A miopia de marketing pode ser a causa do fracasso de muitas empresas, que de uma hora para outra veem suas campanhas de marketing despencando, e produtos parados nas prateleiras.
Mas, apesar de sua ameaça potencial, a MIOPIA DE MARKETING é algo que muitos profissionais de marketing, empreendedores e proprietários de empresas NÃO CONHECEM.
Se você já desenvolveu uma campanha que não foi bem sucedida, esperava grandes resultados de um lançamento de produto, mas não deu certo, ou teve uma ideia genial de um negócio, porém fracassou, este artigo pode ser para você!
Bom vamos lá então:
Afinal, o que é miopia de marketing?
É quando uma empresa não consegue identificar o real valor do que ela entrega para o seu cliente.
Ela está preocupada demais com o seu produto e serviço, ou o que ela acha importante, e deixa de lado o real problema que poderia motivar um cliente a procurá-la.
Onde se originou a miopia de marketing?
O termo “miopia de marketing” foi criado por Theodore Levitt, em um artigo de 1960 publicado pela primeira vez na Harvard Business Review, uma renomada revista de negócios.
Quando acontece a miopia de marketing?
- MIOPIA DO CRESCIMENTO – Quando você acha que o mercado onde atua está só crescendo.
- A simples verdade é que nenhum negócio tem garantia de crescimento.
- Mesmo que seja o primeiro a chegar a um mercado em expansão, um negócio só crescerá se as decisões e oportunidades corretas forem aproveitadas.
- Quando o crescimento é assumido, ações são tomadas para colocar as necessidades da empresa acima das de qualquer outra pessoa, incluindo as do cliente.
Isso pode significar coisas como: adaptar processos, alterar mensagens de marketing e aumentar a produção (sem o mercado estar pronto).
- MIOPIA DA CERTEZA – Quando você se acha o dono da razão.
- A miopia de marketing também ocorre quando os tomadores de decisão da empresa presumem falsamente que seu conhecimento do setor deve ser levado mais em consideração do que o de seus clientes.
- Os setores são dinâmicos, assim como as necessidades do cliente – isso significa ouvir continuamente o mercado e se ajustar aos desejos dos seus clientes.
- Não importa quanta experiência você tenha de mercado, você nunca deve presumir que sabe o que seu cliente deseja, sem antes falar com ele.
- MIOPIA DA VENDA DESENFREADA – Quando você fica obcecado em vender, vender e vender.
- A miopia de marketing também acontece quando as empresas colocam muita ênfase nas vendas e esquecem a experiência do usuário.
- Esse ponto é particularmente relevante na era digital, onde os sites estão repletos de ofertas e materiais de marketing.
- Pode ser muito mais valioso para uma empresa entender como o cliente em potencial interage com o conteúdo, produtos e materiais de marketing de uma empresa, a fim de construir com sucesso um relacionamento de longo prazo.
- As vendas de curto prazo são uma abordagem míope dos negócios.
RESUMINDO
A MIOPIA DE MARKETING diz que para você olhar realmente e com nitidez o que está acontecendo, você tem que prestar atenção no MERCADO, olhar no seu entorno, e não focar apenas em você, no que você gosta e acha importante.
Ou seja: PARE, OLHE E ESCUTE, antes que o trem do mercado te atropele, porque você não o viu chegando devido à SUA MIOPIA DE MARKETING.
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Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/miopia-de-marketing-talvez-sua-empresa-precise-de-oculos <Acesso em:25/11/20>