezes seu perfil foi visualizado.
Cliques no site
Essa é talvez uma das métricas mais importantes, já que mensura o número de cliques que seu site recebeu pela redes social. É importante manter essa métrica sempre crescendo pois ela mostra as conversões que seu perfil está gerando.
Seguidores
Quem não quer saber qual o melhor horário para postar, certo? Essa métrica mostra qual horário seus seguidores ficam mais ativos no Instagram em um dia normal. Além disso, clicando em “ver mais” você consegue ver:
- Número de novos seguidores
- Porcentagem por gênero: 56% homens e 44% mulheres, por exemplo
- Faixa etária dominante
- Principais cidades e países de onde são seus seguidores
- Dias e horários que seus seguidores estão mais ativos
Incrível, não?
Principais publicações
Com o perfil comercial você também consegue ver as principais publicações do seu perfil, ou seja, aquelas com o maior número de impressões. Com essa métrica você consegue saber quais os conteúdos que performam melhor nessa rede social.
Anúncios dentro do aplicativo
Também é possível que você escolha um post que performou bem no seu perfil e adicione um CTA convidando usuários a interagiram com ele. A escolha de público-alvo fica a cargo de você ou, caso escolha, do Instagram.
A partir dai funciona muito parecido com o Facebook, o post será promovido durante o período de tempo que você escolheu.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/instagram-for-business/