Será que existe um único motivo que prove por que fazer marketing de conteúdo no Brasil dá certo para a sua empresa crescer? Aqui vai 6 bons motivos…

 

Atualmente, 71% das empresas adotam estratégias de marketing digital e isso gera 2 vezes mais visitas e 3 vezes mais oportunidades de negócio. Só que não é só isso que prova por que fazer marketing de conteúdo no Brasil vale a pena.

Por sinal, a pesquisa é da Content Trends e mostrou também que essas empresas produzem mais de 13 conteúdos por mês e assim conquistam até 4 vezes mais visitas do que as que publicam menos.

O que é marketing de conteúdo

Se você quer saber por que fazer marketing de conteúdo e para que serve o marketing de conteúdo, você tem que entender o que é marketing de conteúdo.

Então, vamos começar por esse ponto, que é bem simples de entender!

O marketing de conteúdo é uma estratégia usada a fim de produzir conteúdos para o seu público alvo, mas isso tem vários detalhes.

Por exemplo, o seu conteúdo tem que ser de qualidade e frequente.

Além disso, tem que estar em vários canais de comunicação e em vários formatos também.

Quanto ao seu público alvo, a ideia é que ele se torne um cliente no futuro.

Então, marketing de conteúdo é um plano de ações focado na criação e divulgação de conteúdos na internet.

Apenas para exemplificar o assunto, pense no seguinte:

Você pode publicar um material em um blog, que ganhe posicionamento no Google e que informe as pessoas sobre a importância de se usar protetor solar no inverno também [além do verão, claro].

Então, esse será o 1º passo para você, em um estágio mais avançado, poder enviar um e-mail marketing para o seu público e dizer que existe no mercado um protetor solar que é livre de produtos químicos e dura por 3 dias.

Claro que esse é o seu produto!

Em uma nova definição sobre o que é marketing de conteúdo, portanto, podemos dizer que é uma venda indireta, que acontece em etapas e visa não apenas a compra por parte do cliente como também a fidelização dele.

História para entender o que é marketing de conteúdo

Antes de você entender por que fazer marketing de conteúdo, veja essa historinha que é bem famosa no marketing de conteúdo justamente por ser uma das pioneiras.

Em 1895 a John Deere, empresa de máquinas agrícolas, publicou a 1ª edição da revista “The Furrow”, que está em circulação até hoje.

O fato é que esse conteúdo era geral, para todo público em agricultura e não ficava apenas fazendo propaganda sobre os seus produtos e tratores.

A verdade é que nem todos os consumidores da revista tinham um John Deere, mas eles tinham a informação da marca e, posterior a isso, sentiram necessidade de fazer a compra.

Por quê?

Por que elas encontraram uma marca de confiança e esse é um dos objetivos do marketing de conteúdo no Brasil e no mundo.

Mais uma vez vamos tentar definir o que é marketing de conteúdo, agora embasados nessa breve história da John Deere:

– Marketing de conteúdo é falar sobre o seu nicho de mercado, mas diferente do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz e sim sobre o que os seus clientes precisam.

Por que fazer marketing de conteúdo?

Essa resposta totalmente completa e integral nós vamos dar no tópico abaixo, sobre “os objetivos do marketing de conteúdo”.

Mas, para que você comece a entender a importância do assunto, vamos falar um pouco dos blogs – afinal, eles são necessários para o seu negócio online?

Bom, vamos considerar que o blog é considerado o melhor canal de comunicação com os clientes e também de divulgação de conteúdos.

Isso se prova pelo fato de ser exclusivo da sua marca para falar com o seu público.

Depois porque é através de um blog que você vai poder otimizar todos os seus conteúdos para os mecanismos de busca – é dessa forma que você é visto para ser lembrado.

Então, se estamos falando em marketing de conteúdo, ter um blog se torna algo essencial.

