Estudos de neuromarketing e economia comportamental afirmam que SOMOS IRRACIONAIS quando escolhemos comprar, ou não, algum tipo de produto ou serviço.
Nosso inconsciente nos domina, e tomamos decisões de maneira muito mais emocional, do que de maneira lógica.
Aí que entram os famosos GATILHOS MENTAIS.
Resumidamente, eles são estímulos que são mandados para o seu cérebro, muitas vezes de maneira disfarçada, que vão mexer com o seu emocional, ânimo, lembranças, etc. para influenciar a sua tomada de decisão.
Você pode pensar:
“Nossa! Mas que absurdo isso, estão tentando me manipular então?”
SIM, MAIS OU MENOS ISSO, E FAZ TEMPO QUE ACONTECE.
A cada dia você chega a tomar mais de 1.000 decisões, desde a definição de qual hora em que vai sair da sua cama, qual roupa vai usar, até qual caminho tomar para ir ao trabalho.
A maioria dessas decisões tomamos no automático.
Nem pensamos, quando percebemos, já estamos fazendo.
Isso acontece porque para tomar decisões, temos que colocar o nosso cérebro para funcionar de maneira consciente, e isso gasta muita energia.
Então, para SITUAÇÕES mais simples, o nosso cérebro acaba tomando decisões sem que a gente se dê conta, de maneira inconsciente.
É aí que os gatilhos mentais agem, nessas decisões que não passam pelo nosso consciente.
Vamos lá te dar um exemplo:
Lembra do dia, na aula de artes da sua escola, quando você ainda era uma criança, e que a sua professora elogiou o desenho que você tinha feito, na frente de todo mundo?
E o quanto isso te fez se sentir especial?
Sem pensar, você começa a desenhar mais em casa, copiar desenhos de revistas, treinar para cada vez mais, desenhar melhor (muitas vezes essa decisão é feita de maneira inconsciente), pois você quer o elogio de novo, quer se sentir especial novamente, quer se sentir EXCLUSIVO.
No nosso mundo a EXCLUSIVIDADE pode ser utilizada para acionar gatilhos mentais em você, e as empresas podem explorar esse fato para induzir a sua tomada de decisão. Por exemplo um desconto especial para você, brindes no seu aniversário, níveis de benefícios, etc.
Outro exemplo muito utilizado como gatilho mental é a ESCASSEZ.
Você já deve ter visto alguma propaganda que dizia:
“… ÚLTIMAS UNIDADES…”, “…EDIÇÕES LIMITADAS…”, etc.
A ESCASSEZ está ligada ao nosso instinto de sobrevivência.
Precisamos aproveitar antes que acabe, e fiquemos sem.
Um exemplo claro aconteceu agora na pandemia, em que os estoques de papel higiênico e álcool gel acabaram dos estabelecimentos.
Assim como esses, existem vários outros gatilhos que são utilizados, como:
- URGÊNCIA,
- CONFIANÇA,
- NOVIDADE,
- CURIOSIDADE,
- etc..
O importante, como consumidor é saber que os GATILHOS MENTAIS existem, e que muitas vezes são usados para influenciar na sua escolha, por isso é bom ficar atento, sair do automático, respirar um pouco e pensar bem antes de tomar qualquer tipo de decisão importante. E, tomando decisões conscientes temos a oportunidade de inovar nas decisões!
Também bom para você como empresário, saber que eles existem e podem ser muito úteis no seu discurso de marketing, porém é importante usá-los com responsabilidade e ética, nunca com o intuito de enganar os clientes.
O Sebraetec tem serviços, materiais e consultorias que podem te ajudar muito na construção de uma estratégia utilizando gatilhos mentais.
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Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/bang-bang-da-tomada-de-decisao-gatilhos-mentais-mais-rapidos-do-velho-oeste <Acesso em: 10/11/2020 ás 19h22>