Vou te propor para imaginar uma coisa comigo! Topa?
Imagine que você tem uma loja de roupas femininas na cidade de Curitiba.
Há um bom tempo nessa atividade, você conhece bem esse mercado, já conquistou uma clientela, a sua loja é conhecida no bairro, e todo mês você tem um certo lucro.
Você já sabe os meses em que a venda é mais alta e baixa, sabe como abordar a clientela que chega na sua loja, sabe quais produtos colocar em promoção para chamar atenção quando precisa, etc.
Um belo dia você nota que o movimento na sua loja caiu de uma hora para outra, sem explicação.
No começo você acha que é coisa de momento, mas, meses se passam e nada desse cenário mudar.
Muito preocupado você utiliza de todas as técnicas e estratégias que aprendeu para tentar fazer o seu movimento voltar, porém de nada adianta.
Desesperado, você começa a pesquisar possíveis soluções e buscar novas oportunidades.
Nessa busca, conversando com um amigo que também possui uma loja, mas de roupas para crianças, você descobre que ele passou pelo mesmo problema.
Porém, um dia, ele ouviu de um suposto “consultor” super especializado em varejo que em Curitiba não dá mais para vender do jeito que se vendia antigamente. E propõe, hipoteticamente, que:
O segredo agora é abrir uma loja em outro lugar, e a cidade do momento é Xerém, um distrito de Duque de Caxias que fica no Rio de Janeiro.
Xerém é o lugar que “tá bombando” agora.
Animado e esperançoso com a notícia, você resolve ir atrás de mais informações sobre Xerém, e ouve falar que muitas pessoas do Brasil todo estão abrindo lojas lá, e estão ganhando rios de dinheiro.
O aluguel é muito mais barato, o movimento só cresce, a mão de obra é muito mais em conta, e o melhor de tudo:
Existem lá empresas especializadas nesse tipo de varejo, que podem te dar suporte e fazer toda a administração da sua loja para você. Você nem precisa ir para lá.
Nesse momento você pensa:
“PRONTO… ACHEI A SOLUÇÃO!! Mais vendas, menos custos, menos trabalho, posso ficar de longe só olhando que meus produtos vão vender novamente.”
Parece até milagre né? Realmente só parece mesmo…
Depois de 03 meses com sua loja funcionando em Xerém, você tem uma ingrata surpresa, nada mudou.
Investiu um tempo e dinheiro em uma loja que não está dando retorno.
Nesse momento você para para refletir:
Apostou na abertura de uma nova loja, em um lugar em que você conhece muito pouco sobre, quase nunca vai para lá, e deixou a gestão da loja nas mãos de outras pessoas, pois confiou que eles saberiam o que estavam fazendo.
Resultado, sua loja não certo, e o pior, você não sabe nem o que está acontecendo.
Agora, neste cenário imaginário, substitua esta Loja em Xerém por um e-commerce.
Muitas empresas acreditam que ir para o digital é fácil. Pensam: “Vou com menos custo, ter muito mais resultado”. Tipo um milagre.
Sinto te informar, mas esse “milagre da transformação digital” não existe.
Abrir uma loja digital dá tanto ou mais trabalho do que abrir uma loja física.
Você tem que entender minimamente como funciona um e-commerce, estar de olho diariamente nos indicadores (e são muitos e bem diferentes), entender que vender online é muito diferente de vender off-line, pois não existe mais o olho no olho, e o seu cliente está a um clique de distância do seu concorrente.
Estamos cada vez mais digitais, inclusive você, que tem um smartphone, pede Uber, comida no food e manda WhatsApp para seus amigos e colegas.
Nosso jeito de comprar mudou muito não acha?
E o seu jeito de vender?
Continua o mesmo de 5, 10 anos atrás?
Se, sim! Algo está errado não acha?
Melhor se mexer!
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Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/a-espera-de-um-milagre <Acesso em: 30/10/10 ás 09h34>