Os objetivos do marketing de conteúdo

Bom, para complementar a resposta sobre por que fazer marketing de conteúdo no Brasil, vamos falar agora dos benefícios dessa estratégia na hora de converter clientes e ganhar dinheiro na internet.

Na verdade, são muitos os benefícios, por isso, separamos apenas os principais, que você vai poder conferir em tópicos.

1 – A visibilidade online

A cada novo conteúdo que você publica, independente do seu formato escolhido, mais oportunidades você tem de ser encontrado pelos internautas e futuros clientes.

É uma questão um pouco lógica falar disso, mas pense como se você fosse um time de futebol: quanto mais você treina e joga, mais preparado você fica.

E, na mesma proporção, maiores suas chances de obter vitórias e ganhos.

No mundo das vendas, nos meios mais tradicionais, a gente costumava falar em “quem não é visto não é lembrado”.

Então, como o assunto é o mercado online, a ideia é a de que quem não entende para que serve o marketing de conteúdo e não faz a aplicação dele, acaba ficando para trás – justamente por que não é visto.

Bom, para finalizar esse tópico, sabia que desculpas não é uma boa escolha.

Você tem mil motivos e mais mil assuntos para criar conteúdos de qualidade: como falar do seu produto, das dores das suas personas, dos assuntos relacionados, das soluções, etc.

2 – O relacionamento com o cliente

Por que fazer marketing de conteúdo no Brasil? Simplesmente para se relacionar melhor com o seu cliente – essa resposta já bastaria para todo esse conteúdo.

Quando você cria bons conteúdos, em diversos canais de comunicação, você dá as pessoas motivos para confiarem e interagirem com você.

O resultado e um relacionamento mais próximo, mais saudável e mais confiável.

3 – O engajamento com a sua marca

Esse tópico é apenas para complementar o anterior e também explica para que serve o marketing de conteúdo.

O engajamento com a marca, que tanto se fala em marketing digital, é sobre os seus clientes e possíveis clientes estarem ligados ao seu produto.

É uma questão de fidelidade, entende?

  • Se eu falar em refrigerante de cola, no que você vai lembrar? Coca-Cola.
  • Se eu falar em chinelo de dedos, você se lembrará da Havaianas.
  • Esponja de aço… Seria o Bombril.

Observe como essas marcas estão totalmente ligadas aos produtos ao passo que na maior parte das vezes nem falamos no produto em si e sim na marca.

Bom, resumindo a ópera aqui: o marketing de conteúdo, quando feito com qualidade e valor, aumenta o engajamento com a marca, fidelizando os clientes.

4 – As oportunidades de vendas

Há um negócio no marketing digital camado de funil de vendas – você já deve ter ouvido falar sobre isso.

Então, o fato mais importante disso é que você, com o marketing de conteúdo, pode “ensinar” seus clientes sobre os benefícios de se comprar alguns produtos. Is

so tem a ver com a geração de leads também.

Se você consegue atrair pessoas ao falar sobre a nova propriedade de um tênis que vai ajudar os atletas e manterem seus pés mais confortáveis em corridas de longo percurso…

Eles vão ficar interessados nisso e vão querer saber mais.

Aí, o trabalho fica por conta do seu time de vendas!

Logo, por que fazer marketing de conteúdo? Porque isso vai, sem dúvidas, te gerar mais vendas e aumentar seu potencial de ganhar dinheiro na internet.

5 – A previsão do seu negócio

Sim, pode acreditar nisso: o marketing de conteúdo traz uma previsão sobre o futuro do seu negócio simplesmente porque todas as ações são mensuráveis.

Se você tem noção do impacto das suas ações para o seu tipo de negócio, então, você consegue gerar mais oportunidades a partir dos resultados.

Isso te influencia na tomada de decisão para o mês seguinte.

6 – A diminuição dos custos

A Rock Content é uma das plataformas no Brasil que estudam o marketing de conteúdo.

Eles fizeram uma pesquisa recentemente e afirmou que o marketing de conteúdo pode custar até 62% menos dinheiro do que as outras estratégias de marketing.

