Estudos de neuromarketing e economia comportamental afirmam que SOMOS IRRACIONAIS  quando escolhemos comprar, ou não, algum tipo de produto ou serviço.

Nosso inconsciente nos domina, e tomamos decisões de maneira muito mais emocional, do que de maneira lógica. 

Aí que entram os famosos GATILHOS MENTAIS.

Resumidamente, eles são estímulos que são mandados para o seu cérebro, muitas vezes de maneira disfarçada, que vão mexer com o seu emocional, ânimo, lembranças, etc. para influenciar a sua tomada de decisão.

Você pode pensar:

“Nossa! Mas que absurdo isso,  estão tentando me manipular então?”  

 SIM, MAIS OU MENOS ISSO, E FAZ TEMPO QUE ACONTECE.

A cada dia você chega a tomar mais de 1.000 decisões, desde a definição de qual hora em que vai sair da sua cama, qual roupa vai usar, até qual caminho tomar para ir ao trabalho.

A maioria dessas decisões tomamos no automático.

Nem pensamos, quando percebemos, já estamos fazendo.

Isso acontece porque para tomar decisões, temos que colocar o nosso cérebro para funcionar de maneira consciente, e isso gasta muita energia.

Então, para SITUAÇÕES mais simples, o nosso cérebro acaba tomando decisões sem que a gente se dê conta, de maneira inconsciente.

É aí que os gatilhos mentais agem, nessas decisões que não passam pelo nosso consciente.

Vamos lá te dar um exemplo:

Lembra do dia, na aula de artes da sua escola, quando você ainda era uma criança, e que a sua professora elogiou o desenho  que você tinha feito, na frente de todo mundo?

E o quanto isso te fez se sentir especial?

Sem pensar, você começa a desenhar mais em casa, copiar desenhos de revistas,  treinar para cada vez mais, desenhar melhor (muitas vezes essa decisão é feita de maneira inconsciente), pois você quer o elogio de novo, quer se sentir especial novamente, quer se sentir EXCLUSIVO.

No nosso mundo a EXCLUSIVIDADE pode ser utilizada para acionar gatilhos mentais em você, e as empresas podem explorar esse fato para induzir a sua tomada de decisão.  Por exemplo um desconto especial para você, brindes no seu aniversário, níveis de benefícios, etc.

Outro exemplo muito utilizado como gatilho mental é a ESCASSEZ.

Você já deve ter visto alguma propaganda que dizia:

“… ÚLTIMAS UNIDADES…”, “…EDIÇÕES LIMITADAS…”, etc.

A ESCASSEZ está ligada ao nosso instinto de sobrevivência.

Precisamos aproveitar antes que acabe, e fiquemos sem.

Um exemplo claro aconteceu agora na pandemia, em que os estoques de papel higiênico e álcool gel acabaram dos estabelecimentos.

Assim como esses, existem vários outros gatilhos que são utilizados, como:

  • URGÊNCIA,
  • CONFIANÇA,
  • NOVIDADE,
  • CURIOSIDADE,
  • etc..

O importante, como consumidor  é saber que os GATILHOS MENTAIS existem, e que muitas vezes são usados para influenciar na sua escolha, por isso é bom ficar atento, sair do automático, respirar um pouco e pensar bem antes de tomar qualquer tipo de decisão importante. E, tomando decisões conscientes temos a oportunidade de inovar nas decisões!

Também bom para você como empresário, saber que eles existem e podem ser muito úteis no seu discurso de marketing, porém é importante usá-los com responsabilidade e ética, nunca com o intuito de enganar  os clientes.

O Sebraetec tem serviços, materiais e consultorias que podem te ajudar muito na construção de uma estratégia utilizando gatilhos mentais.

CLIQUE AQUI E BAIXE O NOSSO CATÁLOGO DE SERVIÇOS

___________________________________

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar este e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação.

Gostou? Siga nossos autores!

Curta o artigo e indique para amigos/as!

Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/bang-bang-da-tomada-de-decisao-gatilhos-mentais-mais-rapidos-do-velho-oeste <Acesso em: 10/11/2020 ás 19h22>

×