Descubra a história, curiosidades e funcionalidades do Instagram, além de como usar a rede em sua estratégia de Marketing Digital!
O Instagram já tem um lugar especial em nosso cotidiano e é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, tanto para se conectar com pessoas, quanto para se conectar a empresas.
Mas você sabe como tudo isso começou? Conhece as principais curiosidades sobre a empresa e seus fundadores? Gostaria de saber como você pode utilizar o Instagram a seu favor através do Marketing Digital? Então continue a leitura!
O que é Instagram?
O Instagram é uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.
Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.
Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.
A história do Instagram
A história do Instagram e curta, porém de muito sucesso e rápido crescimento.
O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software. No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e, já em dezembro do mesmo ano, contava com a impressionante marca de 1 milhão de usuários.
Em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede.
Já no ano de 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo na versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares.
Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.
Recursos
Além dos famosos filtros originais inspirados na câmera Polaroid, o Instagram apresenta uma série de recursos interessantes que contribuem para a experiência do usuário no aplicativo e que foram implementados ao longo de seus anos de existência.
Aqui estão os principais deles:
Edição de imagem
Com o passar do tempo, foram implementadas novas opções de edições de imagem no Instagram. Possibilitando que o dono da conta possa, não apenas aplicar filtros às fotos, mas também ajustar seu tamanho, cortá-la ou endireitá-la e inserir efeitos de luz, contraste e cor.
Curtidas
As famosas curtidas, que possuem como um símbolo um coração que fica vermelho é, talvez, o recurso mais importante e querido dentro do aplicativo. Com elas, é possível medir a popularidade e interação de suas postagens e quantas pessoas gostaram do que você publicou.
Comentários
Outra ótima opção de interação entre os usuários são os comentários que podem ser feitos nas publicações. Além de comentar sobre a foto ou vídeo em questão, é possível marcar amigos nestes comentários para que eles também vejam o conteúdo rapidamente. Algumas páginas empresariais e alguns artistas famosos costumam responder a algumas dessas interações, o que torna tudo ainda mais interessante para quem usa o Instagram!
“Seguindo”
Neste recurso, é possível acompanhar o que seus amigos e outras pessoas que você segue estão fazendo na rede. Fotos que foram curtidas, pessoas seguidas e comentários em fotos podem ser visualizados nesta opção.
“Explorar”
A aba “explorar”, disponibiliza uma galeria de fotos de pessoas de todo o mundo, inspiradas nas fotos que você curte e em quem você segue. Este recurso possibilita a descoberta de novos perfis que despertem o seu interesse, já que, de alguma forma, se encaixam com suas preferências dentro da rede.
Marcação em fotos
A opção de marcação de fotos, gera, dentro do seu próprio perfil, uma galeria de fotos postadas por outras pessoas, onde você esteja presente e marcado. Caso o usuário não queira, ele pode selecionar a opção de ocultar aquela foto de seu perfil, e dessa forma, ela não aparece nesta galeria .
Mensagens Diretas
As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat, que conecta usuários que se conhecem, e também, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, usuários que não se seguem, por meio de conversas individuais ou em grupo. Além desta troca de mensagens, é possível enviar fotos do seu próprio aparelho, ou de dentro do Instagram.
Localização
Ao postar uma foto, pode-se adicionar qual foi o local onde ela foi tirada. Isso ajuda outros usuários a saberem a localização daquela imagem e também cria um mapeamento de lugares visitados que podem ser visualizados em seu próprio perfil. É uma maneira interessante de se ter uma visão geral sobre lugares visitados em seu país, ou ao redor do mundo.
Instagram Stories
Muito parecido com o Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas, e a inclusão de emojis, desenhos e manuscritos. Nele, pode-se determinar a privacidade de suas histórias para que apenas alguns usuários tenham acesso, ou para que qualquer usuário da rede possa ver suas publicações. Além disso, assim como o Snapchat, existe a possibilidade de ter acesso a quem visualizou suas publicações.
O Instagram Stories oferece mais um meio para que as empresas possam interagir com seus clientes dentro dessa rede social. Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio.
Você pode achar que o Instagram Stories não tem muita importância, já que o Snapchat oferece funções similares — mas não é bem assim. Uma vantagem importante deste recurso é que, se a empresa já tem muitos seguidores no Instagram, ela pode manter seu foco no marketing dentro dessa rede social. Assim, não é necessário construir uma nova audiência no Snapchat.
Live
A partir das lives, os usuários podem fazer transmissões em tempo real através da câmera do aplicativo. O detalhe é que a transmissão é apagada imediatamente, assim que acabar. Nada fica registrado no feed do usuário.
É possível inserir um comentário fixo na live, para que todos os seguidores que estão acompanhando a transmissão vejam. Eles, é claro, também podem deixar comentários. Na área Explorar do app do Instagram, ficam exibidos os Top Live (principais transmissões) em andamento.
Com as lives, as empresas podem promover webinars acessíveis e exclusivas aos seus seguidores, o que contribui para a qualificação de leads.
IGTV
Por fim, o IGTV é uma plataforma de vídeos que permite a criação e divulgação de conteúdos em até 60 minutos.
