As 25 marcas mais valiosas do Brasil

Levantamento feito pela Interbrand em 2018 listou as "25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas".

As cinco primeiras posições continuam sendo ocupadas pelas marcas do setor financeiro e pelas cervejas, ficando respectivamente com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil, como nos últimos seis anos. Este ano, uma nova marca integra o ranking: o Assaí, ocupando a 23ª posição, com um valor de R$ 459 milhões.

Quinze das 25 marcas apresentaram uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, quatro cresceram dois dígitos percentuais em seus valores de marca, em comparação com 2017: Magazine Luiza, com 50%, apresentando o crescimento mais expressivo desde 2013; CVC, com 21%; Porto Seguro, com 12%; e Localiza, com 10%.

O valor total do portfólio que compõe a edição 2018 do ranking cresceu 2,7%, se aproximando da marca dos R$ 120 bilhões. Das 25 marcas ranqueadas, nove perderam valor. Neste contexto, as marcas do topo do ranking ficaram ainda mais poderosas, com o top 5 representando 75,8% do valor total do levantamento, ante 75,3% no ano passado.

Segundo Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo, nos últimos três anos, o Brasil enfrentou uma crise que representou danos além do campo econômico. “A perda de confiança das pessoas nas instituições atingiu o universo corporativo na medida em que a reputação de algumas empresas era colocada à prova. As grandes marcas presentes nesta edição do ranking representam exemplos de superação desse cenário e demonstram que o desafio agora é outro”, explica.

“Mais do que entregar produtos e serviços customizados, as marcas vencedoras conhecem profundamente a maneira como seus clientes se comportam e são movidas pelo desejo de serem úteis, de criar produtos e serviços que realmente solucionam a vida das pessoas. Elas nos mostram que é preciso estar preparado para interceptar o futuro e realizar movimentos ‘icônicos’ e de curto prazo como resposta às necessidades de um consumidor cada dia mais exigente”, afirma Daniella.

Em um cenário que combina competição acirrada, bolsos mais restritos e consumidores atentos, brigar pela escolha é questão de sobrevivência. Se por um lado as decisões são mais racionais e pautadas pelo melhor custo benefício, por outro o cenário de crise econômica traz uma oportunidade para as marcas que criaram um vínculo emocional com o consumidor.

“No ranking de 2018, podemos enxergar um cenário mais estável. Por isso, os grandes destaques e histórias de crescimento ganham mais importância. As marcas vencedoras deste ano entendem a realidade do consumidor e adaptam sua oferta em um momento de restrição econômica, ditam o ritmo de suas categorias e se descolam dos concorrentes diretos. Respondem à altura a níveis cada vez mais exigentes de consumo e são capazes de viver em múltiplas plataformas”, explica André Matias, diretor de Estratégia e Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo.

Confira abaixo o ranking das marcas (valores em reais):

Fonte: < https://www.interbrand.com/br/newsroom/interbrand-divulga-ranking-marcas-brasileiras-mais-valiosas-2018/ > Acesso em: 25/06/2019 ás 15h45.