E, somado a isso, ainda temos que considerar que os resultados são mensuráveis, o que torna possível direcionar os recursos para o que realmente funciona.

No meio tradicional essa mensuração não torna possível diminuir gastos e você sempre “vai dar um tiro no escuro” para ver se acerta alguém.

No marketing digital, com o marketing de conteúdo, os seus tiros são sempre certeiros.
Marketing de conteúdo no Brasil: como fazer isso do jeito certo

Você já tem todos [ou melhor, 6] motivos que explicam por que fazer marketing de conteúdo no Brasil, mas ficou faltando apenas uma peça de quebra-cabeça: COMO.

E para essa pergunta também existem muitas respostas, mas separamos uma que é a principal e a 1ª que você tem que considerar na hora de criar sua estratégia de marketing digital.

E a resposta é: a qualidade dos conteúdos que você vai criar!

Aqui estamos falando em blog, em vídeos, webinários e qualquer outra forma de se comunicar com o seu público.

Todas devem ter qualidade.

E o que isso quer dizer?

Que a produção tem o foco de atrair os visitantes e que ela também deve tornar a sua empresa uma referência no mercado em que você atua.

No marketing digital, a ideia é “fisgar” o seu público antes mesmo do momento final da compra – isso porque você vai ajuda-lo a entender a necessidade daquilo.

Dizer “compre agora” ou “10 pagamentos de 100 reais”, nem sempre vai ser suficiente para suprir a necessidade dele de entender por que ele deveria comprar um sapato que custa 1 mil reais.

Talvez se você falar dos benefícios do couro do cabedal, do forro de lona de linho, do bico de couraça, das palmilhas forradas de espuma e alma que é de aço inoxidável.

E, por fim, se você conseguir provar para o seu público que existe um sapato com estilo e que tem conforto e durabilidade que valem o valor a ser pago.

Então, provavelmente eles vão compra-lo, mesmo sem saber qual é esse produto propriamente dito.

Bom, voltando ao assunto da qualidade do seu conteúdo, uma forma de começar é usando os materiais que você já tem na sua empresa: como os números das planilhas, templates, análises de mercado…

E a partir disso você produz materiais específicos e que vão responder as dúvidas dos seus futuros clientes.

Comece a fazer agora mesmo!

O último tópico deste artigo é sobre tudo que já falamos aqui e apenas um reforço para você que quer começar a fazer marketing de conteúdo do jeito certo.

Então, agora para finalizar o artigo, vamos recapitular.

Ficar escrevendo textos maravilhosos sobre os nossos próprios produtos pode ser um trabalho em vão, considerando que os clientes não se importam com você e sim com seus próprios problemas.

Outra dica é sobre não ficar focado apenas nas ferramentas e sim nas metas.

A mensuração é muito importante e deve ser feita com frequência, afinal, não basta apenas estar presente no Facebook você tem que usá-lo.

Faça as chamadas para conversão.

Porque a pessoa pode até ter gostado do seu conteúdo, mas o pior de tudo vai ser se ela não souber para onde ir depois disso.

Aposte nos Call-to-Action para levar o visitante a conversão.

Diversifique os seus canais de comunicação – o Facebook e o E-mail Marketing funcionam muito bem, mas não são os únicos.

Tenha em mente um nicho de mercado ou micro nicho de mercado.

Essa ideia de querer estar em todo lugar ao mesmo tempo e abraçar tudo é um erro.
Você tem que ser bom naquilo que faz, naquilo que vende, na sua área.

Escolha algo em que você é um especialista no assunto. Depois, tenha estratégia bem feita e uma meta alcançável… O resultado virá com o tempo.

Fonte< https://administradores.com.br/artigos/por-que-fazer-marketing-de-conteudo-no-brasil-vale-a-pena-6-motivos> Acesso em: 29/10/2019 ás 12h30.