A ideia por trás de sua criação foi permitir que produtores de conteúdo e influencers já presentes nessa rede social fossem capazes de produzir vídeos mais longos que ficassem centralizados exatamente onde possuem mais seguidores, sem precisar migrar para outras plataformas como o Youtube.
Instagram para empresas
A conta no Instagram permite que pessoas possam entrar diretamente em contato com empresas através de telefones ou e-mail. Isso facilita a comunicação entre as organizações e o público, assim como reforça a importância da separação de perfis para usuários comuns e marcas.
O botão de contato é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas. Clicando nele, o usuário verá três funções: Ligar, Email e Como chegar. Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar e falar com sua empresa.
O Instagram para Empresas também conta com métricas diferenciadas, que foram chamadas de Insights. Elas permitem acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa. Estamos falando de:
- Impressões: monitora o total de visualizações das suas publicações
- Alcance: monitora o número de usuários (contas únicas) que visualizaram suas publicações
- Visualizações de perfil: monitora, é claro, o total de visualizações do perfil da sua empresa
- Cliques no site: monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram para Empresas
- Seguidores: monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, inclusive o horário em que são mais ativos, gênero e faixas etárias
- Principais publicações: monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações
Finalmente, o Instagram para Empresas também adiciona uma função de anúncios. Com ela, você escolhe um dos seus posts com melhor performance, inclui um CTA e, assim, obtém o máximo de conversões. Você pode definir pessoalmente quem visualizará o anúncio ou, se preferir, o próprio Instagram fará isso. Você também define o período de tempo para que esse conteúdo seja promovido.
O Instagram para Empresas é gratuito. Vá ao menu de configurações do Instagram, toque na opção do perfil empresarial e preencha os campos solicitados para criar seu perfil do Instagram para Empresas.
Como usar o Instagram no Marketing Digital
Sabemos que para ser lembrado é preciso ser visto. Por isto, estar presente nas redes sociais é importantíssimo para ter uma estratégia de marketing eficaz.
O Instagram, apesar de ser lembrado como uma rede social mais jovem e menos “séria”, é uma ótima ferramenta de divulgação de sua marca e de seus produtos. Reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar você a ter uma boa estratégia de marketing e a ter boas práticas dentro do Instagram
Interaja com seu público
O propósito das redes sociais é a interação e o foco principal é o relacionamento entre os usuários. Por isso, sempre interaja com seu público! Responda aos comentários e principalmente as perguntas.
Crie postagens que incentivem a interação entre seus seguidores e faça com que eles se sintam importantes! Curta suas publicações sempre que possível e siga alguns perfis. Lembre-se de ter sempre em mente a sua persona, para que você possa direcionar as publicações para o tipo certo de público.
Anuncie
Os anúncios pagos do Instagram se mostraram muito eficazes para empresas. Utilizando um algoritmo bem similar ao do Facebook, o aplicativo identifica usuários que possuam interesses semelhantes aos de seu público-alvo, e apresenta seus anúncios a eles.
Além disso, o ads possibilita incluir nas postagens hiperlinks que podem direcionar o usuário para uma página de compra, por exemplo. O que não é possível quando publicamos uma foto sem anunciar.
#Hashtags
As hashtags, utilizadas inicialmente pelo Twitter, funcionam como uma espécie de palavra-chave, que facilita e ajuda a classificar o tipo de público.
A criação de uma hashtag própria pode ser uma grande ajuda e é uma estratégia muito utilizada, pois pode criar uma comunidade que irá associá-la a sua marca ou produto. Mas cuidado para não criar uma tag que seja longa ou específica demais e acabe não sendo usada por ninguém!
Instagram stories e marketing digital
Com este recurso, é possível criar uma relação mais próxima com seus seguidores, já que é possível para eles acompanhar o dia a dia da empresa, ou ficar mais por dentro de como os produtos são feitos.
Qualidade é fundamental
Esta regra vale tanto para o conteúdo, quanto para as imagens! Invista em boas imagens! Lembre-se que o Instagram é uma rede visual, e imagens bem produzidas e que possuem destaque, sempre serão lembradas e apreciadas pelo seu público.
Não é necessário postar apenas imagens do seu produto! Divulgar imagens de como é o dia a dia em sua empresa ou o que seus funcionários estão fazendo, ajuda ainda mais na aproximação dos seus seguidores com sua marca.
As legendas também são muito importantes. Aposte numa linguagem mais humanizada e não tenha medo de falar do seu produto, desde que este não seja o único foco da página. Incentivar seu público através de promoções e Calls To action também é uma ótima maneira de mantê-lo interessado. Lembre-se que as pessoas querem ser surpreendidas e terem boas experiências que serão associadas a você.
Sabemos que, cada vez mais, as redes sociais são os maiores aliados de quem deseja crescer e se destacar no mercado, por isso, não deixe de seguir estas práticas e se mantenha sempre atualizado sobre as novas tendências.
Vimos que o Instagram teve uma rápida expansão e ganhou os corações de usuários de todo o mundo através de sua plataforma intuitiva e de seus recursos inovadores.
E você? Já utiliza o Instagram para sua empresa? Possui um perfil pessoal? Gostaria de adicionar alguma dica a este artigo? Deixe nos comentários abaixo!